De uma forma ou de outra, todos “brigamos” com o peso do corpo. A relação altura e peso normalmente está desequilibrada.
Perceba a publicidade de remédios, formulas, chás para emagrecimento.
A dieta certa é a que você adota para toda vida. Não adianta usar uma dieta por alguns meses. Cada um deve procurar o seu caminho e segui-lo pelo resto de seus dias.
Existem concordâncias: legumes, crus ou cozidos, no vapor, frutas. Aliás, nosso intestino é para sermos vegetarianos.
Outra concordância – Tome café como um rei, almoço como uma rainha e jante com uma princesa. É que as princesas querem ser e parecer magras, portanto não jante a noite. Faça um lanche.
Mas como me acostumar, se estou com fome. Faça armadilhas para você mesmo. Quais? Ei-las.
Tenha sua fruta preferida por perto. No carro, no escritório, na geladeira de casa e quando bater aquela fome, vá comer uma fruta. A minha fruta é a maçã. Pode ser que a sua seja outra. Escolha a sua.
Portanto, frutas no momento da crise. Frutas como sobremesa. Corte-as, coloque em um prato, ficam diferentes. Após algumas semanas você vai achar um pedaço de torta muito massudo e vai sempre preferir frutas.
Legumes. No almoço, de preferência coma antes do prato principal.
E levante-se da mesa, ou pare de comer, quando ainda estiver com um pouquinho de fome.
Dica final (é dos franceses): Se você tem condições de almoçar em casa, faça um prato somente, mesmo que sejam servidas várias baixelas com as comidas. Aí você limita o seu tamanho do almoço pelo que couber no prato (não vale prato muito grande). Se for em restaurante a quilo, sirva-se uma vez.
E com a bebida, tome sempre água. Se for vinho, modere nas doses.
E quando você estiver no peso da felicidade, faça suas festas, exagere um pouquinho e volte a rotina.
Por quê?
Porque para ser mais feliz e de bem com o corpo, a atitude é que importa.
Tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor