Não existem regras prontas para o sucesso, pois cada um acha o seu caminho e sua maneira. Como um bom chefe de cozinha, cada um precisa criar sua própria receita. Nós Brasileiros, temos uma cultura paternalista muito forte arraigada. Tudo é culpo da empresa, do chefe, do governo.A empresa sempre tem que dar, estamos sempre a espera de um super homem, de um super presidente.
Não espere seu trabalho, sua profissão, sua carreira, sua empresa, decolar após uma onda econômica positiva, depois que dólar baixar ou subir, que a bolsa atingir um nível histórico de pontos. Crie seu próprio destino. Chega de paternalismo. Paternalismo, somente o familiar, mas não conte muito com seu pai ou sua mãe, porque eles poderão gastar tudo antes que chegue sua vez.
Cria um circulo vicioso de atitudes. Coisas ruins também acontecem com pessoas boas e não tem como evitar as más fases. Mas ao invés de lamentar, use seu talento para impulsionar seu sucesso. Crie e corra atrás de atitudes positivas. Leia por exemplo algo sobre sua profissão todos os dias, pratique alguns tipo de exercício duas vezes por semana e assim por diante.
Faça sua fezinha na mega-sena de vez em quanto, mas aposte principalmente em você. Aposte no seu talento, nas suas qualidades, na criatividade. Entre nesta fila e faça uma posta alta. Faça mais um curso, mesmo que você já tenha uma parede cheia de diplomas. Criatividade, conhecimento, só tem valor uma vez postos em prática. Um diploma na parede só vale, se alguma idéia dali foi colocada em prática.
“Nunca lhe deram oportunidades? Mas já pensou em criá-las por si próprio.” Napoleon Hill.
Tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Março de 2022)
Sobre o Autor