Na antiguidade a capital do Mundo era Constantinopla, hoje Istambul. Depois foi Roma. Mais recentemente Londres. Atualmente é Washington D.C. Estados Unidos da América. Cheguei com neve por todo lado. Uma das maiores tempestades dos últimos anos. Tudo parou. No dia que cheguei as coisas começaram a funcionar. Assim como a enchente e as chuvas atrapalham nosso dia a dia, aqui a neve faz o trabalho. É a natureza como maior poder do mundo. A natureza manda em tudo. Todos sempre queremos saber como vai ser o tempo, frio, calor, chuvas, neve, tempestades, vulcões, tsunamis.
Para sobreviver aqui não basta a roupa do corpo de um par de chinelos, como acontece nos países de clima tropical. Existe a classe pobre, mas é um pobre diferente do que costumamos ver em nosso país. É um pobre mais preparado para as intempéries mais severas.
Parecia cena de filme de ficção cientifica. A cidade estava abandonada, algumas pessoas caminhando com dificuldade entre a neve, caindo, parecia estarem fugindo. Vi nos noticiários que vários estavam realmente fugindo para o sul, para a Flórida. Clima parecido com o do Brasil.
As intempéries do Brasil são outras, são políticas, são econômicas. Em termos de clima ainda somos um paraíso, invejado por muitos e desejado por mais ainda. Portanto, não podemos reclamar. Devemos sim aproveitar este clima, que deixa sem dúvidas as pessoas mais alegres. Por isto, somos alegres por natureza. O sol é a fonte de energia do Brasileiro, que independente do que os políticos aprontam, não desanima.
Pense sobre isto. Tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor