Camino de Santiago de Compostela – Sarria à Santiago- september 2021

Camino de Santiago de Compostela – Sarria à Santiago- september 2021

                            Camino de Santiago de Compostela – Sarria à Santiago- september 2021

-fotos –https://drive.google.com/drive/folders/1187eK_RcuCT-3oLmMnwnnrpR4C6BTW2V

                      – O caminho à Santiago de Compostela, em Inglês, The Ways to St. James, é uma rede de caminhos, que podem chegar a 800 km, que leva ao túmulo do apóstolo St. James, o Grande,  na catedral , na capital na comunidade autônoma na Galícia, norte da Espanha, Santiago de Compostela com 2,7 milhões de habitantes.  As rotas são caminhadas desde o século IX. Em 1985 tombadas como patrimônio da humanidade pela Unesco. Em português, apóstolo Tiago, por isto Santo Tiago, Santiago em espanhol. De acordo com a Igreja, era um dos doze apóstolos de Jesus. Foi decapitado em Jerusalém e os restos trazidos para a Espanha. E compostela porque significa um campo de estrelas, campus stellae, field of stars. Uma das versões, a mais romântica. Tem haver com a destruição dos caminhos pelos moros, islâmicos  do século  X, reconstruído logo após. Um peregrino achou o local secreto do sepultamento do apostolo James e viu um clarão , por isto , campo de estrelas. Bem, chega de história ou lendas.

                      – O caminho mais longo chega a 800 km. Escolhi o caminho francês, porque vem da França e são 118 kms. Desde Sarria em quatro ou cinco etapas se chega na Capital para pegar o selo final, na credencial do peregrino,  da Igreja para ser um peregrino oficial.      

                       – Motivos – Paulo Coelho em seu livro sobre o caminho . “ Encontrar o seu caminho, encontrar a si, conhecer a si.”Não se precisa vir aqui, ou a qualquer outro lugar , pois a resposta sempre estará dentro de nós. Achar o seu caminho e usufruir o máximo de tudo nesta vida é dever, obrigação de cada ser. Não no final da vida, mas desde cedo. Inicie seu caminho a Compostela desde logo. 

                                    – As peregrinações  , das diversas religiões , do budismo, onde relíquias de pessoas veneradas, consideradas santas, milagrosas, levavam multidões a estes locais. Por motivos religiosos, espirituais, de fé, de cura, de penitência. Na atualidade, estes caminhos, como o Santiago, se tornaram atração, turística e a maioria das pessoas vem por um desafio físico, pagar uma promessa pessoal, ecologia, natureza , férias ou somente para viajar e caminhar. Parcela ainda vem com o objetivo religioso ou espiritual. Peregrinações à Mecca, Jerusalém, a Roma, na Índia, Sri Lanka, Nossa Senhora Aparecida em São Paulo, Caravaggio no RS, são exemplos. 

                      – Mas antes disto, sair de Montenegro para Porto Alegre, para São Paulo, apresentar certificado dupla vacinação, para Frankfurt com  Boeing 787 , passar com um escrutínio minucioso na alfândega na Alemanha, depois Madrid, apresentar QR code  de declaração de Saúde, adicional teste antigênico no aeroporto( gratuito desta vez), com resultado em poucos minutos para poder sair do aeroporto. Desde aí ao terminal 4 para ou de trem ou ônibus a Sarria. Ônibus foi o possível para chegar em Lugo, trinta km de Sarria. Cheguei as 6h50 da manhã, viajando desde Madri por 7 horas. Táxi até Sarria , ainda escuro e inicio a caminhada, seguindo os peregrinos já em movimentação. Só isto já cansa.

                     – De Sarria a Portomartin, são 23 km ou 32254 passos conforme aplicativo no IPhone. Vistas incríveis, se passa por meio de propriedades rurais, tambos  de leite, gado, ovelhas e muitos pés de maçãs. Pequenos obeliscos indicando contagem regressiva em km são constantes avisos. No trajeto, Buen Camino , desejado por quem te passa ou fica para trás. Portomartin um jóia de pequena cidade, com 1500 habitantes e 115 km2 de território, que vive deste turismo. Precisa vir e ver para sentir a atmosfera medieval. 

                     – De Portomartin até  Palas de Rei, são 26,5  km ou 34701 passos em 6 horas. Paisagens rurais, plantações de milho. Propriedades muito mecanizadas. O município de Palai de Rei, charmosa por ser pequena, 3500 hab., hotéis, albergues. As lojas, supermercados, nesta região, mas em quase toda Espanha, no período do meio fecham as 14h e abrem as 16h30. A siesta na prática. 

                           – Missas em Galego e Inglês em todas as comunidades. A religiosidade, com as municipalidades dívidas em paróquias, mantém a tradição e o peregrino é convidado a renovar sua fé, se for cristão ou renovar seus compromissos em ser justo  consigo, com os outros , com todos. Assisti várias missas e como de origem cristã, estudante em seminário, onde as missas eram diárias, relembrei, renovei as tradições. 

                      – De Palais de Rei até Calles sao 38,8 km ou 53106 passos em 9h30m. Foi o meu recorde. Portanto vou fazer o trajeto em quatro dias. Simplesmente ai vou ter mais tempo em Santiago.

                          – De Calles, partindo sozinho as 6 horas da manhã, na escuridão com a luz do celular, cheguei , após me perder por duas vezes, às 14 horas em Compostela após 33,2 km ou 44307 passos. Fui até a praça central , na frente da Cadedral em Santiago para tirar um foto e comemorar. Total, 121,5 km.

                            -Um rapaz de Gdanz , Polônia, levou 28 dias de bicicleta. Ficou no final do mesmo albergue que eu , que fiz 112 km em 4 dias  a pé. Vai levar sua bicicleta de volta via Madri até Varsóvia. Cada uma tem sua história. Aliás as regras são ou 100 km a pé, 200 km de bicicleta no mínimo  para conseguir o certificado de peregrino oficial. Não adianta vir de avião, helicóptero, trem ônibus, táxi.

                                    – Finisterre, fim da terra, para os romanos e gregos. Pois na época achavam que o mundo terminava ali. O caminho de Santiago continua com dois finais, Finisterre ou Muxia,  cidades litorâneas. Conhecida como a Costa da Morte, porque muitos barcos afundaram. No caminho o  maior celeiro( horreo em galego) construído no século XV,  Ainda em uso. Celeiros são típicos  nesta região, são elevados do chão, com ventilação e os pilares apoiados em pedras redondas, para os roedores não subirem. São construções retangulares que servem para guardar os produtos agrícolas para conservação.

                       – Santo Tiago, St. James em Inglês, certamente não soube que a Igreja ia fazer tanto marketing em cima dele. Santiago de Compostela , após 1970 , ficou novamente famosa (era na idade média) pela lenda deste Apóstolo que veio pregar o cristianismo na Espanha. Em 1970, 63 peregrinos vieram a Compostela. Em 2019 , 350 mil. E em 2021 um a mais , de Montenegro do Rio Grande do Sul.

                            – A cada dia, se encontrava e conversava com outros caminhantes. Assim como nos albergues. E cada um seguia seu caminho depois. Assim é a vida , família, amigos, colegas de trabalho, de clube, todos são transitórios e cada um é transitório. A analogia do trem que para nas estações, entra passageiro, desce passageiro é um resumo da vida, da caminhada de cada um. E  um dia chega a estação onde devemos descer. 

                                – A Cadetral, que foi construída aos poucos para chegar  a forma atual, é enorme. Tem o   botafumeiro maior do mundo (incensário), puxado a cordas e balança na nave central da igreja para espalhar o incenso. Com sorte, ou seja, estava na Igreja quando subitamente começaram a fechar as portas é uma missa especial ocorreu para um grupo. No final a apresentação do Botafumeiro. Confira no vídeo. As ruelas da cidade , os prédios , os pavimentos remontam de séculos atrás. É uma viagem no tempo. Aliás, quase toda a Europa é uma viagem no tempo com mistura do moderno.

                                   – A casa de acolhimento ao peregrino, que fica uma rua abaixo da catedral, no número 33, expede o certificado de peregrino, em latim. Esperei 3 horas na fila para levar de souvenir o certificado. 

                                  – A Coruña que fica a 30 minutos de trem de Santiago, cidade costeira cuja atração é o Farol mais antigo do mundo em funcionamento. Da época Romana, século I, restaurado e aumentado sobre as estruturas e fundamentos do original, hoje imponente identifica a cidade. A Torre de Hercules. Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2009. 

                            –  Trens, ferrovias , aqui sim o direito de ir e de vir é respeitado. Ir e vir de trem no horário é direito sagrado e serviço impecável da Renfe. O trem de Santiago à Madri chega a velocidade de 250 km/h. São  5 horas de viagem.

Necessário registrar que para sair da Espanha e retornar ao Brasil foi necessário declaração de saúde junto a Anvisa, certificado vacinação e teste PCR. No aeroporto de Madrid, o teste custou € 95.20 e saiu em 30 minutos. O mundo mudou, a maneira de viajar mudou drasticamente duas vezes recentemente, Em setembro de 2001 com o ataque terrorista aos USA e agora o ataque Viral .

                                –Desejo  na tua caminhada: que o sol não queime tua pele, que a chuva não te deixe frio, que o vento sempre esteja a teu favor , que o teu futuro seja tão brilhante quanto o sol que brilha no céu e  que nada atrapalhe teu caminho.

-Nada mais oportuno que lembrar o poeta Roberto Frost neste texto. The Road not Taken. And I took the less traveled by. And that has made all the difference.

                                     -A experiência é única, pessoal.  Não se  fica insensível as emoções, ao contágio ao ver outros seres humanos, buscando o seu caminho. Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Cada um faz o seu caminho, a sua verdade e conduz sua vida com livre arbítrio. Venha fazer sua experiência em uma peregrinação. Marque bem estas palavras e aja de acordo. 

                                      – Por quê? porque tudo é uma questão de Atitude,

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  http://www.sejalider.com.br/?p=4243p

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.