Role of Freemasonry in Universal Peacekeeping.
O Papel da Maconaria na manutenção da paz mundial.
Novembro, 2012
Ir. Marcos Hans
Grande Representante da Grande loja da India.
Fotos https://skydrive.live.com/redir?resid=73CFA5E8EF2704EC!8228&authkey=!AGmDJcTYzItERLg
Resumo.-Este artigo tem a finalidade de apontar duas maneiras de como a maçonaria pode ter uma papel relevante na manutenção da paz mundial. Uma e através da influencia de cada Grande Loja e a segunda através do individuo maçom.
INTRODUÇÃO
Vivemos em uma época em que muitas pessoas e grupos de diversas partes do mundo estão vivendo em extrema violência e opressão. A guerra parece que se avizinhou rápido nas ultimas décadas e quando menciono guerra, não somente guerras entre nações, por motivos econômicos, religiosos, étnicos, mas guerras nos corações, guerras nas mentes. Não me refiro aos conflitos recentes na Syria, no Egito, no Iraque, Afeganistão, mas genericamente, nos pequenos conflitos entre as pessoas.
Jovens estão sendo criados em condições muito distantes das ideias de paz, harmonia e coexistência, e isto, terá sem duvida um impacto no futuro próximo quando estes jovens se tornarem adultos e eventualmente lideres.
Existem mais de 4200 grupos religiosos no mundo e entre eles pessoas de convicções que refutam membros de sociedades diferentes da sua, o stigma sobre os muçulmanos e um exemplo.
O papel de uma Grande Loja.
Relacionando este panorama com o Papel da Maçonaria na manutenção da paz mundial, afirmo que o papel do nosso grupo, mesmo sendo de um numero pequeno em relação à população mundial, um total aproximado de 3,5 milhões no mundo, e QUE ACREDITA NA FELICIDADE DA HUMANIDADE, através de uma filosofia inclusiva que elimina barreiras artificiais que dividem o ser humano e os previne de se tornarem uma família global E DE TERMOS MAIS MEMBROS DE QUALIDADE QUE TENHAM A ATITUDE DE COLOCAR EM PRATICA OS ENSINAMENTOS DE NOSSA SUBLIME ORDEM.
E neste aspecto estamos falhando. Não podemos negar a criação de inúmeros altos graus e assim mesmo as lojas simbólicas , não são capazes de atrair mais homens bons. Estamos muitas vezes muito preocupados com o chapéu e esquecemos de colocar ou de engraxar o sapato. Nossas lições não tem sido o suficiente para transformar homens bons em homens melhores, como as Grandes Lojas costumam declarar.
Estou plenamente de acordo e certamente a grande maioria dos que estão presentes aqui, que no nosso caso não e quantidade, mas sim qualidade. Muito já foi escrito e apresentado sobre este assunto, mas afirmo também, e penso que a maioria vai concordar, que todos gostaríamos que o grupo fosse muito maior, mais unido, praticando seus próprios ensinamentos entre as lojas, Grandes Lojas, porque com muita certeza existem homens livres e de bons costumes de muita qualidade que o sistema não esta conseguindo recrutar, e prova disto são os poucos jovens na organização.
Mas existem exceccoes. Testemunhei em uma comunicação anual da GL das Filipinas em 2010 me surpreendi com o numero de jovens e da participação da família. Participei de lojas na Irlanda onde vi jovens de 30 anos entrando em uma loja com media de 60 anos. O mesmo vi em New Dheli .Na America Latina, especialmente no Brasil, o numero de jovens esta aumentado. Tenho noticias de que nos USA também isto esta acontecendo devido aos recentes fatos publicitários como nos livros e filmes. Pode ser somente curiosidade, o tempo dirá. Porem a maioria dos membros pelo mundo é de uma ou duas gerações anteriores.
Resumindo. O papel e influencia da Maçonaria na manutenção da paz reside em ter a ATITUDE através do poder que cada Grande Loja tem de implementar a escola maçônica cada vez com mais paixão e em termos um maior numero de adeptos, de qualidade que recebem e praticam os preciosos ensinamentos seculares de AMOR FRATERNAL, DA VERDADE E DE AJUDA MUTUA e uma das maneiras e dar mais atenção , suporte financeiro para os Demolays. Eles falam a linguagem dos jovens. Eles ja estao em cena mas de agora em diante vão desempenhar um papel muito mais importante. A Grande Loja que escolher se associar mais aos Demolays tem mais probabilidade de sucesso. O mesmo e verdade para as Filhas de Jo, Eastern Star ou qualquer outra organização feminina ligada a Maconaria, porque com isto a família se envolve. A Familia já esta muito separada e se um homem vai a uma reunião e sua família não esta envolvida, ela o direciona para outros compromissos, e isto e uma pequena guerra.
O Papel do Individuo Macon.
O que falta então, para a Maçonaria Mundial, através das Grandes Lojas, ou a maçonaria Local através de suas Lojas, ou o maçom individualmente ter um papel relevante na manutenção da paz?
O fundamental e estar em paz consigo mesmo. A maçonaria tem como principio fazer a humanidade feliz. Mas primeiro, cada individuo precisa ser feliz e para se feliz precisa estar em paz consigo. Sem mencionar o que deveria ser tema de casa, a paz nas lojas , nas Grandes Lojas, entre os dirigentes. Menciono aqui o exemplo de atitude negativa, muito negativa de um dos lideres da Maçonaria Mundial, no território Frances. Isto e uma vergonha e uma pagina muito preta da historia recente da maçonaria.
Não se tem mais tempo para estar em paz consigo, os afazeres, os compromissos nos tornam quase que autômatos. A atitude de querer isto, de querer estar em paz consigo e o que falta para a grande maioria das pessoas.
Um cantor famoso Brasileiro, Roberto Carlos tem uma canção que resume bem esta dilema.
# Desde o inicio dos tempos o homem procura a paz.
Ele tem a paz e não sabe
Basta fechar os olhos e olhar para dentro de si mesmo.#
Não temos mais tempo de fechar os olhos, de meditar que seja um pouco, de aquietar a mente. E não tendo tempo para isto, como pais e mães, não temos ensinado aos filhos a maneira de estar em paz, neste mundo que parece um caos, quase somente com valores materiais.
Pode-se afirmar que a espiritualidade esta em baixa com a concorrência da tecnologia moderna. O tempo esta sendo todo gasto em alimentar os cinco sentidos. Com isto o sentido da vida esta vazio. A responsabilidade de organizações como a Maçonaria são de divulgar e oferecer alternativas de pensar e viver de forma mais harmonia, em paz, mais espiritualizado.
Ralph Maxwell Lewis em 1939 escreveu-
Sou responsável pela guerra
Quando orgulhosamente faço uso da minha inteligência para prejudicar o meu semelhante.
Quando menosprezo as opiniões alheias que diferem das minhas próprias.
Quando desrespeito os direitos alheios.
Quando cobiço aquilo que outra pessoa conseguiu honestamente.
Quando abuso da minha superioridade de posição, privando outros de sua oportunidade para progredir.
Se considero apenas a mim próprio e a meus parentes pessoas privilegiadas.
Quando me concedo direitos para monopolizar recursos naturais.
Se acredito que outras pessoas devem pensar e viver da mesma mesma maneira que eu.
Quando penso que sucesso na vida depende exclusivamente do poder, da fama e da riqueza.
Quando penso que a mente das pessoas deve ser dominada pela forca e não educada pela razão.
Se acredito que o Deus da minha concepção e aquele em que os outros devem acreditar.
Quando penso que o pais em que nasce o individuo dever necessariamente o lugar onde ele tem de viver.
Isto foi escrito em 1939 após uma guerra, inicio de outra e ainda e atual hoje. Nos remete ao egoísmo, ao individualismo .
Então, O papel da Maçonaria para manutenção da paz, esta em ações pessoais, como individuo macon, de buscar paz interior, a paz na família, a paz na loja, a paz na Grande Loja, com uma atitude vibrante, positiva e vencedora.
E para compartilhar porque pessoalmente gosta da maçonaria e seus ensinamentos traga dois escritos de dois famosos escritores maçônicos.
Mark Tabbert, em seu livro American Freemason: Three Centuries of Building Communities, capturou as muitas dimensões de uma reunião maçônica:
Uma loja maçônica pode ser, no decorrer de uma sessão.
Uma organização espiritual quando se invoca orações e pede a benção de seu Deus para seus trabalhos.
Uma organização de trabalho quando ensina a um novo membro o simbolismo das ferramentas usadas pelos maçons do passado.
Uma escola de instrução quando um irmão apresenta trabalhos sobre as sete artes, sobre as instruções dos manuais e livros estudados.
Uma organização de teatro amador quando apresenta as iniciações.
Um clube social quando homens se reúnem para jantar e conversar.
Um clube de caridade quando ajuda a irmãos, a comunidade.
Uma associação de negócios quando membros interagem com seus negócios.
Torna-se uma família quando pais e filhos, estranhos e amigos se reúnem e todos se chamam de irmãos.
E ainda um trecho do livro de Albert
Pike, (Morals and Dogma) escrito em 1865.
A maçonaria é útil para quase todos.
Para os iniciantes, precisando e procurando cultura, importantes instruções.
Para os Jovens, conceitos salutares e bons exemplos.
Para o homem adulto e maduro, oferece nobres recreações e instruções.
Para o viajante, proporciona fazer amigos em qualquer parte do mundo.
Para os infortunados que merecem assistência.
Para o caridoso, oportunidade para fazer o bem.
E para todas as almas capazes de apreciar sua importância e usufruir o charme do relacionamento baseado nos mesmos princípios de uma religião, a moralidade, respeito,
filantropia.
Conclusao.
Cada Grande Loja tem a oportunidade e a responsabilidade de implementar os ensinamentos da nossa escola cada vez melhor envolvendo as ordens paramaconicas e fazendo assim o numero de membros tende a aumentar baseado na reputação positiva que isto criara.
Cada maçom tem a mesma responsabilidade, ou melhor, tem mais responsabilidade porque ele e a imagem e o centro da maçonaria. Precisa divulgar e ter a atitude vencedora, de uma pacificador, de um homem bom, de um homem melhor.
Acima do busto de Albert Pike, no House of Temple em WA DC esta escrito.
#O que fazemos para nos more conosco. O que fazemos para os outros e o mundo, permanece imortal#. Alberto Pike.
Mahatma Gandhi- Se uma alma se eleva, eleva consigo o mundo.
E Gandolf, do Senhor dos Aneis – A decisão mais importante que cada um precisar tomar e saber o que fazer com o tempo que lhe e dado.
Que o Grande Arquiteto nos dê a todos longa vida.
Marcos Hans
Grand Masonic Lodge of the State of Rio Grande do Sul- Brazil
Past Master,33 , MRA, SEM, KT, FRC, Shriner, SRC VII, TOM
Representante da Grand Lodge of India.
Secretario de Relações Exterior do GLMERGs-2009-2011
Filiado a ARLS Cidade de Montenegro, 230/ Templo a Virtude 216/ 269 Eureka North Shore(USA)
Membro da Quattuor Coronatti , 2076- Londres
Membro da Scottish Rite Reseach Society WA DC
Member of the Grand Council of Allied Masonic Degrees USA
Membro Honorário da Grande Loja da Bahia. recebido em maio/2011.
HRAKTP- Tabernacle 226 District 47.
Sobre o Autor