Hungary – Budapest. May 2014
Veja algumas fotos de Budapest. https://1drv.ms/u/s!AuwEJ-_opc9zgZUAR-oQPt6mMsHnRA?e=eiEk2y
– O império ou monarquia dual Austríaco-Húngaro que foi interrompido em 1918 na primeira guerra mundial e depois resultou em comunismo , em comunismo feliz até 1989. Participei aqui de dois walking tours para ouvir as explicações sobre Budapest e a Hungria. Um dos tours foi sobre o comunismo onde o cotidiano é explicado com alguns detalhes, pois acredito que somente vivendo tal repressão se sentiria o que aconteceu em muitas regiões da Europa e atualmente na Correia do Norte, Cuba ,Laos, Vietnam sem contar a China que vive os dois sistemas.
–
–Exemplos comuns são o desabastecimento de comida e bebida, informações do exterior, músicas restritas, viagens somente no bloco comunista, laranjas somente no natal. Elvis Presley foi censurado aqui depois de tocar na rádio do Estado por um tempo e alegação foi que ele ficou doente e suas cordas vocais ficaram inúteis.
–
–O comunismo e o socialismo não se sustentou por motivos econômicos.No inicio era tudo bonito mas com o tempo a conta ficou alta demais para o Estado e aí a pressão popular derrubou, com sangue na maioria dos casos os regimes.
–
– A Hungria e hoje próspera, bonita, turística, capitalista, com fortes conexões com a Rússia é um país de primeiro mundo. Muito mais segurança aqui do que em qualquer cidade do Brasil. Aliás em todo leste europeu isto é verdadeiro.
–
–A beleza da cidade de Budapest que é cortada pelo rio Danúbio, as pontes imensas, os passeios de barco, a comida típica, os shows folclóricos, a história das diversas ocupações torna o lugar atraente.
–
– Os trens de superfície movidos a eletricidade assim como os ônibus são nostálgicos, bonitos e remetem ao comunismo porque a maioria foram instalados nesta época.
–
–Os prédios da época do comunismo, os do governo, fortes, gigantes , contrastam com os blocos de apartamentos,de paredes finas, cozinha pequena para não haver espaço para reunião e não ter privacidade, quentes no verão e frio no inverno, ainda existem aqui porém com os dias contados pois estão se deteriorando.
–
– Na Andrássy Út 60, uma das avenidas principais da cidade está o Terror Háza, House of terror ou caso do terror, que foi a sede do partido dos nazistas húngaros e as atrocidades repressivas estão ali reconhecidas e as prisões, modus operandi das torturas estão ali. Hoje um museu.
–Um dos legados do Império Otomano, são as casas de banho públicas. A maior de Budapest é a Széchenyi.
–A minha lembrança da Hungria é o restaurante Húngaro, desde 1967 em SS do Cai. Quando voltar vou ao restaurante para comparar a comida.
–
– Viajar não significa somente ver novos lugares mas sim uma nova maneira de ver as coisas.
– Marcos Hans
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy professional traveller.
Past Grand Secretary of Foreign Affairs,Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum. https://www.sejalider.com.br/?p=4243
Sobre o Autor