Os Shriners.
fotos Uruguay 2009–https://drive.google.com/drive/folders/10k5t-TeAkdyxNa9PheYmJNjDz9loaIp-?usp=sharing
fotos entregas fez em 2010-https://drive.google.com/drive/folders/17pokm5OD-ecU3wdUPTRRhlxh1GZR8bCL?usp=sharing
Texto e fotos CGMNA Anaheim(primeiro contato)
CGMNA 2009 Anaheim- Los Angeles- California.
A.A.O.N.M.S. São as iniciais para Ancient Arabic Order of the Nobles of Mystic Shrine, ou seja Antiga Ordem Arabica do Mistico Shrine. Shrine significa santuário. Esta organização foi fundada em 1870 em Nova York por 13 maçons, que queriam ter um clube para se divertir. Após um período, por terem acumulado fundos, resolveram criar um hospital, uma rede de hospitais para ajudar crianças. Historia completa e informações visite www.shrinershq.org.
O primeiro hospital foi aberto em 1922. Hoje são 22 hospitais, sendo 20 no E.U.A. , um no Canada e um no Mexico. As especialidades dos hospitais, que não cobram por seus serviços, são:
– Operação Labio Lepurino.
– Osteogénesis imperfeita (enfermedades de fragilidade óssea)
– Problemas Ortopédicos em crianças com paralisia cerebral.
– Problemas Ortopédicos con Espina Bífida (paralisia dos membros devido a falha congénita do desenvolvimento da espinha e os nervos da mesma)
– Complicaciones Ortopédicas e deformaçoes resultante de graves queimaduras.
– Entre muitas outras.
Existem atualmente 191 templos dos Shriners nos Estados Unidos, Canada, Mexico e na Republica do Panamá e muitos clubes em todo mundo. Na America Latina o Shriners Club Uruguay, com sede em Montevideo. O Shriners Club Brasil, de Porto Alegre, é o primeiro clube do Brasil.
Pre requisito para ser membro de um Clube é ser Mestre Maçom ativo em uma loja reconhecida pela Conferencia de Grao Mestres da America do Norte. Existe uma taxa de iniciação e uma anuidade, sendo que atualmente cinco dólares desta anuidade vão para os hospitais. O Clube se organizar para manter fundos e disponibilizar transporte até os hospitais para os canditados a tratamento.
Em 9 de maio de 2009, 9 irmaos, da Grande Loja do Estado do Rio Grande do Sul, foram iniciados Shriners em Montevideo, no Shriners Club Uruguay, com a presença do Potentado Imperial, Sir Douglas Maxwell-Chairman of the Board Shriners International. Uma iniciação esta prevista para os próximos meses para consolidar o Shriners Club Brasil. Convidamos você MM, a participar.
Os Shriners usam um Fez, para identificação em cerimônias ou atividades para arrecadar fundos. São tratados de Nobres. O Fez é originário do Marrocos e seus fundadores usaram o tema no Oriente Médio para esta fraternidade.
História do Brasil Shriners Clube.
Em fevereiro de 2009 houve o primeiro contato com a Diretoria dos Shriners International em Los Angeles pelo Grande Sec de Rel Ext da GLMERGS, Ir Marcos Hans. O Imperial Potentate,Nobre Douglas Maxwell e Nobre Alan Madsen, responsável pela expansão internacional, imediatamente deram todo apoio para a formação de um Clube no Brasil. Assim em maio de 2009, com a ajuda e orientação do Shriners Uruguay, pelo Nobres Victor Valverde e Hector Massioti, foram iniciados em Montevideo nove irmãos brasileiros, ou seja, os Irmaos Gilberto Moreira Mussi, Grao Mestre da MRGLMERGS e o Ir.Joao Otavio Cesar Lessa Grao mestre Adjunto da GLMERGs. E também os Irmãos Gilmar Oriente Mussi, Oscar Antonio Corbo Garcia, Gilmar Silveira Batista, Joao Geraldo Estrada Pibernat de Carvalho, Livio Tadeu Birnfeld,Marcelo Jose Ferraz Suano e Marcos Hans.
revisado em fevereiro de 2022
Em 2009 Shriners mudou seu nome para Shriners International pois iniciou sua atuação em outros países.
Em Cuiaba, o Templo Hikmat recebeu sua carta Constitutiva no Texas ,em Houston em Julho de 2015. Atualmente com clubes em vários Estados.
Em Sao Paulo, O Templo Amal , recebeu sua carta constitutiva provisória em Julho 2019.
Em Santa Catarina, O Templo Salah, recebeu sua carta constitutiva provisória em julho de 2021.
ou seja, Shriners crescendo no Brasil.
—————-
Marcos Hans
(revisado em fevereiro de 2022)
Sobre o Autor