The Republic of Azerbaijan

The Republic of Azerbaijan

img_0137             The Republic of Azerbaijan
-A República Democrática do Azerbaijão, foi incorporado à União Soviética em 1920 e proclamou sua independência em 1991, antes da dissolução da União Soviética. A população é composta majoritariamente por muçulmanos e, ao mesmo tempo, secular. A capital é Baku e também a principal cidade.Localizado na Ásia Ocidental, com um território de 86.600 km², dimensões um pouco menores que as do estado de Pernambuco. A população é de cerca de 9 milhões. Localiza-se na região do Cáucaso, área limítrofe entre Europa e Ásia denominada Eurásia. Cerca de 3m vivem na capital Baku.
-Do aeroporto internacional até o centro já é possível concluir que Baku é uma Dubai em termos de arquitetura contemporânea. Muitos edifícios com desenhos distantes da era União soviética. Neste dia 26 de setembro quando estive aqui, ocorreu o referendum para aumentar o prazo do mandato do atual presidente e o resultado foi positivo com 65% votando a favor da extensão do mandato do presidente, filho do fundador da Nação desde a independência.
– O mar Cáspio, um grande lago salgado é o charme da cidade. Enormes e bem cuidados praças. Muitas árvores e muitos,espaços,públicos,bem conservados. É uma cidade bonita, limpa, histórica que dá era união soviética mantém o estilo ostensivo da polícia o que é muito positivo. As ruínas e bem conservadas muralhas da cidade antiga do século XII, são atrativo turístico e lojas ao estilo de 1001 noites usam como estes corredores e passagens para manter o clima de magia e misticismo. A Maidem Tower é um dos cartões postais da cidade pois é um torre bem conservada do século XII.
– Impressiona o conjunto de três edifícios em forma de chama simbolizando o fogo eterno que os antepassados acreditavam ser um milagre, porém alimentas por gás metano. Gas e petróleo é a principal riqueza na atualidade. O turismo tem se desenvolvido nos últimos cinco anos.
– Atmosfera de cidade européia ou asiática , ainda é um mix, rapidamente adaptada ao mundo moderno deixando para trás a era União Soviética inclusive disfarçando a arquitetura russa nos prédios.
– Azerbaijan, conhecida como Terra do fogo eterno, o que pode ser conferida da Montanha Yanagard nas proximidades de Baku, cujo fogo já queima por mais de 4000 anos, resultado da queima de gás metano muito próximo à superfície. Estas chamas eternas fazem parte do cartão postal moderno da cidade de Baku com 3 enormes edifícios em forma de chama.
– Na municipalidade de Gobustan está o Petroglifos Museu, quem viaja ao passado através da arqueologia estudando os desenhos nas pedras. Desenhos em pedras , retratando o dia a dia das diversas eras do ser humano conhecidas, estão em todos os cantos desde planeta. O homem desde tempos imemoriais, procura o sentido para as coisas que faz.
– O filosófico alemão judeu Ernst Cassirer(1874-1945) resume muito bem este dilema: O homem não pode escapar de seus próprios progressos. Precisa adotar as condições de suampropria,vida. Não somente em um mundo físico, mas ele vive em universo simbólico. Linguagem, mitos,e religiao fazem parte desde universo.
-” Man cannot escape from his own achievement. He cannot but adopt the conditions of his own life. No longer in a merely physical universe, man lives in a symbolic universe. Language, myth, art, and religion are parts of this universe.”
– Sobre a Guerra de Nagorno-Karabakh , entre 1988 e 1994 quando foi assinado um tratado paz, ainda em vigor, mais de 16000 mortos e 60000 feridos, tem faíscas permanente assim como o fogo eterno do Azerbaijão.
– Em direção à fronteira com a Geórgia, cerca de 450km de Baku, se tem a visão da vida do interior. Muitas ovelhas, cabras, vacas, todos soltos em campos sem cerca, portanto se movimentam pela estrada. A concentração de Ladas, carro Russo de origem Italiana, robusto, é enorme. Para onde você olha tem um Lada, das mais diversas cores, mesmo em Baku, na capital, ao lado das Mercedez, BMW, Bentley. A maioria são da década de cinquenta. Última edição foi em 1998.
– A gasolina e o gás são baratos aqui em relação aos nossos preços. Porque, obviamente são produtores de petróleo e gás e vendem para os países vizinhos e as reservas são para os próximos 50 anos. Tubulações de gás externas e aéreas são visíveis em todo interior. Na capital já está subterrâneo. Facilita manutenção e se tem vazamento vai para a atmosfera sem perigo de acumular e explodir.
– O contato com outras culturas, com outros viajantes sempre esbarra no julgamento que se faz baseado no próprio background, ou seja, na educação recebida da família, escola, do governo de seu país , das culturas visitaras , mas principalmente pela inclinação nata de julgar tudo pelo pequeno círculo, ou quadrado que cada ser vive.

– Em mais uma citação de Ernst Cassirer, um resumo : “O homem está sempre inclinado a considerar o pequeno círculo em que vive o centro do mundo e assim o fazer o seu próprio mundo particular, privado como modelo do universo. Porém o homem precisa abrir mão está pretensão, está maneira provincial de pensar e julgar.”
-“Man is always inclined to regard the small circle in which he lives as the center of the world and to make his particular, private life the standard of the universe. But he must give up this vain pretense, this petty provincial way of thinking and judging.”
– O povo, as pessoas, as crianças, os velhos, os jovens, todos são muito expontâneos, receptivos e não se intimidam com a limitação do idioma. minha impressão é das melhores desta nação, ex república soviética tão pouco conhecida.
– Viajar expande a consciência e tudo fica melhor, mais colorido antes, durante e depois de já, viagem.
-Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.

pictures –https://drive.google.com/open?id=0Bz9_qUt1B-ERLTd2dEVnQWtyaEU

Marcos Hans

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum. http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.