Listagem Geral

Guiana Francesa – Capital Cayenne (157

                   Guiana Francesa – Capital Cayenne (157)

-fotos-https://drive.google.com/drive/folders/12scV6BUWVQ07du-ZVgmU0YlEI8teCAmz

-video-https://youtu.be/FO3cPutbN3E?si=6Av-Jm_GI6sEWSNn

                – Guyana Française, ou Departamento de Guyana, departamento de Ultramar da França. Único território da América do Sul que está integrado a um país europeu e membro da união Européia.  Portanto, o presidente é o presidente da França. São 301.000 mil habitantes  A moeda oficial é o Euro. A capital é Cayenne, aqui é a Amazônia Francesa.

                  – O porto espacial de Kourou , uma base de lançamento da Agência Espacial Europeia é uma das principais fontes de renda.   Esta ativa e o último lançamento foi em novembro de 2023.

                   – Um visto consular é necessário. Embora para a França,  brasileiro não precisa de visto, para este território é necessário. E é um visto requerido de forma  presencial no  consulado da França em São Paulo, na  avenida Paulista. O visto para  Korea do Norte e Turkmenistan, os mais difíceis de conseguir, foram conseguidos sem sair do meu escritório, somente formulários, documentos e taxas. Considerando voo ida e volta de Porto Alegre, Uber nos aeroportos, mais taxas consulares, taxa de confecção do visto via on-line  e taxa para retirar passaporte uma semana depois, foi o visto mais valioso que já consegui. Mas como estou colecionando  países  e territórios, foi feito está logística.

                 – A viagem de Paramaribo para Albino, na fronteira com a Guyana Francesa , saindo às 5 da manhã, leva 2h30m. Carimbo de saída do Suriname, carimbo de entrada no território francês, após cruzar o rio em barco pequeno e dali um táxi que saiu quando tinha passageiros suficientes e levou três horas até Cayenne.

                 – Dali para  a estação espacial em  Kourou, uma hora de Cayenne . Consegui colocar meu nome na lista para visitar a estação espacial no undécimo minuto. Sem custos. A moça que me atendeu, Renata, brasileira,  disse que as únicas coisas gratuitas na Guiana Francesa são o mar, o sol e o tour pelo centro espacial 

                     – No norte da  América do Sul. É estranho estes três corpos etnicamente muito diversa dos demais países da América do Sul. Ricos em recursos naturais . As duas primeiras independentes e portanto cometendo seus próprios grandes erros de administração. A GF Guyana Francesa, com poder centralizado na França, é visivelmente mais desenvolvida, mais limpa, mais cara, pois tudo é em Euro,  é Europa espelhada aqui.  

                       – Surreal.  O termo que me ocorre referente as 3 Guyanas. Parece uma cápsula de tempo. A época colonial com a atualidade. É como voltar no tempo. É como ir a Inglaterra, Holanda e França  sem ir. É estar na América do Sul, mas como se estivesse em outro lugar. Necessário destacar que Guyana Francesa é mais europeia, mais França que as outras duas em suas origens.

                       – Mesmo sendo no continente onde vivo, foi mais desafiante vir para cá do que para países muito mais longínquos. A Guyana Francesa não permite voo entre Suriname e a Guiana, por esse motivo se precisa vir por terra, o que são vários trajetos de muitas horas. A entrada foi via Panama para Georgetown.

                         – A estação espacial  criada  em 1964 pelo primeiro ministro francês George Pompidou . Desde então foram 127 lançamentos. Atualmente é um consórcio de vários países. 

                         – Sao 17 estações espaciais no planeta. Três nos USA, cinco na China, três na Rússia,, um na Guyana, uma no Japão, uma no Korea do Sul , uma desativada na Austrália. A competição existe entre eles, pois os clientes pagam para levar satélites, principalmente para comunicações. A starling mexeu neste mercado. Dois mais de 9000 satélites, mais de 5000 pertencem a starlink, desde 2019. 

                           – E centro espacial da Guyana está se modernizando para continuar atraindo clientes. A Ariane 6, a nova base de lançamento está moderna, porém os foguetes ainda não são reutilizáveis.                          

             – Por quê? Porque viajar faz bem à saúde, expande a compreensão da geopolítica do planeta e porque o tempo urge.  E também 

                    Por quê? Porque tudo é uma Questão de atitude.

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243p

Suriname – Paramaribo (156)

                          Suriname – Paramaribo (156)                      

-fotos-https://drive.google.com/drive/folders/12sbQ1mq865ESoMH33vNcBgaAnVjEb5fI

-videos- https://youtu.be/mU-h-VSjtfE?si=kfz8NHtCHTNv3NWX

         – Suriname, Republic of Suriname. Capital é Paramaribo. É o menor país da América do Sul. São 632.000 mil habitantes. Independente da reinado da Holanda desde 1975. Antes conhecida como Guyana Holandesa, Guiana Neerlandesa . E o idioma oficial é o Holandês. O inglês é amplamente usado. Cerca de 300.000 hab. Na capital. 

         – No centro da cidade, a arquitetura holandesa com madeira está muito presente, em prédios em reforma, outros parecem novos. A basílica foi recente reformulada com madeira. Imponente, colorida. Quando visitei havia treino de canto. Foto do bispo com o Papa na entrada da igreja, O centro histórico de Paramaribo é um sítio da Unesco e por isso a conservação e reforma para,am ter a arquitetura colonial holandesa,

          – Judeus, Chineses, Hindus, muçulmanos, cristãos e mais. A diversidade é da região. O mesmo constatei na Guyana. A arquitetura dos templos fala por si. O rosto das pessoas releva sua etnia.

           – Depende economicamente de seus recursos naturais , sendo a bauxita um deles, tendo  potencial para ser um  maiores produtores do mundo. O petróleo, atualmente extraído somente em terra, vai ter um incremento por plataformas no mar a partir. 

           – Na independência da Holanda, em 1975, o novo governo recebeu 3 bilhões de Euros, porém não foi aplicado de acordo. Em depoimentos de locais, a corrupção é o maior problema. Coincidência com situação em muitos países.

           -Republic of Suriname, com rica história cultural e com uma diversidade de etnias que criou um povo único. 

        – Por quê? Porque viajar faz bem à saúde, expande a compreensão da geopolítica do planeta e porque o tempo urge.  E também 

                    Por quê? Porque tudo é uma Questão de atitude.

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243p

Guyana – Georgetown- Kaieteur Falls (155

Guyana – Georgetown- Kaieteur Falls (155)

Fotos –https://drive.google.com/drive/folders/12ltxRx__SrR8_g3BwXpuAUX40Lv_3jON

Videos-https://youtu.be/4nLsPtmF1zQ?si=-45FLFTEkNzQXNrC

            –Guyana, ou Cooperative Republic of Guyana, no norte da América do Sul, ex colônia britânica, único país de idioma Inglês na América do Sul. Independente do Reino Unidos desde 1966. Antes por espanhóis, holandeses. População : 837.000  mil habitantes . Capital é Georgetown. Guyana significa terra de muitas águas. 

             – As três Guyanas estão no meu imaginário desde os estudos no primário, faz um tempinho grande. Coladas no Brasil, lá no norte, deveria ser território brasileiro. Teríamos praias do Caribenhas. 

              – Georgetown está em média 5 a 10 metros abaixo do nível do mar. Os colonizadores construíram diques de proteção do mar. Agias circundam as quadras, como pequenos arroios, o que drena constante o solo. Sistema de bombas instalados por toda a cidade. 

                – Riquezas minerais, petróleo, agricultura são os maiores rendimentos.  A região de Essequibo, conjunto de ilhas com muitos recursos minerais e petróleo é reivindicada pela Venezuela. Enquanto os britânicos estiveram no comando, não houve questionamentos territoriais, depois sim. O Slogan do governo na mídia , enormes painéis. One Guyana, uma Guiana. Essequibo pertence a Guyana.

                 – A arquitetura religiosa, templos hindus, enormes estátuas de deuses indianos, mesquitas, igrejas das diversas correntes, revelam a diversidade cultural. Da mesma forma as pessoas com rostos refletindo sua origem. 

                  – Em incursão ao interior para Linden, se anda um trecho pela rodovia em direção a Boa Vista. rodovia em Construcao . Dali ainda são mais de 600 km a fronteira com o Brasil. É cenário de mata fechada e abertura de estradas para dominar o território. É o norte da floresta amazônica.

                    – E o ponto alto foi o vôo com um avião monomotor para sobrevoar e depois pousar na Parque Nacional Kaeiteur, PNK, onde está a mais conhecida cascata, das mais de 200 na Guyana. Tem quatro vezes a altura da de Foz de Iguaçu, claro não em volume em águas. Por ter acesso somente por via aérea, ou para alguns poucos por terra, é um jóia no meio da floresta amazônica. As fotos e vídeos são a prova. Em 2023 foram 10008 visitantes via aérea e 65 que vieram pelos caminhos da floresta. Niágara falls, Usa e Canadá, Iguacu Falls, Brasil é Argentina, Victoria Falss no Kenia, Ventoso Falls, em Salto Ventoso , Farroupilha RS, ou Cascata do Marata, não se compraram a Kaieteur  Falls na Guyana. Vim para conferir e foi bem conferido.

                  -O que restou, na minha observação, da ocupação britânica: Estátua da rainha Victoria, arquitetura da época, idioma, dirigir no lado direito, as leis na constituição , a cerveja Guiness, a maneira gentil de atender as pessoas.

                  – Por quê? Porque viajar faz bem à saúde, expande a compreensão da geopolítica do planeta e porque o tempo urge.  E também 

                    Por quê? Porque tudo é uma Questão de atitude.

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243p

Islamic Emirate of Afganistan (154) March 2024

                      Islamic Emirate of Afganistan (154) March 2024

            -Afeganistão ,Islamic Emirate e antes do Taliban Islamic Republic, país  154 nesta grande aventura, oficialmente Emirado Islâmico do Afeganistão, com população de 40,1 milhões. Capital Kabul, população 4,4 milhões e também a maior cidade. Terras antigas, que tem testemunhado muitas campanhas militares, desde a antiguidade. As mais notáveis feitas por Alexandre o Grande, Chandragupta Mauria ( primeiro imperador da Índia) Genghis Khan ( tive oportunidade de assistir em Ulaanbaatar festejos dos 800 anos de GK) e recentemente  pela União Sovietica, Estados Unidos e OTAN e na atualidade pelo Talibã, grupo conservador com o objetivo de promover a paz e aplicação da lei rígida dos Muçulmanos Sunita. 

