A vida é como ela é e não como a gente gostaria que fosse. Então, temos agir para fazer ela como a gente gostaria que fosse, se é que ainda não foi feito. Este desafio e esforço que cada um empreende em sua vida é caminho de cada um. Não temos escolha, senão tirar o melhor de tudo isto.
Nas palavras de Francisco Candido Xavier, um resumo: Nasceste no lar que precisavas. Vestiste o corpo físico que merecias. Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é que elegestes espontaneamente para a tua realização. Teus parentes, amigos são as almas que atraístes, com tua própria afinidade. Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência. Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes. São as fontes de atração e repulsão na tua jornada.
Não reclames, nem se facas de vitima. Antes de tudo, analisa e observa. A mudança está em tuas mãos. Reprograme tuas metas, busque o bem e viverás melhor. Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
A palavra Entusiasmo, significa ter Deus dentro de si. Por isto os vencedores das maratonas gregas eram chamados de entusiastas. Todo tem o poder de mudar nosso ambiente. Todos têm o poder de deus, independente da concepção que temos, dentro de nós.
Uma menina de onze anos, recentemente, desabafando comigo disse: É sofrimento e mais sofrimento. Aulas, temas, provas. A gente sofre, sofre e depois morre. Não entendo isto. Acrescentou: Se Deus criou o mundo, quem criou Deus? Chamo isto de ansiedade sagrada. Querer compreender, de onde viemos, para onde vamos, porque estamos aqui. Já sou adulto e tenho a mesma ansiedade sagrada.
Por isto. A vida é como ela é e não como a gente gostaria que ela fosse. Tiremos o melhor, o máximo de todos os momentos, mesmo se não entendermos direito porque estamos fazendo tudo isto.
Às vezes, é melhor não se aprofundar filosoficamente para tentar entender as coisas e manter as coisas simples. Seja feliz, faça o melhor que puder em tudo e as conseqüências tem uma grande probabilidade de darem certo e você sentir isto na carne e na alma.
Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor