Uma outra doença de atitude é a preocupação. A própria palavra já diz, preocupar-se antes. Ficar agitado, nervoso pela possibilidade de algo acontecer. Um sujeito andava preocupado porque achava que poderia ser enterrado vivo. A probabilidade disto acontecer é muito pequena e com a lei das probabilidades se desfez desta preocupação. A maioria das coisas com as quais nos preocupamos acabam não acontecendo. Faça sua própria estatística.
PREOCUPAÇÃO. A preocupação é uma doença particularmente fatal, pois causa uma série de problemas, incluindo problemas de saúde, familiares e financeiros. O grande infortúnio das vítimas desta doença é que elas, inevitavelmente, gastam tempo e energia preciosos tentando defender-se e preparar-se para eventos que nunca acontecem. Calvin Coolidge dizia: “Se você vê dez problemas vindo estrada abaixo, pode ter certeza que nove deles cairão numa vala antes de alcançá-lo.” Você pode viver uma vida incrível, assim que desistir do hábito de se preocupar. É difícil aproveitar a vida, se você está, continuamente, esperando um desastre acontecer. Mesmo que seu projeto se realize, ou sua meta se concretize você terá perdido a satisfação resultante por causa desta antecipação sem fim do fracasso. No final, a luta é mais emocionante que a realização da meta. Se você passar a viagem inteira se preocupando que o trem vai descarrilar ou o avião vai cair, perderá a oportunidade de desfrutar de uma bela paisagem.
Dale Carnegie, famoso escritor sobre psicologia aplicada em seu livro Como evitar preocupações e começar a viver na pagina dois dita a regra número um: Viva em compartimentos diários hermeticamente fechados. ¨Isolai o passado. Deixai o passado extinto enterrar os seus mortos. Afastai os ontens que tem conduzido tantos tolos ao caminho do pó. O fardo de amanhã, acrescentado ao fardo de ontem, carregado hoje, faz que os mais fortes vacilem. ¨
Viva o aqui e o agora, Hic et Nunc em latim. Seize the day em inglês. Ou ainda, não vos preocupeis com o dia de amanhã, mas sim planejai de acordo para não receberdes problemas e situações gratuitas que vos tirem o sono. É claro que devemos pensar e planejar o dia amanhã: pensar e preparar-se cuidadosamente, não porém inquietar-se.
Pense, aja e adquira vitaminas que podem fortalecer sua mente e assim ficar imune diante das doenças de atitude.
Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor