Link do onedrive com fotos – https://1drv.ms/u/s!AuwEJ-_opc9zukLNu_QQPbK7fHcn?e=1b9Wbk
– No Norte da Alemanha. Cidade portuária. A Veneza da Alemanha pelos inúmeros canais navegáveis. Nome oficial da cidade, Free and Hanseatic City of Hamburg ou Freie und Hansestadt Hamburg.
– Na segunda grande guerra, dois terços da cidade foram destruídos. Olhando hoje, assim como muitas outras cidades da Alemanha, fizeram um excelente trabalho de reconstrução e ainda conservam muitos monumentos , aos pedaços, como atracão turística.
– Estou estudando novamente a língua alemã e isto facilitou muito a comunicação nesta viagem. O contato é mais próximo quando se fala a língua do país. Perguntei a uma família, com estive no hostal e eles eram dos arredores de Frankfurt, se o tema segunda guerra e Adolf Hitler era ainda um tabú. Respondeu de imediato que não , mas que o assunto não era abordado com freqüência. significa que ainda dói falar do assunto.
-Viajar de trem aqui é muito fácil e prático. Ao olhar as estações de trem ,Hbf, Haupt Bahn Hof, se viaja no tempo, me remete aos filmes porque nos não temos esta comodidade no nosso dia a dia. Isto é uma das diferenças para o nosso mundo, a outra é a educação. Atentado ao patrimônio e a pessoa é muito improvável. Em nossas cidades, cercas, alarmes por todo lado. Seguro de veículos contra roubo estão pela hora da morte.
-Somente algumas constatações. A Europa como um todo tem seus problemas econômicos, Desemprego na Grécia, 27%, Espanha e Portugal mais de 20%,Irlanda 14%, a Alemanha se salva entre estes, mas eles aqui vão se recuperar mais rápido do que nós vamos crescer em cultura, segurança ,educação e qualidade de vida, porque isto eles já tem.
– Estive em Hamburgo em setembro de 2012 para participar do aniversario de 275 anos da primeira Loja Maçônica na Alemanha, a Loja Absalom zu den Nessels No.1, em Hamburgo. Presentes delegações de 75 países.
– Viajar é preciso. Viajar faz bem a saúde. Viajar é Cultura.
Marcos Hans
www.sejalider.com.br
Sobre o Autor