Transnistria – April 2019 ( 126 on the list of visited countries, not on UN list))

    Transnistria –  April 2019 ( 126 on the list of visited countries, not on UN list))

                               Pridnestrovian Moldovian Republic  -PMR

             – O não reconhecido país da Transnistria, é um pós soviético conflito congelado situado em faixa de terras estreita, com 200 km de comprimento,  entre Moldávia e Ucrânia, conhecido como Pridnestrovian Moldovian Republic. O país celebra a herança soviética, estátuas de Lenin e a bandeira é a única no mundo  que ainda mantém a foice e o martelo. Dia da independência , Dois de setembro de 1990, após um conflito rápido com a Moldovia onde milhares de soldados pereceram conforme o monumento no centro da cidade.

              Tiraspol é a capital com população de 130.000 mil habitantes. O país ao todo tem 500.000 habitantes. Divididos entre Russos, Ukranianos e Moldovians. Tem a sua própria moeda, Transnistrian Ruble.

               – Não é comunismo , é outra forma de controle e exploração. Quase tudo pertence a organização Sheriff, supermercados, postos de combustível, hotéis, academia, prédios para locação. Portanto uma economia sem competição. O governo, eleito sempre patrocinado por esta organização que se ajudam mutuamente. A organização é enigmática pois o dono não mora aqui e não é sabido  onde está porém está profundamente ramificado aqui, e também ninguém se importa pois não podem fazer nada a respeito.

               – A Rússia não reconhece o País, mas fornece todo o apoio. As bandeiras da Rússia estão sempre junto às da Transnistria. Por ser um território, aparentemente sem lei e fora do radar internacional, a Rússia usa o território para  experiências e armazenamento de material secretamente.

                – Na vila de Kitskany, do outro lado do Rio , que atravessei de barca sem motor, está o monastério Nemat, famosa no mundo da Igreja Ortodoxa Russa, com 150 anos e lugar de peregrinação anual de féis de Moscow, St Petersburgo e outros. 

                Avenidas largas, preparadas para os desfiles anuais, na época do Comunismo. Estátuas e bustos de Lenin estão em diversos lugares e sempre gigantes e pomposas. Lenin foi o idealizador da revolução contra os  Czares em 1917.

                – A avenida principal, decorado com bandeiras, com o emblema do país, com a foice e martelo, com luzes a noite, parece que foi inaugurada ontem. O patriotismo e afirmação de país é constante. Já fazem 29anos, desde 1992 e pelo que se vê estão se mantendo firme.

                  – Na cidade Bender , com 50000 habitantes, outro monumento com um tanque de guerra . Outra  casa de cultura, hoje 7m cinema , outra   estátua de Lênin, agora com asmdatas de nascimento e morte, 1870-1924. Viveu 54 anos. liderou a revolução em 1917 sete anos depois se despediu. A estação de trem de Bender enorme e vazia. Um trem por semana de Odessa em direção a Moscow. Depois de visitar,varias cidades , se conclui rapidamente à semelhança entremetidas. Avenidas largas, praças grandes, casas de cultura com teatro e estátuas dos líderes. Atualmente acrescido a isto estão Mac Donald, Pizza Domino, Burger King, Ibis Hotel, Uber e marcas de roupas internacionais. 

                      Transnistria, um país no limbo da comunidade internacional e isto se reflete no comércio  e isto por sua vez na vida das pessoas,nos seus objetivos de crescimento pessoal pois ficam limitados e circunscritos ao que o novo país oferece. Um país de um dono, de um partido que se mantém no poder pelo poder econômico.

                           – A história continua se repetindo. Civilizações apagam os marcos das civilizações anteriores, veja os Faraós Egípcios  Regimes apagam os feitos e marcas dos anteriores, veja os comunistas e a descomunizacso com mudança de nomes de ruas , de placas com símbolos  do regime .Governos democráticos anulam decretos e leis dos anteriores, veja as modernas democracias. Assim as coisas acontecem e na minha vida ou na  sua, o que interessa no final é como você passou por aqui e se você deixou sua marca. Se for resistente , permanecerá por algum tempo , depois  desvanecerá  a medida que o tempo for passando.

                             Viajar é um dos melhores entretenimentos atuais. Aviões,  trens, ônibus, salas de aeroporto , grupos de viagem, lugares fora da rota , culturas, costumes, comidas diferentes. E porque Tudo é uma questão de atitude. 

Fotos – https://drive.google.com/drive/folders/1-j5pPAVXJZdr2DzetSMd-3yw7FX-JafU

Marcos HANS 

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share