Educação e Ensino.

Educação e Ensino.

Educação é o que se aprende na família, no berço, junto com os pais. Ensino é o conhecimento adquirido na escola. Portanto temos aí uma diferença enorme. Podemos ter um letrado mal educado e um analfabeto bem educado.

A dificuldade na educação, na atualidade, é a falta de um convívio familiar mais assíduo. Rotina do trabalho, o que na maioria dos casos não permite almoço em família.Um final de dia típico é mais o menos o seguinte: Os filhos, em seus quartos no computador ou na TV, a mãe assistindo novela e o pai, futebol ou noticias ou reuniões de terceiro expediente.

A facilidade do ensino é pensar, agir e ter como certeza de que se os filhos estão na escola, com mil e uma atividades extra curriculares, a missão está sendo cumprida. Temos um Ministério de Educação que deveria se chamar Ministério do Ensino, pois é só disto que ele cuida, e ainda precariamente.

Tolstói, considerado um dos maiores escritores dos tempos modernos. Liev Tostói nasceu em 9 de setembro de 1828 e morreu em 20 de novembro de 1910, com 82 anos em um trem com pneumonia. Um de seus pensamentos é que a verdadeira felicidade está nos momentos suaves do convívio familiar e ali a educação do ser humano cria forma.

Algumas frases de Tolstói para refletir:

¨Os homens distinguem-se entre si também neste caso: alguns primeiro pensam, depois falam e, em seguida, agem; outros, ao contrário, primeiro falam, depois agem e, por fim, pensam. ¨

¨A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família. ¨

¨Não é possível ser bom pela metade. ¨

Adolescentes envolvidos com drogas, com comportamentos violentos, tanto ao seu corpo como ao próximo, assassinatos, é um típico cenário de falta de educação. Os pais, que tem esta responsabilidade por moral e por lei, deixaram de cumprir seu dever. Deixaram para a escola, para o perigo da rua, para os traficantes, para a TV, para o não cumprimento de horários ou de limites. Não significa uma ditadura, mas sim, impor sim, limites. O ser humano precisa de limites, ele gosta de saber os limites. Se o deixar a deriva, ele caminha sozinho para o caos.

Tenha em mente a enorme diferença entre educação e ensino. Exemplos valem mais que palavras. Uma pessoa de palavra, aquela que vale como um fio de bigode, sem assinatura, é sem dúvida uma pessoa bem educada. A palavra de um ser humano, homem ou mulher, não pode ter variação para menos ou mais, ou é ou não é.

Tudo é uma questão de atitude.

Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)

“Я-заснял”translate slovak to english

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.