             – Desde a saída dos USA e OTAN em 2020, decretos limitam os direitos de liberdade  das mulheres , proíbe meninas de frequentar escola secundária e exclusão das áreas de trabalho, proibição uso de parques e academias, casamentos arranjados.

              – Vim aqui para conferir  e conhecer a realidade in loco. O visto conseguido em Islamabad em quatro horas. No aeroporto , os estrangeiros se registram, recebem um cartão de identificação para o período da visita. Nos hotéis e aeroportos  constantes revistas a cada entrada ou saída. A segurança, aumentou, a liberdade diminuiu. Cada povo, e este em especial, antigo que já testemunhou tantas mudanças, está se adaptando a força para esta nova situação. O fracasso da União Sovietica e USA/OTAN, da crédito para esta este recomeço. 

              – Ghazni, 93 km de Kabul ,levou quatro horas de carro,  cidade com 270 mil habitantes, a 2219m acima nível do mar, está ao longo da rodovia 1 entre Kabul e Kandahar. Os minaretes de Ghazni e as ruínas do  palácio do Sultão Masud, e vários outras lugares de herança cultural tem trazido arqueólogos e turistas para cá. Os minaretes de tijolos são do século 12. Neste roteiro vim no inverno, portanto muita neve, a qual os locais estão acostumados e é um cenário diferente. 

               –Kandahar , com 650 mil habitantes, a 1010 m acima do nível do mar, é a segunda cidade do Afganistan. É o centro espiritual do Taliban. Embora a capital seja Kabul, aqui está baseado o Lider Supremo e seus assessores espirituais, por isso de fato é chamada capital de fato. Fomos ao gabinete do Ministro da Cultura e turismo que nos forneceu um passe livre atrás de um documento manuscrito por ele próprio e carimbado. 

                – É acreditado que o  manto do profeta Maomé , (cloak of Muhammad)criador do Islamismo, está na Mesquita Kirka Sharif  em Kandahar. A tumba de Ahmad Shah Durrani (fundador do Estado moderno do Afganistan) está ao lado. Foi ele que trouxe o manto de Bukhara. O manto teria sido usado no ano 621 em sua jornada noturna e ascensão ao céu. O mesmo é creditado ao museu em Istambul, onde sutras são recitadas 24 horas por dia. 

                 – Ainda visita a tumba de Mirwis Hotak, o conquistador e libertador do Afganistan do Império Persa em 1741.

                – Nada é simples no Oriente Médio e na Ásia Central.  Desde minha presença neste planeta ouço falar dos conflitos nesta área. A propósito : oriente próximo: Arábia Saudita, Katar Turquia , Israel…  Extremo oriente: Japão ,China, Mongólia…

                 – A saída desastrosa dos USA e OTAN em 2021, aquela imagem do avião decolando e pessoas penduradas, foi no aeroporto de Kabul, por onde entrei vindo de Istambul pela Khan Air. Um povo sofrido historicamente e agora a impressão que se tem, que estão no começo novamente, tanto na infraestrutura básica ( energia falta com frequência e a maioria dos estabelecimentos tem gerador próprio) e  a oportunidade de educação que com o Taliban ficou com poucas  perspectivas. História nos pés, presente sofrido e futuro incerto. 

                 – Isto leva a quem tem as mínimas condições , de emigrar. Únicas 

embaixadas no país  são  do Pakistan e Iran. Um desafio enorme. Fui perguntado e assim outros do grupo sobre visto para trabalho no Brasil é outros países. “ Meu objetivo  e sair do país. Se não conseguir vou me formar na universidade aqui e fazer o melhor possível”, depoimento do guia que nos acompanhou. 

                – Porém, o contato com as pessoas é muito amigável, de alegria, querem saber de onde sou, se estou gostando do Afganistan, convidam para chá em sua casa e sempre alegres. É alegria genuína que atribuo ao alicerce religioso, pois praticam o islamismo com dedicação. 

                – Check point Charlie(Berlin ) a todo momento. A polícia do Taliban, pede documentos para conferir. Inclusive quando andávamos em grupo na rua. 

                 – Em Kabul, a Mesquita Sakhi  Shrine , construída em 1621, recebeu por um tempo o manto do profeta Maomé. A Mesquita Shah Jahan, um dos prédios de maior  importância histórica em Kabul e foi dedicada em 1747, Shah Jahan foi o imperador Mongol  de maior conquistas na época. O mercado de rua, com vendedores dos mais diversos produtos e serviços, é uma convulsão de pessoas,motos, expositores, de produtos e competição que. Ais parece um show. A informalidade é enorme,e as pessoas ali,encontram o seu rendimento. 

                 -Em Mazar-i-Sharif , capital da Província de Balkh, quarta cidade em população , com 500 mil hab, Famosa pela Blue Shrine of Hazrat Ali. A Mesquita, em tom de azul, é um lugar de peregrinação. É a mais importante, grande e bela do Afganistan.

                 -Em Balkh, uma cidade nesta província com o mesmo nome, cidade com história longa de 2500 anos, as ruínas da primeira Mesquita no Afganistan , data do 794 a.D, The Noh Gonbad mosque. É o mais antigo monumento da arquitetura Islâmica da Ásia Central. Construído em cima das fundações de uma stupa Budista. Tudo para concluir que desde tempos imemoriais, o homem constrói templos, para nele venerar deuses e pedir bençãos ou encontrar conforto para si.

                 – Ainda em Balkh, as ruínas do muro que em barro que cercava a cidade e vestígios da ocupação por Alexandre o Grande. Também as ruínas da casa  do Poeta Rumi, nascido em 1207 em Balkh .A Turquia reclama para si o poeta  pois faleceu em Konya.

                   – Na província de Samangan, o Stupa Budista  esculpida dentro da Rocha , de cima para baixo, na montanha. Ao lado em outra montanha com várias grutas escavadas na rocha usados como lugares de oração. 

                    – Concluo está aventura no Afganistan. Desde o controle do Taliban, eu comparo a uma chaleira  de água fervendo, a água evaporando, a chaleira seca, o fogo continua, a chaleira vai ficar preta e  começar a derreter. Mais cedo ou  mais tarde alguma revolução vai acontecer novamente. 

                – Está aventura completa a visita aos Stan países: Kirkistan, Kazakhstan, Uzbekistan, Turkmenistan, Tajikistan, Pakistan, Afganistan. 

                – Culturas, hábitos, religiões, vestimentas, tradições, cores, culinária, pensamentos, rostos.hospitalidade, alegrias. Muito diverso do que estamos acostumados na América de Vespucio.  

                  – Por quê? Porque viajar faz bem à saúde, expande a compreensão da geopolítica do planeta e porque o tempo urge.  E também 

                    Por quê? Porque tudo é uma Questão de atitude.

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See

Islamic Republic of Pakistan (153) -Lahore e Islamabad -February 2024

                     Islamic Republic of Pakistan (153) -Lahore e Islamabad -February 2024

-fotos-https://drive.google.com/drive/folders/12j31OOSTCiIv97rRsXti5W3fari9tXSP

-vídeos https://youtu.be/RsmONqgv0QQ?si=DqD_HxIZx1aqixWb

video –https://youtu.be/RsmONqgv0QQ?si=DqD_HxIZx1aqixWC

             – Pakistan, país número 153 desta grande aventura. São 240 milhões de habitantes oficialmente. Karachi a principal cidade tem 20 milhões. Lahore, para ordem vir a cerimônia da Guarda na fronteira com a Índia,  tem 20 milhões. Islamabad, a capital tem 1,2 milhões. Lahore é conhecida como a cidade dos Jardins, legado das construções destes espaços pelo Império Mongol. Ou seja, terras antigas, várias civilizações desde 6 séculos antes de Cristo até hoje com registros arqueológicos. 

             – O comércio de rua, de todos os tipos de produtos, desde passarinhos a móveis . Transportes dos mais variados, de motos adaptadas, Tuk tuk coloridos aos milhares, ônibus e caminhoes personalizados, sempre todos  com muitos   passageiros. Um caos em um  trânsito em ordem. As pessoas são de fácil interação. Religião da maioria é o Islã. Som nos minaretes das mesquitas, acontece cinco vezes ao dia chamando às orações. O islamismo proporciona para quem o,prática, e a maioria aqui o  faz, um exercício  físico e espiritual ao mesmo tempo. As genuflexões, deitar, levantar, se curvar mantém  o corpo em forma e as orações mantém o

 os pensamentos e  ações de acordo com a filosofia do Islã. 

              – Independente do Índia desde 1947, por motivos religiosos, disputa de fronteiras, território da Kashmir, cuja animosidade continua atualmente. Cidadãos do Pakistan não podem visitar a Índia. Anteriormente a região foi  ocupada  pelos Mongóis, Sikhs e Britânicos.

               – Os sítios da Unesco e monumentos são resultado da civilizações dos Mongóis, Sikhs e Britânicos. Portanto o passado em ação na atualidade. Turistas vem para ver , além do país atual , o que as civilizações e ocupações  do passado legaram. 

                – Assim como Mahatma  Gandhi é o mentor da Nação Indiana, Mohammed Ali Jinnah é o fundador do Pakistan. As fotos deles estão nos prédios onde é realizada diariamente a cerimônia de abertura de fronteiras em Lahore, onde dos dois lados, soldados ritualisticamente apresentam um show evidenciando a fronteira e as duas nações.

                – O Everest , no Himalaia, Tibet, com 8848 é o pico mais alto do Planeta. No Pakistan tem 5 montanhas acima de 8000 mil metros. O K-2 tem 8611m. 

                 – A rota mais famosa do mundo é a Rota 66, de Chicago a Los Angeles e aqui, a rodovia Karakoram, é considerada um das mais belas e perigosas do mundo. A rodovia mais alta pavimenta construída pelo governo da China e do Pakistan.

           -A mina de sal Khewra, localizada entre Islamabad e Lahore, foi descoberta por Alexandre, o Grande, durante a campanha indiana, quando seus cavalos doentes lamberam as pedras que estavam lá e se curaram. A extração de sal remonta a essa descoberta feita por cavalos. A base da atual mina de sal foi feita durante o reinado do Imperador Mongol Akbar II.    

                -A mina de sal Khewra, também conhecida como a mina de sal Mayo, é a mais famosa da Cordilheira de Sal. Sendo a segunda maior mina de sal do mundo. A maior fica em Goderich   Ontário Canadá. Desta mina, o sal do Himalaia, conhecido por sua cor rosa e propriedades  é extraído e é exportado para o mundo. Uma centro para receber os turistas foi criado em 2002 e atualmente é uma atração turística importante no Pakistan. O sal rosa só é encontrado  nos Himalaias e principalmente no Pakistan. 

                  –  Atrações   visitados nesta aventura : Wanda Border Ceremony, Shalamar Gardens, Jahangirs Tomb, ( Mongol Imperor), Hiran Minar, Lahore Fort,( Shees Mahal),  Delhi Gate, Takht-E-Babri, Safa Garden,  Khewra  salt Mine, Shri Katas Raj Temples, Kallar Kahar, Peshawar( Sethi House, Quesada Kiwanis Bazaar, Mahbat Khan Mosque, Baab e Khyber (Khyber Gate) na fronteira com o  Afganistan. Faisal Mosque, Monumento  de Pakistan em Islamabad e Taxila área and Museum.

                  – O país é dividido em quatro províncias:  – Sindh,(Karachi) Punjab, (Lahore )KPK, (Peshawar ), Balochistan(Quetta). E a capital Islamabad no Distrito Federal. Um país em muitos lugares com costumes e tecnologia manual e primitiva. Por outro lado, nas capitais  das províncias e na capital distrital, Islamabad, moderno, com metros de ônibus,, edifícios modernos, estradas pedagiadas e muito bem conservadas. 

                      – De Natureza exuberante, de costumes únicos, esta terra que já foi de muitos , atualmente tem o desafio de oferecer a sua superpopulação condições e oportunidades para uma vida digna.  

                         Viajar para conhecer, ver e não comparar. Cada povo tem sua trajetória e seu momento de ouro, alguns de aproximando, outros se mantendo e outros se afastando desde momento. São ciclos culturais, financeiros e territoriais. Assim o é na vida de cada ser deste planeta. 

                          Por quê? Porque tudo é uma Questão de atitude.

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243p

Yellowknife  NT Canada Aurora Borealis Adventure February 2024

             Yellowknife  NT Canada Aurora Borealis Adventure February 2024

-fotos-https://drive.google.com/drive/folders/1-7HUutfLLenMxaOJJ24P7nrlYqfEt8Sk

-vídeo –https://youtu.be/ZNy6BSFBHV8?si=c0fIYg-31bpPGs18

-video-https://youtu.be/mBuyHBUd6Rg?si=a3dVr_bSUTA-gate

                         -No inverno, muito frio, chegando a 50 graus celsius negativo e famosa pela Aurora Boreal, fenômeno da natureza que reflete as partículas existentes na atmosfera e as partículas que chegam do sol, em luz verde . E no verão com o sol da meia noite onde a temperatura chega 30 graus celsius positivo. Portanto, opostos bem marcados de temperatura.       

                         –Yellowknife é a capital e única cidade, bem como a maior comunidade dos Territórios do Noroeste, no Canadá. Ela está localizada na costa norte do Grande Lago do Escravo, cerca de 400 km (250 milhas) ao sul do círculo polar ártico.

                         -Estive aqui por quatro  dias com a Lauren Hans. Aventura de snowmobile, moto para neve,  sobre a recém neve, foi experiencie de missão impossível. E o Dog Sled, trenó puxado por cães remete à época da conquista destes territórios ainda usado em lugares de difícil acesso e para turistas.

– No dia 4 de fevereiro, no último dia desta aventura, domingo à noite, às 23 horas, em expedição para avistar a Aurora Boreal, assim de repente, quando estamos esperando no ônibus para avistar as luzes da Aurora,   apareceram as luzes verdes, dançantes e em expansão por mais de uma hora. Depois de tirar várias fotos com câmera profissional, as luzes continuaram. Foi um show da natureza fantástico,  que se repete diariamente, nem sempre visto a olho nu. As vezes somente com câmeras fotográficas. 

                         – A emoção e alegria tomou conta do grupo no qual estávamos. É a beleza da natureza em um show sob o comando do grande arquiteto do universo.

                         –Yellowknife, população de 20000 habitantes, cuja renda principal é o turismo é um lugar remoto, frio, bonito nas diversas estações. Vim para cá, por causa das aurora boreal, para brincar na neve e fazer tudo isso junto com minha filha.

                         – As ruas de branco, os carros cobertos de branco, as árvores decoradas  com neve, as pessoas se protegendo do frio, nos pés, nas mãos, no rosto, o cartaz digital registrando -25C, é para o turista pura magia, um eterno natal. Para os locais,  mais um dia de frio, de neve, de limpar as ruas, de limpar a frente da casa.     

