Ukraine – Kiev ( 124 in the list of Countries Visited )

           Ukraine – Kiev ( 124 in the list of Countries Visited )
Ukraine, Ucrânia, com uma população de 42 milhões, já eram 50 milhões mas conforme os locais hoje menos de 30 milhões. Recentes eventos, como o de 2014 quando a população tentou se revoltar contra o governo, quando mais de 100 foram mortos por atiradores de elite, na independente Square, Maidan Square, muitos deixaram o país, a procura de trabalho e de melhores condições de vida.
– O passado ainda atormenta o país. Entre 1932 e 1933 o Holodomor , que significa, morte por fome, foi implementado pelo governo de Stálin, em um total de 10 milhões de pessoas. Na comemoração , por incrível que parece, o memorial foi construído onde filmes e relação dos executados são exibidos. Literalmente os alimentos de qualquer natureza foram retirados assim como o acesso aos campos de trigo e durante o inverno as pessoas foram tiradas das casas, junto às crianças, inclusive as recém nascidas, e assim padeceram. Método aperfeiçoado pelos Nazistas, pois demorava muito tirar os alimentos, e eis que surgem as câmeras de gás.
– Falei com jovens que estavam na praça, atuando com fantasias para tiara fotos , sobre a situação atual. O governo não permite demonstrações de protesto e a policia dispersa qualquer tentativa. Após a independência em 1991, praticamente nada em termos de infraestrutura foi feito. São o mesmo número de estações de Metrô que existiam na época do comunismo. São os mesmos prédios gigantescos construídos na era Stálin. Eleições presidências estão marcadas  no segundo turno para 21 de abril de 2019. Estou aqui no dia 18 de abril.
– As muitas igrejas, tanto da Igreja Ortodoxa Russa e da Ukraine, rivais na ocupação dos espaços, são bem conservadas e para turista ver, pois em muitas há cerimônias uma vez por ano. Com o comunismo destruindo as igrejas e tentando apagar tudo de religião, e as reconstruções após, deixou o povo em dúvida, afinal o devemos fazer? Adotar uma religião ou não ?
– O bairro mais antigo, Podil, onde a nostalgia se reflete nos antigos Trams movidos a eletricidade , alguns enferrujados, mas com WIfi. Embarquei em um. Cada passageiro vai com o valor na cabine do maquinista e na sequência fura seu ticket em uma prensa que está na janela. E eles circulam entre os,carros, porém sobre os trilhos.
– O metrô, da época comunista, limpíssimo, funciona muito bem. A estação mais profunda da Europa , está aqui em Kiev com 346 pés, 105 metros A mais profunda do planeta está em Pyongyang, na Coreia do Norte com 360 pés., 109 metros,
Comunismo com Stálin, Herói ou Tirano, depende de quem conta a história. Invasão Nazista. Independência em 1991. A Rússia recentemente anexou a Crimeia e outros territórios. Ucrânia está no meio do União Européia e Rússia. Portanto, ainda procurando seu lugar e por isto a população diminui porque muitos foram para outros países, as mortes naturais e poucos filhos por conta da evasão. No mais tudo normal aqui. Mc Donald, KFC, pizzarias, teatros, cervejas em garrafas de plásticos até dois litros em todos os lugares.
– O museu da segunda guerra , onde está gigante estátua , Motherland, a mãe da terra, com uma espada apontando uma  para o alto e na outra mão um escudo com o emblema da foice e martelo , demonstra o tamanho da vitória contra os nazistas. Outra vitória é necessária para que o capitalismo faça sentir para todos a riqueza que é capaz de produzir, aliás , está vitória o Brasil e tantos outros países precisam.
– A avenida Khreshchatyk, de 1,2 km, onde está a maior loja de departamentos, TSUM, impressiona pelo prédio, pela exposição da mercadoria tipo Harrods e Selfridge em Londres e pelo Terraço que proporciona uma vista incrível da cidade.
– Estandes de tiro são comuns aqui pois o culto as armas da época das guerras proporciona está prática. Participar com armas somente usadas na guerra é experiência diferente.
Ukraine , Ucrânia, Kiev, história com sobressaltos , arquitetura fantástica é um futuro também fantástico.
– Por quê? Porque movimentar-se e viajar é preciso e porque quero ir com intensidade para lugares onde nunca estive antes.
– E porque tudo é uma questão de atitude.

Fotos-https://drive.google.com/drive/folders/1-aXjpcF4N2aAQQq7IZahE2qK7mkzYavS
Marcos HANS
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum. http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share