THE GRANDE LODGE OF AF&AM OF INDIA

THE GRANDE LODGE OF AF&AM OF INDIA

Visitei a Grande Loja Maçônica da India em Junho de 2012, mais precisamente dia 23 de junho, véspera do dia de Sao João, o Evangelista, patrono da Maçonaria. Neste dia, uma das lojas estava promovendo um dia de doação de sangue. Presenciei a abertura do evento pelo Regional Grand Master of Northern India Bro. K.K. GAUTAN, que também é o Deputy Grand Master, ou seja o segundo em comando.

No portão da entrada da Grande Loja, localizada no centro de New Dehli, faixas convocando para a doação de sangue e distribuição de bebidas. O calor nesta época do ano é ao redor de 42 C, ou seja muito quente. Junto a Grande Loja, no mesmo terreno existe uma clinica, mantida pela maçonaria da India, o General Williams Masonic Polyclinic. Na ocasião para o dia 24 de junho estava previsto um check up gratuito para quem se apresentasse. Fui perguntar na recepção do hospital sobre a forma de pagamento dos tratamentos. Um mínimo de 35 Indian Ruppies, ou seja muito , muito mais acessível que outros serviços do governo ou particulares.

É a maçonaria em ação atendendo necessidades locais, com o objetivo de tornar a humanidade mais feliz.

Ao conversar com o Grão Mestre Adjunto, Deputy Grand Master Ir. GAUTAM, perguntei sobre a situação atual da maçonaria na India, se esta crescendo em números e se jovens estão solicitando ingresso. Respostas: A maçonaria começou aqui pelas forças armadas da Inglaterra(British Army) e portanto somente eles podiam participar. Na abertura para Indianos, somente pessoas ricas e com títulos nobres eram convidadas, Desde a década de 20 houve a abertura para pessoas comuns.E aí esclareceu que permanece o problema de idioma, pois tudo é conduzido em inglês, mas em um inglês britânico arcaico, ou seja de difícil compreensão e isto impede muitos de participar.

Atualmente são mais de 18000 maçons na India e que pessoas na faixa dos 30 aos 40 estão solicitando ingresso.

Fui calorosamente recebido e logo percebi a diversidade de religião dos irmãos, ou seja, Hindus, Sikh, Cristãos. Participei no dia 24 de junho, a noite na Grande Loja em comemoração ao dia de São João um jantar cultural . Universal Brotherhood Day porque é o dia que a maçonaria universal comemora sua fundação em 1717 formando a primeira
Grande loja ou a Grande Loja da Inglaterra. Os Irs. Rakesh Bhan Dass , PM da Loja Justitia, 137 e Kammy Gahunia estiveram comigo o tempo todo.

A Grande Loja da India está dirigindo a conferência Mundial de Grandes Lojas agora em Novembro /2012 na cidade de Chennai, Sul da India. Estarei presente neste evento, uma vez que sou o Grande Representante da Grande Loja do Rio Grande perante a Grande Loja da India, motivo também desta visita. O Grande Representante, deve fazer contato com a Grande Loja que representa, periodicamente para trocar informações e manter a relação das respectivas Grandes Lojas acessa, e isto vim fazer aqui, no final da viagem pela Ásia que comecei por Shangai na China,Katmandu no Nepal, Thimpu no
A Grande Loja mantém Loja de Marca ( Royal Arch Americano) e Royal Ark( Inglês). O Royal Arch é dirigido pelo Ir. AJAY BHARGAVA. A propósito, a freqüência das reuniões das lojas é mensal.

Participei no dia 25 de junho de 2012 na sessão da Lodge INDUS 284. A ordem do dia era Exaltação de dois companheiros , Bro. R.P.Yadad e Bro Rajinder Aggarwal. O Worshipful Master Bro. Sudnir Gambhir mais os Bro. Amit Khemka(PM),Kuldip Kumar Sharma(IPM), Avtar Chagger(from UK) e Ambhoj Kumar Sinha me receberam com hospitalidade indiana. Após a cerimônia, houve um jantar ritualistico com comida indiana. Na loja tem Irs. Hindus, Cristãos e Sikh.Os livros das diversas religiões estão sob o altar.

Foi uma experiência interessante, principalmente por presenciar a atividade externa, com o programa de doação de sangue e ver o hospital ao lado da Grande Loja. Isto se chama, sair dos templos para a ação. Fé sem atos não é o suficiente, são necessárias atitudes que materializem os projetos.
Por quê? Porque é meu dever como Grande Representante fazer este contato e principalmente porque tudo é uma questão de atitude.

Vide algumas fotos.

Link album completo Asia tour

http://sdrv.ms/OPVaCB

Link album Visita GL da India e participacao Loja Hindu 284

 http://sdrv.ms/KTwG91

Marcos Hans
Past Master,33 , MRA, SEM, KT, FRC, Shriner, SRC VII, TOM
Representante da Grand Lodge of India.
Ex-Secretario de Relações Exterior do GLMERGs
Filiado a ARLS Cidade de Montenegro, 230/ Templo a Virtude 216/ 269 Eureka North Shore(USA)
Membro da Quattuor Coronatti , 2076- Londres
Membro da Scottish Rite Reseach Society WA DC
Member of the Grand Council of Allied Masonic Degrees USA
Membro Honorário da Grande Loja da Bahia./ em maio/2011.сколько стоит создание и поддержка сайтаtry this website

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.