Malta- (149) -Valetta -Gozo- May 2023

Malta- (149) -Valetta -Gozo- May 2023

                                 Malta- (149) -Valetta -Gozo- May 2023

-fotos-https://drive.google.com/drive/folders/12CtoCo1qZCaoTxk5gsQozb9VCJqQ5_-3

-videos-https://youtu.be/SPaOy3vnq4c

                   –Repúblic of Malta, desde 1974. Independente do Reino Unido desde 1964. Um país ilha, no Mediterrâneo. Passou por muitas invasões Os gregos, império Romano, os árabes, os cruzados, Napoleão Bonaparte e por fim o Reino Unidos. O idioma maltês é um mix de Arabe, italiano, inglês. É um dos idiomas oficiais da zona do Euro. Malta está no Euro desde 2004. 

                   -Capital, Valetta. População total 520.000 habitantes. Um dos dez menores países do mundo. 

                    – Em 1530 as ilhas foram cedidas pela Espanha para a Ordem Hospitalar de São João de Jerusalém , uma ordem religiosa militar pertencente à igreja católica, na condição de lutar contra o avanço otomano. O que fizeram bem feito pois resistiram a um ataque vencendo os otomanos , após foram acrescentas fortificações especialmente na cidade Valetta que continuam potentes na atualidade como atração turística e arquitetônica. O hospital na época para 900 leitos, hoje é um centro de conferências.                  

                      – A Ordem de Malta, ou Cavaleiros Hospitalários , oficialmente como Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém , de Rodes e de Malta, existe na atualidade. Na época assistia os peregrinos em viagem à terra santa. Atualmente, a Ordem de Malta é uma organização humanitária reconhecida como entidade de direito internacional privado. A ordem dirige hospitais e centros de reabilitação. Possui 13 500 membros, 80 000 voluntários permanentes e 42 000 profissionais da area da saúde.

                     – Necessário registrar que a Ordem de São João era uma organização e os Templários outra. Ambas protegiam peregrinos. Porém os templários sucumbiram com ajuda da Ordem de São João os acusando de crimes a qual foi dissolvida pelo Vaticano em 1314.                      

                        – Malta já é habitada cerca de 5000 a.c. antes de Cristo. No período neolítico. Os achados arqueológicos datam de 3800 a.c e estruturas e pedras em Ggantija, em Gozo, a ilha menor, que fui verificar pessoalmente, sim, porque com tantas fake News na atualidade, vim conferir se realmente isto existe. É aqui está, reconhecido pela Unesco e comprovado pela arqueologia que as montagens e estruturas das pedras aqui são de 3600 a.c portanto anteriores  à Stonehenge na Inglaterra e as pirâmides do Egito. 

                       – O hypogeum , estruturas em baixo da terra, acredita ter sido uma necropolis, com estimativa de achados de 7000 mil pessoas. É uma das bem preservaras estruturas de templos megalíticos.  É um capítulo à parte. Somente grupos de 10 pessoas por vez pois o ar, umidade é controlada para não deteriorar o interior das cavernas. As escavações são uma obra de arte em arquitetura. Datam de 3600 a.c ou seja 5600 anos atrás. Por sorte, indo ao local, mesmo sabendo que ingressos somente para daqui um mês. Perguntei se tinha ingresso para este momento. Resposta: não, mas este senhor, que estava na fila antes de mim, veio com um grupo de quatro mas um faltou, se o senhor se acertar com ele. Dito e feito, minutos depois estava dentro das cavernas. 

                          – Este planeta é antigo, arqueologia já comprovou isso em demasia. Acho que não existe pedacinho desta terra que já não tenha sido usado em algum momento da existência. Se cavar bem fundo no lugar onde cada um mora, algum vestígio vai achar, ou de animais, ou de qualquer coisa manuseada pelo homem. E assim periodicamente surgem novas evidências de coisas , artefatos mais antigos que os descobertos até agora. Enquanto isso, este mesmo ser vivente, está indo procurar evidências e local novos desafios acima da atmosfera como a conhecemos. 

                         – Malta, Valetta, Gozo, cidades antigas com construcoes antigas, ruelas para no máximo passar um ônibus sem arrancar o espelho.Uma cidade murada, construída pela Ordem de São João, moderna para época. Um legado incrível. Precisa vir conferir.  As construções antigas todas modernizadas por dentro. E tem a parte nova , onde os edifícios com vidro constrastam com as pedras do passado.

                           –Valetta, Malta, um museo a céu aberto. Arquitetura, monumentos, história , conquistas, lutas, ordem de São João, Catolicismo, turismo, sol, praias, paraíso fiscal , Mediterrâneo, perto da Europa e cenas de muitos, muitos filmes. 

                        -Que a vida, o tempo restante  de cada um, seja o mais bem vivido com estratégia e inteligência. Tempus Fugit.

                 -Por quê? Porque a vida não é sempre doce e leve, mas fica muito melhor com mais uma viagem. O tempo urge. Afinal de contas, tudo é uma Questão de Atitude. 

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243p

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.