Expressão usada pelos adolescentes nas conversas informais. Achei estranho ao ouvir, mas tem um sentido profundo. Você está entendendo o que estou dizendo? Ou mais profundamente, suponho que um esteja perguntado ao outro, se estão ligados na vida.
E o meu ponto é: Estar desligado do espiritual e do sagrado, que conferem significado ao mundo, o ser humano sente-se vazio e, ao ver-se num mundo sem significado, elege como único objetivo de vida a busca de segurança por meio da conquista do poder, status e bens materiais.
Sinceramente, eu suponho que uma parte do “Tá ligado” esteja voltado ao estar ligado a vida espiritual e não somente as coisas mundanas. Bem, posso supor, achar e ter a esperança, quando o que se vê, a grande maioria, não está nem aí para estas coisas…mas deveria, para sua satisfação e não somente prazer.
Segundo Jung, quando o homem perde a experiência espiritual interior, o divino degenera em um objeto externo de adoração e perde a sua misteriosa relação com o homem interior. Em outras palavras, a mesma coisa.
É um caminho menos trilhado. É onde a grama é alta. É onde têm galhos, pedras.
No poema de Robert Frost (The road not Taken), no final diz:
Eu viajei na rota que era menos viajada e isto fez toda a diferença(I took the one less travelled by, and that has made all the difference).
Pense sobre isto. Tudo é uma questão de estar ligado, digo de Atitude.
Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor