EMIRADOS ÁRABES UNIDOS Oct/Nov 2022

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS Oct/Nov 2022

   EMIRADOS ÁRABES UNIDOS Déjà Vu Oct/Nov  2022

    Dubai- Abu Dabhi

                      
-fotos-https://drive.google.com/drive/folders/11cHbGuav7dwhRwu0-z0Fp3CeogZ7_eY-

-vídeo 1-       https://youtu.be/nOhY8GsAqpE          
-video 2- https://youtu.be/8cfwZzXbsrw

         –Emirados Árabes Unidos são uma confederação localizada no Golfo Pérsico, formada por monarquias, cada uma detendo sua soberania, chamadas emirados. Os Emirados Árabes Unidos fazem fronteira com Omã e com a Arábia Saudita. Os sete emirados são Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira. A capital e a segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi e também a mais rica. São quase 10 milhões de habitantes e independentes do Reino Unidos desde 1971. A riqueza è do petróleo, tem a sexta maior reserva do mundo.
– É uma viagem Déjà Vu, já visto antes. Em 2010 com a Lauren estivemos aqui , em Dubai e Abu Dabhi. A caminho do Yemem e Bahrein, a passagem pelos Emirados Árabes foi necessária.

-Em vôo de 12 horas da Ethiopian Airlines de São Paulo a Addis Ababa na Etiópia e dali mais 4 horas até Dubai. Mais 3 horas de ônibus até a estação central de ônibus em Abu Dabhi. Até o hotel outro ônibus à Khalifa Street para localizar o hotel entre muitos um ao lado do outro. Do hotel até o mar uma quadra. Tudo enorme, limpo, muito calor. Irrigação por gotejamento , aspersores  automáticos de água nas praças e em tudo que é plantado,  pessoas usando  guarda sol para se proteger do sol. O país quase todos está localizado em um deserto. As paradas de ônibus, são fechadas com circulação de ar para amenizar o constante calor. No auge do verão as temperaturas alcançam 45C.

-O que se destaca no país, em todas as direções em todos os detalhes, é a arquitetura ousada, diferente, revolucionária. Ao sair de Dubai de ônibus para Abu Dabhi os enormes edifícios, com contorno ultramodernos, muito vidro,  cor de ouro. E de repente lá longe o edifício , ainda o mais alto, o imponente, Burj Khalifa. Uma junção de arquitetura islâmica, egípcia, marroquina, asiática. Muito equilibrada e simétrica.

-A mesquita Sheikh Zayed é um exemplo desta arquitetura. É uma das maiores mesquitas do mundo . Atualmente com uma entrada subterrânea nova, desde 2020, é um difusor da religião e cultura islâmica. Atração religiosa e turística imperdível. A filosofia da beleza, a harmonia nos desenhos simplesmente chega a perfeição. Em 1444, marca o relógio das preces com os horário, ano islâmico , portante 578 D.C. quando o último projeta Maomé revelou a doutrina. Atualmente o Islamismo é a segunda maior religião , após do Cristianismo.

         -Este texto foi escrito enquanto estava no Oriente Médio, em Abu Dabhi, Dubai e Bahrain   em outubro e novembro  de 2022. Nome dia 6 de novembro, na comoração de mais um aniversário , passei o dia em Dubai. Está é uma viagem De javu, em 2010 estive aqui com minha filha , quando em um minuto subimos de elevador o Burj Khalifa. 

– São 12 anos e o Burj Khalifa está em pé e mais pujante que na inauguração. O aquário gigante, com livre passagem no início, hoje é necessário adquirir um ticket para entrar. Muito diferente de Abu Dabhi. Mais pessoas, mais prédios, mais de tudo, O Dubai mall, prédio mais visitado em 2011 do mundo, é um labirinto de consumo. Todo complexo ao redor do Burj Khalifa, ainda o prédio mais alto  do mundo, é um poço de petróleo em produção  , aparentemente sem fim. 

                         – O petróleo foi descoberto aqui em 1950. A história das últimas décadas demonstra o que o poder  econômico pode fazer em um deserto. E capaz de mudar a história da atual civilização. No passado Constantinopla era a capital do mundo, Ainda, na atualidade New York e WA DC são os protagonistas. No Oriente os Imperadores  Chineses acordaram e Os Reis e Sheiks do Petróleo estão fazendo o papel dos Faraós do Egito, que ainda não acordaram. 

                               – Do aeroporto, em 15 minutos já liberado pelo controle de passaporte e já recebido um chip para o celular para 24 horas. A viagem de metrô levou 20 minutos até a estação Burj Khalifa/ Dubai Mall. Os prédios não cabem em uma foto normal. É necessário se abaixar, esticar e ser criativo para tirar uma foto inteira. Agora com o recurso de foto panorâmica fica mais fácil. 

– Está região toda está em um grande deserto. A riqueza vem do petróleo. Aventuras e passeios no deserto fazem parte da cultura local.
– Registro que estive em Dubai em 06/11/2022 inaugurando uma série de viagens para lugares distintos em comemoração a mais uma volta completa da terra em torno do astro rei, o sol, durante minha existência no planeta.

                – Estás são minhas expedições em uma missão para descobrir novas culturas, geografias e ir a audaciosamente a lugares onde nunca estive antes. 

                – Por quê? Porque é mais tarde do que você pensa. Porque  viajar faz bem para saúde, para a cultura pessoal. O tempo urge

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243p

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.