                         -“Viajar é fundamental  para o preconceito, a intolerância e as idéias limitadas. Não se pode ter uma visão ampla, abrangente e generosa dos homens vegetando num cantinho do mundo a vida inteira.” Mark Twain

                        -“Daqui a vinte anos, estarás mais arrependido das coisas que você não fizeste do que das que fizeste. Então joga fora as amarras, navega para longe do porto seguro. Agarra o vento em suas velas. Explora. Sonha. Descobre.” H. Jackson Brown Jr.

              -A vida não é sempre perfeita, mas fica muito melhor com mais uma viagem pelo norte do Canadá, em Yellowknife para passar frio e ver a Aurora Boreal. 

                  – Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243p

Goldstream Lodge 161 -Langford BC Canada

Goldstream Lodge 161 -Langford BC Canada

-pictures –https://drive.google.com/drive/folders/1-5dhXI3ddDIOAL1Bh4ocyThMvEGJGP3n

                        – It was the 1st of February 2024, when I participate at Goldstream   Lodge. My purpose was to witness the raising of Bro. John Dela Cruz, my future son in law. 

                         – The day before I meet VM Brian Mitchel who was meeting at the lodge for a rehearsal. Instantly he made me feel at home. So did all the brother the next day at the reception, during the drinks and dinners. The atmosphere was at a great camaraderie.

                         – The presence  of officers from the Grand Lodge make it more grandeur. DDG District Deputy Grand Master RWB George Andrew and  Grand Júnior Warden RWB Ron Cawthra, future  Gran  Master of the  GL of British Columbia e Yukon. Also a representation of the United Peninsula Lodge, brought joy to the day.

                           – Business as usual. But when it came to the raising ceremony, it became serious and professional. All the participants, delivered theirs part by hard, with emotion and passion, In short, it was a job well, well done.

                            – The Goldstream Lodge goes back to The 50s, precisely to 1954.  The  lot and building they owed, recently was exchange with the municipality to another location, so this lot will become part of a great open city park. This real estate deal , as Brother VM Brian Mitchel mention  , was the deal of the decade, or for the  century for the lodge. 

                            – Let’s hope that this will help the local and National fraternity to grow again, attract new members. The essential for this  , the Goldstream  Lodge already have, the warm and brotherly environment. The new home will  enhance this.      

                             – Traveling and visiting lodges in other jurisdictions, as a former Grand Secretary of Foreign Affairs, of my Grand Lodge ( Grand Lodge of Rio Grande do Sul )was and still is a way to always confirm the great values we all share.

                             – May the new Master Masons, Brothers John and Benjamin have a smooth and constant journey forward to the enlightenment and become better than they already are. 

                            – And may the lodge , the Goldstream   Lodge have a future as the past, a long, a strong future for the better of many new incomes.           
– I have been given a Pencil from the VM , and a beautiful Trowel.

                            -Life is not always sweet and perfect, but is much better when you visit a  Masonic lodge , far away from your home and feel that Masonic relationship really are a great value. May the Great Architect bless us all and allow us long life. 

                      Yours  in the Faith

                       Why? Because everything is a matter of Attitude.                                                     

            . 

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243p

                     

                      

            . 

Asia – RC Spectrum  of the Seas Singapore, Vietnam, Thailand  jan 2024

Asia – RC Spectrum  of the Seas Singapore, Vietnam, Thailand  jan 2024( Países repetidos – Family Purpose)

Fotos-https://drive.google.com/drive/folders/12gNtxHLfpQ2vr-2Ci2sqoopBPq-Yvse7

videos-https://youtu.be/KvP65ACgg4Q?si=720RkHO1XFMSSocW

Video- https://youtu.be/MPNO4n5wCN4?si=YMeQVgDF5T6g8Txc

Video- https://youtu.be/Yo9CDhSPq9I?si=ZC1kz9x_eFI7aUpn

                  Na Ásia, República de Singapore, independente da Malásia, desde 1965 quando entrou em uma espiral de crescimento, sendo atualmente um dos países    mais caros do mundo por sua evolução economica como porto  e valorização dos  espaços. Vinte cinco por cento do seu território foi tomados dos mares. Todas as montanhas foram parcialmente raspadas  e a terra usada para esta invasão. Foi um entreposto do Império Britânico, em especial por causa da pimenta que na época valia seu peso em ouro. 

                  Uma cidade impressionante pela arquitetura, vanguarda em projetos urbanísticos. A maior população de origem Chinesa, mais de 70%. População de origem indiana representa 7%. Muitos templos hindus e mais ainda templos Budistas. Alguns bairros sao arquitetônica e culturalmente seu país de origem.

                    O edifício  ícone é o Marina Bay Sands– três torres com uma nave sob  eles-  e o Maria Bay Garden com suas árvores gigantes de copa virada , de metal, revestidas com plantas  são simplesmente uma atração diurna e noturna sem precedentes. Foi nesta área que assistimos a bateria de fogos em três estágios na contagem regressiva para 2024 o que foi a mais bela e longa que tive oportunidade de assistir. O retorno com metrô, foram cenas de metrô da Índia e Mexico, super super lotados portanto com direito a massagem. 

                   O Cruzeiro da Royal Caribbean  com o navio Spectrum of the Seas com paradas em na Tailândia e Vietnam parte da Marina Píer em  Singapore.  Nha Trang e Ho Chi Minh City,(Saigon) no Vietnam e Laemchabang , Bangkok e  Pattaya na Tailândia. 

