Um administrador, médico, advogado, trabalhador na área da metalurgia, construção civil, mecânico, motorista, ou seja, qualquer profissão, sempre vai necessitar de atualização. A vida precisa de atualização. Os tempos mudam, as necessidades são outras, os requisitos para exercer um cargo não são os mesmos de décadas atrás, nem de anos, muitas vezes nem de meses.
Portanto, dizer ou pensar, que se pode ficar sem fazer nada, definitivamente é o inicio do declínio. Uma empresa, seja qual for o tamanho, que tem a atitude de que já faz o melhor, já tem faturamento estabilizado, tem clientes suficientes, já atende seus clientes como deveria, inclusive além das expectativas destes, necessita de atualização.
Um exemplo da natureza dos animais. Um corvo estava pousado numa árvore alta, bem no topo, no último galho, sem fazer nada. Um coelho se aproxima, vê a tranqüilidade do corvo e pergunta: Posso sentar ai, e ficar fazendo nada dia todo como você. O corvo respondeu: claro, por que não? Assim, o coelho sentou-se embaixo da árvore e descansou, observou a natureza, dormiu. Subitamente, do nada, apareceu uma raposa que saltou sobre o colho e o comeu.
Moral da história, além da sua conclusão: Para ficar sentado sem fazer nada, é preciso estar sentado muito, muito alto. Para ficar sem fazer nada, sem se aperfeiçoar em suas habilidades ou até adquirindo novas, é preciso ter um pé de meia, grande, muito grande e cheio.
A velocidade das mudanças é enorme. As habilidades de hoje, podem não ser as mesmas nos próximos meses. Por este motivo, pela competição internacional entre mão de obra, produtos e mercados, urge estar preparado para mudanças bruscas e se adaptar rapidamente.
Posto de combustível que só vende combustível, já é coisa do passado. Supermercado sem um caixa eletrônico a disposição e recebendo contas para facilitar a vida dos clientes já quase não existe mais. Profissional que somente trabalha as horas regulamentares e se atem somente as tarefas a si designadas, é uma espécie em extinção. Empresa que só vende, sem satisfazer e superar as necessidades e expectativas do clientes, estão em extinção.
É um processo de aprendizado, de reciclagem, de um novo começo, que não termina, é um processo sem fim. Não é possível acomodar-se. Isto tudo não significa agitação, preocupação, não aproveitar a vida, significa estar alerta, vivo e usufruir o máximo a vida e da vida da empresa.
Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor