Indonésia-Jakarta

Indonésia-Jakarta

Jakarta, capital da Indonésia, que e uma nação de ilhas, tem mais de nove milhões de habitantes. E uma cidade internacional com enormes problemas de infra-estrutura da qual não conseguiu se recuperar desde a ocupação holandesa e japonesa. O maior desafio esta na infra-estrutura. Estradas, transporte, saneamento básico, educação.

No aeroporto se percebe a diferença. Não tem transporte fácil para o centro da cidade situada a mais de 60 kms do centro. Ao fazer um tour pela capital percebe-se também que cada povo tem o governo que merece. Favelas no centro da cidade, o rio que atravessa parte da cidade esta morto, poluído. E um líquido preto.

Os modernos shopping centers contrastam com a pobreza que se vê ao sair da porta do shopping. São tuc tucs, moto de três rodas, motos que andam na calçada e por todo lado, vendedores de comida na rua, pedintes e tudo parece normal. Aliás, o tour que fiz pela cidade, foi de moto, porque de carro seria impossível por causa do eterno congestionamento.

Sabe qual e o terceiro maior país do mundo? Não, não e o Brasil. E um país chamado Facebook. Indonésia e o segundo mercado com quase seis por cento das contas. Falta infraestrutura, saneamento, educação, mas telefone celular e conta no Facebook não faltam. Isto faz parte da escravidão moderna. Com todos os benefícios que acompanham este movimento, uma parcela, grande parcela da população doa diariamente seus poucos centavos para as companhias de comunicação, sem efetivamente ter um retorno, é claro não somente na Indonésia.

Indonésia, lugar de praias famosas como Thousand Islands e Bali. Templos hindus milenares e um lugar que vale a pena visitar e poder comparar de que como, o Brasil e a maioria das nações estão décadas à frente.
Por quê? Porque tudo e uma questão de atitude.

Marcos Hans (revisado Fevereiro de 2022)

 гугл поисковая система россияofficial website

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.