                     Em Bangkok, o templo Wat Pho, do Buda deitado , revestido com ouro e as inúmeras tores revestidas com mosaicos do século 19. Templo preservado pela Unesco. São mais de 400 tempos em Bangkok. 95% da população seguem o Budismo. Pataia, mercado flutuante e praias. 

                   O navio Spectrum of the Seas, um dos 27 navios da frota da Royal Caribbean é um dos mais digitalizadas da frota. Painéis em 4K nos teatros, nos restaurantes, nas paredes deixa o ambiente em movimento. É o futuro aqui e agora. Robôs no bar, robôs no teatro para dispor cenários. Navio preparado e decorado para atuar na asia. Portanto comidas asiáticas nos buffets dos restaurantes são atração. 

                   Um encontro familiar. Pelo terceiro ano nos encontramos em um cruzeiro. Lauren e John , Rejane e Marcos. Eles vieram de Langford da British Columbia e nós de Montenegro -Rio Grande do Sul .  O que somos? No final somos lembrança para os outros por um tempo.

                   A rotina em um Cruzeiro, é como um hotel all inclusive flutuante. Piscinas, bares, muitos restaurantes, shows , cinema, sauna, academia, salao de beleza, e sempre com uma vista diferente por chegar em novos portos conforme o roteiro ou somente o mar em constante movimento. Já foram até agora 19 cruzeiros em várias companhias. Já foram até agora 152 países visitados.  

              –A vida não é sempre perfeita, mas fica muito melhor com mais uma viagem pela Ásia, por Singapore , pelo Vietnam e Bangkok de avião e de navio.

                  – Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude. 

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243p

Tocantins – Palmas- Região do Jalapão dezembro 2023 

           Tocantins – Palmas- Região do Jalapão dezembro 2023 

              -Um dos maiores destinos de aventura do País, o Jalapão abriga belos cenários de cachoeiras, dunas, cânions e enormes rochas.

            – O Parque Estadual fica próximo à cidade de Mateiros e a cerca de 300 km de Palmas, capital do estado de Tocantins.  Procurado  pelos amantes de turismo de aventura e ecoturismo, são  experiências inesquecíveis.

            -As paisagens  do Cerrado, a Savana brasileira, abrigam rios, formações rochosas e várias espécies da fauna, como onças-pintadas, lobos-guarás e araras. As araras e diversos outros pássaros nós avistamos.  Onças-vermelhas lobos, só em pinturas. 

             – A Cachoeira do Formiga é  nascente de água verde. . A água é muito transparente e, mesmo no lugar mais profundo, pode-se ver a areia calcária branca. A Cachoeira fica em propriedade particular e paga-se pela visita. 

              -O motivo da minha aventura foi ver  os incríveis fervedouros, piscinas borbulhantes onde a força da água impede o banhista de afundar. É preciso buscar equilíbrio ou ficar se balançando para não afundar. 

              – Uma explicação técnica se faz necessário : “Os fervedouros em Tocantins são formados por nascentes de água subterrânea que emergem com uma pressão significativa, criando poças ou pequenas piscinas naturais. A água que brota do solo é rica em minerais, e a pressão constante gera um efeito único, onde é possível flutuar na superfície devido à força ascendente da água. Esse fenômeno é resultado da geologia local e da presença de aquíferos subterrâneos.”

              – O roteiro de 4 dias e 3 noites , com a operadora turística, 100 limites , parte Palmas, em veículo 4x 4, Pajero Mitsubishi, pois somente assim se consegue chegar. O serviço de pousadas, refeições, passeios foi de qualidade internacional, aqui no interior do Brasil, em um estado criado em 1988. Era o norte  Goiano esquecido que surgiu com  esta criação, impulsionada por José Wilson Siqueira Campos . Apelidado de Sr. Tocantins, governou até 2014, quando faleceu com 94 anos. 

              – Os fervedouros Buriti, Bela   vista , Ceiça das Bananeiras, Cânion Sussuapara, Lagoa do Japonês, a Pedra Furada , a cachoeira do formiga, as dunas de cor amareladas, o artesanato do capim dourado, além das imensas savanas, foram as atrações desta expedição. Necessário registra que o Jalapao já foi mar há 280 milhões de anos e o esfriamento da temperatura da terra aprisionou água congelada nos polos e rebaixou o nível dos mares.

                – A arte do capim dourado, colhido um a um, mais o fio de seda do buriti, se transformam  em peças lindíssimas, úteis e todas de cor dourado.

                 -A vida não é sempre perfeita, mas fica muito melhor com mais uma viagem pelo Brasil ou pelo mundo.
– Esta viagem em especial em especial porque foi acompanhada por Rejane , minha companheira de muitas viagens e de surpresa pelo jovem casal Jaqueline e Paulo de Blumenau, entusiasmados pela vida, por viagens , muito alegres com os quais dividimos esta expedição.

                  – Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude. 

