De acordo com a revista Reader’s Digest, conhecida aqui no Brasil como Seleções, um dos maiores medos do ser humano é o medo de levantar-se e falar em público, e por isso, aqui algumas dicas para superar esta ansiedade.
Primeiro. Morrem pessoas em todas as situações, profissões e atividades. Morrer ao falar em público é uma das mais raras. Tem-se conhecimento de raros casos na história. Portanto, ter medo de falar em público porque você vai achar que morrer neste momento: esqueça. Mensagem. É seguro falar em público.
Segundo. Se você fizer um passeio em cima de uma mula, você quase vai dormir. Ela vai devagar e a viagem será tranqüila. Agora se você fizer um passeio com um cavalo de corrida, ele vai pular por cima de tudo e a viagem não será tão tranqüila e a adrenalina vai entrar mais no seu sangue. Mensagem. Se você ficar nervoso antes de falar e principalmente no começo, lembre-se: Seja grato por não ser uma mula e sim um cavalo de raça. Só foi uma analogia.
Terceiro. Não tente impressionar ninguém, com grandes começos, entradas triunfais. Ao começar a falar, abra um sorriso que deve vir do fundo do seu ser e comece a falar olhando para uma pessoa, logo para outra, olhando nos olhos e depois olhe para a platéia, não interessa se são 10 ou 500 e ai você vai adquirindo confiança em você mesmo. E quando você se der conta, já está na hora de encerrar.
Finalmente. Se você puder tornar o assunto específico para algumas pessoas ou um grupo, você vai captar a atenção mais facilmente. Fale de incidentes pessoais, de suas experiências relacionadas ao assunto e envolva emoção.
No caso de você estar pensando porque deveria preparar e falar em público em alguma ocasião tenha o seguinte em mente. O público pensa que quem consegue levantar e falar, sem bater os joelhos é mais inteligente que a média. Obviamente, isto não é verdade, mas a percepção é importante. Aprender a falar em público, pode lhe ajudar na vida familiar e no seu trabalho, na sua empresa.
E finalizando de verdade: Para aprender a nadar, definitivamente você tem que se jogar na piscina e nas primeiras vezes tomar um pouco de água. E é assim também em aprender a falar em publico.
Tudo é uma questão de atitude.
Sobre o Autor