Idade avançada com qualidade

Idade avançada com qualidade

Quanto mais avançamos na idade, menos regras devia se ter. Está-se mais experiente, mais espiritualizado, mais religioso. A vida já ensinou muito e a sabedoria deveria estar conosco. Mas não é o que sempre acontece. Pelo menos é o que as estatísticas mostram.

À medida que ficamos velhos, experientes, o que mais nos incomoda não é a idade em si e sim os males que a acompanham. Platão avisou há mais de dois mil anos: A velhice não vem sozinha.

Quando começar a se cuidar para chegar na idade avançada com qualidade? Desde logo, desde cedo, desde os 15, 20, 25 anos ou desde quando você tomar consciência de que precisa. É uma atitude de responsabilidade e inteligência para conosco.

Veja e perceba alguns fatores positivos que retardam o envelhecimento e, portanto aumentam a qualidade (dados de Deepak Chopra, do livro Corpo sem idade, mente sem fronteiras).

• Ter um casamento feliz ou um relacionamento satisfatório.

• Ter satisfação no trabalho.

• Ter uma rotina diária regular. ***

• Ter uma rotina de trabalho regular. ***

• Tirar pelo menos uma semana de férias por ano.

• Ter capacidade de manter amigos íntimos.

• Ter uma visão para o futuro. Ter um significado para a vida.

• Sentir-se financeiramente seguro e viver de acordo com suas possibilidades (não fazer dívidas para tirar o sono).

• Elogiar a si mesmo ao invés do contrário. Ter auto-estima positiva. Ser otimista.

*** (Os asteriscos denotam os fatores mais importantes).

Ter uma rotina diária, na sua vida e no seu trabalho. E depois que vier a aposentadoria. A aposentadoria pode vir financeiramente, mas nunca deve vir para a sua rotina. Prepare e mantenha desde cedo uma segunda atividade, para se manter ocupado. Você já ouviu falar em pessoas que se aposentaram, pararam de trabalhar e após alguns anos estavam doentes e morreram?

Conheci recentemente um Padre Jesuíta, Pe. Moesch, do IDC de Porto Alegre, com 91 anos. Perguntei a ele, em seu local de trabalho, qual o segredo da longevidade com qualidade: Manter-se ocupado. Ter rotina. Ter metas.

A atitude de cuidar desde cedo dos aspectos da nossa vida que encontraremos mais adiante é atitude de responsabilidade.

Tudo é uma questão de atitude.онлайн проверка сайтаtranslate job

Sobre o Autor

ez Comunicação administrator