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243p

Mexico( País Repetido) – Oaxaca – Día dos Muertos y Ciudad de México november 2023

              Mexico( País Repetido) – Oaxaca – Día dos Muertos y Ciudad de México november 2023

-fotos – https://drive.google.com/drive/folders/12gIDSluVrbkeZLbhHpbCLBtKFwcvcSNI

-videos- https://youtu.be/Nt-o2zT1ALY?si=cjRo6-K0HVxrtMYb

https://youtu.be/I9OjRNAkY10?si=MQVDSxHvmFw6zYWX

           -Desde la época  prehispánica la tradición de celebrar a muerte  és una costumbre aquí. A fiesta más viva de todas. Música, flores, muchos  altares, rostos maquilados  y el recuerdo de la fugacidad  de la existência.. 

              -Esta fue la primera información que recibi al llegar a Oaxaca. Señalización vial y carteles publicitando este evento que se ha convertido en un atractivo turístico. Del 28 de octubre al 4 de noviembre de 2023 Oaxaca de Juárez, capital del Estado de Oaxaca.

                     -Desfiles de las distintas etnias, siempre con muñecos gigantes. Orquestas tocando marchas fúnebres en la plaza, conciertos de artistas, video proyecciones en las paredes de la iglesia, concurso de altares en honor a los muertos preparados en las familias y o en público, cementerios con actividad de visitas de los familiares que se quedan o toda la noche con velas y música, bandas animando el baile que tiene lugar en el cementerio o de día donde las familias se reúnen alrededor de la tumba con comida y bebidas. Las máscaras y las caras pintadas en forma de calavera o similares son el principal disfraz. La ropa en forma de esqueleto, los cráneos y los esqueletos están literalmente por todas partes. En las tiendas, en los hoteles, en las plazas, en los carteles, en los coches, en las banderas de colores para adornar las calles, pintadas en el suelo, en las iglesias, en los tejados, etc.

.

                -Alfombras dibujadas en el suelo con polvo de café, aserrín, arena y otros materiales con motivos sobre la muerte, similares a las alfombras de la celebración del Cuerpo de Cristo en Brasil, tradición que vino de Portugal                   

                 -Festividades similares a Mardi grass, Halloween, Carnaval en varios países y fiestas culturales de todos el mundo. La diferencia básica aquí es el tema: la muerte. Recordar a los muertos y celebrar la vida. La fiesta más viva de todas. Frases que encapsulan la filosofía del evento.

                -Las tradiciones de los Zapetas y Mixtecos creen que en octubre se abren las puertas al inframundo para que los muertos puedan venir a visitar a sus familiares y esta arraigada creencia dio origen a estas festividades. Asimismo, el Día de los Difuntos en Brasil y en otros países tiene orígenes idénticos.

                 -En excursiones de un día, a Hierve el  Agua, un parque con cascadas petrificadas debido al agua que contiene carbonato de calcio. Proceso milenario. En Turquía existen cascadas y agua de este tipo que brota de las rocas. Monte Albán, fue la capital de los zapotecas fundada en el año 500 a.C. Un sitio arqueológico restaurado que muestra cómo era la estructura en ese momento. En Mitla, un sitio arqueológico que mantiene un templo restaurado cuya arquitectura de dibujos en las paredes define la vida cotidiana, el descanso después de la muerte y el inframundo.

                 -En Ciudad de México, aglomeración en la plaza central, decorada con motivos sobre la muerte. Avenidas superpobladas de peatones donde caminar era como estar en un mar de gente. En los espacios públicos es común bailar al son de la música. Los miniórganos tocados con una manivela pidiendo algún valor es una tradición de décadas. Actualmente sin el mono para pedir monedas, lo hacen con su gorra.

                         -La Pirámide de Teotihuacán, Basílica de Guadalupe, Plaza de las 3 Culturas, Xochimilho, son atractivos permanentes. Las pirámides y ciudad de Teotihuacán, del 300 a.C. al 500 d.C. y redescubiertas en 1900, demuestran una vez más que ya hubo un apogeo en varias civilizaciones de este planeta, que sucumbieron y dejaron sus huellas en las piedras. Y los actuales, ¿quién se atreve a predecirlos?

                          -El desfile de Día de Muertos en la CDMX Ciudad de México fue grandioso, televisado al mundo. Tradiciones milenarias reflejadas en etnias, muñecos gigantes, masas de gente celebrando la vida en el día de muertos. Este gran desfile de la CDMX existe desde 2016, luego de la película 007 donde la película de fado se estrenó en un desfile de Día de Muertos.

                 – Xochimilco, un sistema de canales creado por los aztecas. Queda una parte donde las góndolas transportan a los turistas. Muy colorido, comida, música, alegría.

                  – En Arena México, simplemente la mejor lucha libre del mundo. Las simulaciones de deglución entre luchadores y luchadoras, normalmente entre parejas, provocan suspiros, aplausos y gritos del público. Una tradición de décadas y es un espectáculo divertido.

                 -Estas son mis aventuras en tierras zapotecas , mixtecas y astecas  en pocos días descubrí este mundo por mí mismo y lo comparto contigo, aquí y ahora, con fotos y videos.

          -¿Por qué? Porque es más tarde de lo que crees. Porque viajar es bueno para la salud y la cultura personal. El tiempo apremia. Al fin y al cabo, todo es cuestión de actitud.

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243p