Lesotho- Maseru 159/192 UN March 2025

Lesotho- Maseru 159/192 UN March 2025

Lesotho- Maseru 159/192 UN March 2025

-fotos-https://drive.google.com/drive/folders/1-CxxQNpLdstLOCfWYQ9eJ9ZKGzfLzE72

               O Reino de Lesotho, kingdom of Lesotho. Capital, Maseru,  é um pequeno país na  África, um enclave dentro da África do Sul, sem saída para o mar, do antigo reino da Basutolandia, uma colônia da coroa britânica. Independente do Reino Unido  desde 4  de outubro de 1966.Etnia 99% Basotho. População 2,2 milhões e na grande Maseru, 400 mil habitantes. Moeda é o Lesotho Loti e South  African Rand, pois depende fortemente do país no qual está encrostado. O clube dos menores países dentro de outro são : San Marino , Vaticano e Lesotho.

                Conhecido como Reino das Montanhas, the Mountain Kingdom, pois esta situado nas Maloti Mountains, e todo território está acima de 1000 metros do do mar. Cristianismo predomina como religião com 92% da população. O rei Letsie III, atualmente com 61 anos tem poderes cerimoniais. Reinado formado em 1824 pelo Rei Moshoeshoe. Comemorou os 200 anos em 2024. O PM tem o poder governamental. Assembleia legislativa por votação e Senadores indicados pelo Rei. Foi um   Prectorado  do Império Britânico em 1868.Lesotho significa, terra dos Sesotho falantes, o idioma oficial dos pais junto com o Inglês. Um país pobre, sendo metade da população abaixo da linha de pobreza. A epedimia  de  HIV , quando quase 20% da população era infectado em 2022 é uma questão de saúde nacional.

                   O visto foi conseguido por e-mail através da embaixada em Pretoria na África do Sul. Na chegada como era sábado, ficou combinado que a taxa do visto deveria ser pago na saída. 

                    A viagem até as Maletsunyane falls, em Semonkong passa pela cênica rodovia de muitas montanhas e vistas de natureza exuberantes . A cascata tem uma caída direta de 192 metros e avista do enorme complexo turístico é priveligiada.  O trajeto muitas pessoas caminhando nas rodovias pois o transporte coletivo é raro.

                    O Thaba  Bosiu cultural village conta a história do país em seu museu. A reconstrução de casas tradicionais em uma vila , ainda em uso hoje na área rural registra como vivam os pioneiros. Na viagem ao interior se percebe que a falta de água encanada se reflete em banheiros toalete em casinhas separada das casas, todas com suspiro para evaporar odores.

                       O centro da cidade de Maseru, com muitas lojas improvisadas mas permanentes nas calçadas, dividem espaço com restaurantes como o KFC, prédios do governo, hospital, shoppings e vendedores ambulantes de comidas. 

                        A represa Mohale, Mohale Dam, a cem quilômetros de Maseru, com 21 km2 fornece energia elétrica  para a capital. Várias outras represas produtoras de energia funcionam em Lesotho. Água é exportada para África do Sul, porém em seu território, água corrente somente  tem no centro  das cidades, periferias e interior ainda não tem este serviço.

                       Agricultura de subsistência, praticamente manual. Exploração de diamantes no norte , turismo, indústria têxtil, roupas, eletrônica, natureza e montanhas sao as riquezas do país. Falei com dois rapazes jovens  que estavam lavando carros na ruas para juntar dinheiro. “ Queremos sair do país, ir para Europa ou Estados Unidos. “ Não vê o  perspectivas de futuro aqui. 

                      Existe uma embaixada dos Estados Unidos aqui. O presidente Donald Trump em recente declaração sobre uso de fundos USAID , mencionou o país. “ Ninguém nunca escutou a respeito de Lesotho.” Faltou informação e ficaram chocados aqui. Mas em contra partida, todo mundo ouviu falar de Lesotho após Trump. Marketing gratuito de Trump. 

                      O mundo é um livro. Quem não viaja acaba sempre lendo a mesma página.

                       Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.  

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.