Desde os Sumérios ou qualquer outra civilização , dois mais dois são quatro. Este ensinamento se repete infinitamente, como se este tipo de conhecimento garantisse sucesso na vida adulta. Isto leva a uma simples pergunta com resposta múltipla.
Porque as crianças precisam ir para a escola?
a) Pra estudar e ser alguém na vida?
b) Porque os pais trabalham e é preciso ocupar o tempo delas com alguma coisa.
c) Porque sim.
d) Todas as alternativas.
e) Outras alternativas.
Somente para analisar uma. Digamos que a resposta para ser alguém na vida seja a mais aceita. Na seqüência, faculdade, profissão, bom emprego, casar, ter filhos, ficar idoso e morrer.
Mas há um grande problema aqui. Somos mais de 7 bilhões de pessoas no mundo e com esta receita de bolo que a maioria dos pais passam para os filhos, de que basta estudar para ser alguém na vida, não cola mais. É muita gente, muita concorrência. A maioria das escolas a que temos acesso ensinam a mesma coisa, o problema é que dento de uma sala existem diferentes tipos de pessoas com diferentes aptidões. Imagine se um técnico de futebol resolvesse treinar o grupo de jogadores para uma função apenas: lateral direito.
Com esta premissa inicial, sem desencorajar ninguém mas sim fazer pensar e depois agir urgentemente, adiciono outra premissa , esta de Robert kiosaki , autor do livro Pai Rico Pai Pobre. ” Meu filho, estude o suficiente, em uma escola e faculdade regular , não muito cara e conheça o mundo, as culturas e idiomas dos diversos povos e seja criativo para montar um negócio, uma empresa e fazer muitos trabalharem para você.”
O sucesso que tenho, nas diversas áreas de minha vida, com certeza não aprendi no curso de Administração que não terminei na Unisinos, mas sim dos cursos extra curriculares , especialmente o de oratório e comunicação eficaz, das viagens pelo mundo, da curiosidade em explorar novos assuntos e por ser criativo, corajoso e principalmente por atitudes que muitas vezes surpreendiam os outros e a mim mesmo.
Não pare de estudar, de se formar, de ter o canudo. Muitas áreas o exigem por primeiro. Se você é do mundo dos negócios, área que proporciona mais liberdade de ação na vida, existem probabilidade de variantes.
Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Sobre o Autor