– Tokyo -Matsumoto -Takayama- Kanazawa-Hiroshima – Kurashiki- Kyoto – Okinawa
-O Japão , um arquipélago formado por 6842 ilhas, assim como as Filipinas que é formada por 7641 ilhas. São 130 milhões de habitantes sendo 13m em Tokyo na capital. A Grande Tóquio tem 37m de habitantes sendo a mais populosa área urbana do planeta.
-Após ter estado aqui em 1985 pela Yamaha, retorno para visitar outras cidades e o que impressiona ver novamente é a organização nas ruas, no metrô, nas calçadas, nas sinaleiras, nas lojas. O que impressiona são os táxis limpos e brilhosos e motoristas com luvas. O que impressiona é o horário dos trens e metrô. O que impressiona é a precisão de informação quando se pede ajuda. O que impressiona é como o trânsito flui e o respeito ao pedestre que obedece a sinaleira mesmo em uma rua pequena e mesmo sem carros por vir .É a cultura oriental.
– O torneio de Sumô, luta tradicional originada há mais de 1500 por motivos religiosos, atualmente continua sendo disputado como esporte em torneios em Osaka, Fukuoka, Nagoya e em três torneios por ano em Tokyo. Consiste em tirar o oponente do círculo que o espaço da luta. tudo em minutos, a preparação é maior que o clímax, pois quando os atletas se enfrentam um é tirado do tatame em segundos. O estádio estava lotado no dia que fui assistir. É diferente, é pura tradição. Atletas normalmente grandes, gordos e somente usando um tipo de calção.
-Os jardins Hama-rikyu, no centro de Tokyo, contrasta com os prédios por todos os lados. Era o jardim , atualmente um parque, da família Tokugawa Shogun. (1185 em diante)Era um ditador militar, o nome Shogun depois usado como título do cargo mais alto na carreira militar. Também ali no jardim a história de como caçavam patos. Tem até um memorial para os patos que morreram.
– As duas religiões predominantes e praticadas em conjunto por quase todos, são o Budismo(32%) é o Xintuismo(32%). Os Templos Budistas e os lugares sagrados do Xintuismo, ( Shrine)muitas vezes no mesmo complexo, demonstram a tolerância da cultura japonesa. Budismo celebra a alma e a morte. Por isto tem a cerimônia de enterro por exemplo. Baseado nos ensinamentos de Buda. O Xintuismo celebra o aqui e agora. Cerimônias de casamento, nascimento de um filho por exemplo. Para rezar no templo Budista, se junta as mãos e pronto, como no Cristianismo. No Xintuismo, se curva por duas vezes, bate palmas duas vezes, é um sino se presente, reza, e se curva novamente. Antes porém, em cada templo ou Shrine tem um lugar para se purificar. Lava-se a mão esquerda, depois a direita, depois a boca e a se procede. Visitei o templo Sensoji e Shrine Meiji Jingu, este último em homenagem ao imperador Meiji, que morreu em 1912, em uma floresta na região metropolitana de Tóquio.
– Sobre o Xintuismo. Shinto é a antiga e original religião do Japão e está profundamente enraizado na cultura. Não tem fundador, não tem livro sagrado. Valoriza a harmonia com a natureza e virtudes como coração sincero( Magokoro). Divindades Kami, divino espírito em número ilimitado e a gratidão os fazem erguer as Shrine e esta que visitei foi dedicada ao Imperador Meiji Jingu, que é o tataravó do atual Imperador. O budismo no Japão é um ramo do budismo asiático ou seja Amida Budha, que chegou muito depois do Xintuismo.
-Nagano – o templo budista Zenkoji , construído no século VII e a visita a montanha dos macacos são as atrações . Cidade com 380 mil habitantes, parece de brinquedo por ser tão limpa, organizada e quieta. Experiência em acomodação de templo , onde se dorme em tablados de palha, tatame, café da manhã ao estilo japonês vegetariano nas proximidades do templo, foi única. Nagano foi sede dos jogos olímpicos de inverno em 1998.
-Matsumoto. A atração principal é o castelo de madeira , pedra e terra , um dos 12 castelos medievais estilo japonês, que não foram destruídos, sendo tesouro nacional do Japão, construído em 1504. A cultura de banhos públicos , Onsen, difundida nacionalmente se assemelha aos Hammas da cultura Islã, sauna para os europeus e latinos.
-Takayama. Atração principal são os Alpes japoneses, montanhas com gelo, as casas tradicionais de madeira do período Edo, século XVII e XVIII. Famoso pela carne HIDA ou seja gado tratado com comida especial deixando a carne mais vermelha. O rio passa no meio da cidade, limpo e cheio de carpas. Aqui também a sede da nova religião, The World Religion, a Sukio Mahikari Shrine. Seguidores em mais de 100 países , com um templo impressionante. A sede regional da América latina está em São Paulo.
-o Japão tem a fama de receber bem, de ser um povo educadíssimo p, confiável e de paz. Especialmente depois da bombas de Nagasaki e Hiroshima a filosofia de governo , em não ser mais militarizado é o povo absorveu esta orientação e por isto são de paz.
– A terra do sol nascente, porque aqui ele nasce antes é uma experiência cultural que precisa ser vivida . Não basta ler sobre.
– Por quê? Por que está é a atitude correta, viajar, conhecer e se tornar um ser humano melhor e porque é mais tarde que você pensa.
Marcos Hans
Happy World Traveler
Japão May 2017
Sobre o Autor