Região de origem vulcânica cuja erosão criou um espetáculo natural, onde obeliscos se erguem e terminam em formato de cogumelo. Estas rochas e montanhas, fáceis de trabalhar, deram abrigo aos cristãos refugiados nas cavernas abertas pelo homem. Hoje existem ainda igrejas e afrescos do século segundo em diante.
Observando com os cristãos primitivos passaram por dificuldades para expressar sua fé e também sua persistência, e fácil concluir que o ser humano por natureza e persistente e criativo. Ver por exemplo que nos afrescos pintados nas cavernas transformadas em igreja, os desenhos serviam para educar e proliferar o cristianismo, pois o povo era iletrado. Atualmente muito destas imagens ainda são usadas nas igrejas modernas.
Observando a arquitetura da época, nas cidades subterrâneas, usadas para se defender do inimigo percebe-se com facilidade aquela imagem do túmulo aberto de Jesus, onde uma pedra enorme foi rolada que servia de porta. Portas deste tipo vi inúmeras nas cidades abaixo do solo e nas cavernas. Era o que tinha na época. Estas portas redondas eram feitas de material vulcânico mais duro, pois serviam como um escudo.
Visitar Cappadocia, no centro da Turquia e voltar na história e origem do cristianismo e continuar sabendo que tudo continua sendo uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor