Beijing setembro 2015
Fotos no one drive-https://1drv.ms/u/s!AuwEJ-_opc9zg7YEsyTLikQvlTH6iA?e=Q4rb69
-É a quarta vez que venho a Beijing e cada vez gosto mais. O chinês é o idioma mais falado do mundo, por causa do tamanho da sua população em crescimento. Está por ser liberado o regime de dois filhos dos por casal, atualmente a regra é um filho.Recentemente uma mulher deve que abortar aos sete meses, o Governo após o ocorrido pediu desculpas. embora tenha evitado uma explosão demográfica, a regra de um filho por casal, teve custos sociais e familiares enormes.
-Por ter crescido muito nos últimos, uma diminuição neste mercado gigante faz diferença para muitos países e empresas,como a Rússia e o Brasil que exportam muito para cá.
– Domingo cedo de manhã, 7h30 eu já estava na praça Tianamem, onde tem o monumento dos Heróis e a cidade Proibida, onde no muro está a figura de Mão Tse Tung. Para acessar a praça se passa por um check in idêntico ao aeroporto. Tudo é revistado.
– Grupos de Chineses com guias de todos os cantos do país. Os Chineses estão viajando muito, conhecendo seu país. Tiram foto de tudo.
– Na estação do metro Wangfujing, bairro onde estão os Shopping Centers com as marcas famosas do mundo e bem ali, no meio de tudo, a Snack Street, onde a comida feita na rua , ao vivo impressiona pela variedade. Escorpiões vivos em espetinhos, muitos frutos do mar, baratas e outros insetos prontos para serem fritados é consumidos.
– Os bancos funcionam aos domingos das 9 às 5, mesmo horário da semana. Quem diria, a China, que em 1975 começou a se abrir para o Mundo com Deng Xiao Ping, hoje divide com os Estados Unidos as primeiras posições de potências mundiais.
– Fui desta vez para o centro da China, para não ter somente a impressão da capital, na Cidade de Zhangjiajie. Muito turismo por causa do Parque Nacional, lugar onde foi filmado parte do filme Avatar. Construções de prédios por toda a cidade. Desenvolvimento visível. Mesmo com a dificuldade do idioma, sempre consegui me locomover e desta vez como auxílio de tradutor, aplicativo no IPhone. Basta digitar o que você quer é mostrar o resultado no idioma chinês. Fiz o mesmo na Coréia do Norte e no mesmo aplicativo pode-se usar o microfone para traduzir. Pronto, ficou mais fácil se comunicar em viagens.
– Estive aqui no dia 3 de setembro, feriado por causa do aniversário de 70 anos do término da segunda guerra, quando os Japoneses se renderam. O poderio militar mostrado nos desfiles ao estilo Comunista, impressiona pela organização, demonstração militar, marchas sincronizadas e espetáculo aéreo. No final o atual secretário geral, Presidente Li Jiping desfilou em carro aberto e de pé com comandos ao microfone, cumprimentava e comandava as tropas. Três semanas após nos trens este desfile da comemoração ainda estava sendo veiculado.
– Com a maior população do mundo, em franco progresso, enfrentando neste momento um crescimento menor e isto está afetando empresas e economias pelo planeta todo, simplesmente significa que aqui está o maior mercado mundial. Os imperadores ressuscitaram e estão fazendo muito barulho e estão retornando ao lugar de destaque que tinham no passado.
– Para muitas empresas o mercado Chinês é o maior. A Apple por exemplo lança seus produtos aqui simultaneamente com o mercado americano e vende mais aqui do que em casa.
– Visitar a China é visitar o que está acontecendo e vai,acontecer no mundo contemporâneo.
– Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans
Beijing setembro 2015
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy professional traveller.
Past Grand Secretary of Foreign Affairs,Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum. https://www.sejalider.com.br/?p=4243
Sobre o Autor