Embora o termo esteja desgastado, ou ainda não, raciocine.
Os preços dos produtos, de quase todos, estão globalizados.
As companhias estão globalizadas. Temos multinacionais atuando em todos os setores e a tendência é termos mais.
As margens de contribuição, de quase todos os segmentos, estão globalizadas, ou seja, se antes uma boa margem bruta de lucro era 20% hoje é 10% ou menos.
Portanto, as regras estão globalizadas.
Porém, não estão globalizados…
Os impostos não estão globalizados. Continuamos a pagar e a ter os mesmos impostos (municipais, estaduais, federais, etc) do que antes das margens serem globalizadas.
Igualmente os juros não estão globalizados. De 5% para 20% ao ano.
Portanto, o que resta fazer para sobreviver. Será que sobreviver basta?
Portanto, o que resta fazer para manter o seu negócio lucrativo, ou melhor, para o seu negócio continuar tendo caixa (o que realmente importa)?
Adaptação. Adaptação. É a ordem.
De que forma? Cada organização, pequena, média ou grande deve saber onde está a pedra no sapato, o tamanho dela e remover, substituir…
‘‘Cada vez mais precisamos fazer mais com menos’’. Os recursos continuam escassos e as necessidades são muitas. O adágio é antigo e novo.
Quem sabe terceirizar alguns setores, ou todos? Agregar outros produtos com o mesmo custo?
Porque, somente existem 4 tipos de empresas:
1. As que vendem, e vendem bastaste…
2. As que têm lucro. O acionista no final do ano vê o lucro no balanço e pergunta ao contador para retirar o valor para comprar a casa na praia. O contador: ‘o senhor não entendeu, este é o lucro contábil…’
3. As que têm caixa. Cada operação gera caixa positivo. Desde montante saem todas as despesas e ainda deve ficar positivo num percentual satisfatório para cada ramo de atividade.
4. As que começam a comprar a do primeiro tipo.
Reveja sua atitude para administrar,
Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans
(revisado em fevereiro de 2022)
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