Beijing- China maio 2013
–Confira algumas fotos no onedrive – https://1drv.ms/u/s!AuwEJ-_opc9z0gFgi-Ny9OVreANS?e=V4ggdy
–Uma das cidades mais populosas do mundo. Último censo aponta 21.000.000 habitantes. Trânsito com revezando no,uso de carros conforme final da placa. Poluição acima dos limites que o ser humano suporta sem ficar doente. Pessoas usando mascaras é normal. A embaixada americana faz suas próprias medições de ar para informar aos turistas de seu pais. Agora o People’s Republica of China também começou a monitorar.
Tiananmen Square, Cidade proibida, muralha da China, o Estádio Nacional feito para as Olimpíadas são símbolos nacionais. O comunismo como ouvimos falar e ler, já não existe mais desta forma. O governo ainda é comunista, mas o mercado é capitalista. A China experimenta os dois sistemas. Hong Kong é capitalista, independente, mas ligada ao governo central. Assim também é em Macau.
–
–Estive aqui de passagem, pois jantava visitado Beijing anteriormente, de passagem para ir a Xi’an , Xining e Lhasa no Tibet.
–
-Do aeroporto para o centro da cidade, de trem expresso, se percebe o verde, muitas arvores plantadas nas novas rodovias. Medidas para amenizar a poluição. A limpeza impressiona. O subway sempre cheio, está sempre limpo.
–
-Saindo de Beijing, de trem, em direção a Xi’an, a cidade mais antiga da China, se avista imediatamente plantações, na maioria com cuidados manuais. Vastas regiões de verde. Conclusão, o homem gosta de se acumular em centros e isto é uma tendência mundial. Até onde isto vai? Que qualidade de vida este sistema proporciona ao ser humano?
É a primeira vez, de que se tem registro que temos esta população gigante, mais de sete bilhões de seres humanos e na maioria aglomerados em grandes centros.
-E venha conferir pessoalmente a China. Porque viajar é preciso, faz bem a saúde mentalmente física , é divertido e desafiante.
–
-A propósito, quando se fala em produtos da China, o que vem a mente imediatamente é preço e qualidade baixa. Isto está mudando rapidamente, a qualidade sendo aprimorada pelos processos de fabricação globais e o preço, aos poucos vai se adequar, porque a mão de obra barata está com os anos contados. Embora eles tenham perdido a era da industrialização, optanto por ficar na agricultura, Den Xiao Ping, abriu a China para o mundo e estão recuperando terreno rapidinho.
–
-Marcos Hans
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy professional tourist.
Past Grand Secretary of Foreign Affairs,Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum. https://www.sejalider.com.br/?p=4243
Sobre o Autor