Republic of Uzbekistan – Republic of Karakalpakistan September 2016

Republic of Uzbekistan – Republic of Karakalpakistan September 2016

  • img_0134Republic of Uzbekistan
    Republic of Karakalpakistan
    September 2016

-O Uzbequistão ou Uzbekistan é um país na Ásia Central e uma das repúblicas que formavam a extinta União Soviética. Sem costa marítima. Sua capital é a cidade de Tashkent.
-A Ásia central é composta por: Kyrgyzstan (5.7b), Turkmenistan(5.2b), Kazakhstan(17.0m)) ,Uzbekistan(30m),Tajikistan(8.0m), e às vezes o Afghanistan (31.0m)é incluído.
– As cidades principais e às quais visite: Tashkent, Samarkand, Bukhara e Khiva.
-O presidente Islan Karimov, no poder a 27 anos , sofreu um acidente cerebral e acabou falecendo dia 2 de setembro de 2016 enquanto celebrava com os atletas que voltaram das olimpíadas do Rio de Janeiro. Considerado um dos líderes mais autoritários dos regimes pós União Soviética.
– A cidade de Tashkent , capital é extremamente limpa, organizada com largas avenidas , com muitos parques e monumentos em memória aos que participaram das guerras junto com a Rússia. Os carros na maioria brancos por causa do intenso calor no verão, são também na maioria da GM que assumiu a falência da coreana Daewoo. Em 1966 a cidade foi literalmente destruída por um terremoto de 9.1 na escala richter e após decisão de manter a capital aqui , o poder central e nações vizinhas juntaram esforços e dinheiro e em cinco anos construíram uma nova cidade . O monumento alusivo ao terremoto mostra a hora, aproximadamente às 4h35m da manhã . Poucos morreram porque no alto do verão normalmente as pessoas dormem nos jardins a céu aberto e isto os protegeu. Em 1966 as notícias não atravessavam o mundo em minutos e ainda em um regime comunista fechado da URSS ,menos ainda.
-O metrô que usa estações que foram construídas como bunkers , são grandes, limpíssimas, com decorações artísticas, candelabros e policiamento ostensivo. Lembra as estações da Korea do Norte e Moscow.
– Uma das cidades mais visitadas é SAMARKAND. Conhecida como cidade das mesquitas e mausoléus está localizado na antiga Rota da Seda, a antiga rota que ligava China até o Mediterrâneo. O lugar mais central é a praça Registan onde três madrassas (escola para crianças )datadas de séculos XV e XVII. Logo ali está a tumba de Timur – Tamerlane, fundador do Império Timurid.
– Atualmente não existe mais a rota da seda mas sim rotas de asfalto que ligam todos estes países além das rotas marítimas e aéreas e mais recentemente a rota da Internet. Interessante é comparar e sentir como os negócios , a religião e o modo de vida era na época e suas influências para a atualidade. Aqui é o berço do Zoroastrismo que influenciou as muitas práticas do Cristianismo e outros movimentos religiosos.
-O observatório astronômico de Ulugh Beg do século XIII foi o maior da Ásia e se adiantou a outros cientistas da época, como Copernico. Foi destruído logo após sua decapitação pois mudava os paradigmas religiosos e científicos da época. Foi descoberto no século XVIII e atualmente um museu e parte da construção aqui em Samarkand é atração turística e científica.
-Bukhara e a antiga capital do Uzbekistan, era uma importante passagem e parada da rota da seda e o maior centro da teologia islâmica e cultura. Muitos bem preservadas mesquitas, madrastas e lugares onde as caravanas pararam . A cidade antiga está no centro da cidade nova. Calor de 35C no verão quando estive aqui em setembro. O único Hamam (casa de banho) em funcionamento data do século XV e as paredes ecoam as vozes dos viajantes da rota da seda .
-Os palácios de inverno e de verão contam a vida do Rei Emir e seu filho antes da ocupação bolchevista e depois Russa. Conta-se que por duas tentativas a Rainha da Inglaterra tentou negociar mas os embaixadores foram capturados e mortos em praça pública. Na sequência, conclusão minha, a rainha enfurecida mandou chamar Ian Fleming e o agente 007 foi criado.
-É um país secular e assim por lei são proibidas propagandas religiosas. Por exemplo, nas mesquitas, que são a maioria, ao é permitido fazer a chamada para as orações cinco vezes por dia através do alto falante nas minaretes, pois pode perturbar o vizinho que não é muçulmano. Idem para os cristãos, mórmons. Aqui os mórmons não podem andar de duplas para vender sua história. Em resumo, tradição primeiro, religião depois. Os ritos são praticados aqui por tradição em termos de religião

– Khiva, em uma jornada de 8 horas por 480 quilômetros pelo deserto. No trajeto se passa pela Região Autônoma Karakalpakistan , oficialmente THe Republic of Karakalpakistan . A capital é Nukus. Com uma população de 1,7m e um territorio de 164m km2. Sua independência da união soviética foi em 1991. O Presidente é Musa Yernuyazov. Foi uma passagem rápida pelo país, somente com um almoço.
– A cidade antiga de Khiva, na região de Xorazm é a mais antiga da Ásia , estabelecida no início da era Cristã, atualmente com 50000 hab. e conhecida como a cidade dos minaretes, pois tem muitos e bem conservados. A Unesco tem feito um trabalho importante em regular estes lugares das civilizações do passado. Não o conseguiu em Palmira e Aleppo porque a o governo da Siria permitiu uma guerra civil. Está tão bem conservada, obviamente porque muitas e muitas restaurações foram feitas e isto mantém o fluxo de turistas.
-A Ásia Central pouco noticiada e conhecida no ocidente, é um importante reduto de história , pela arquitetura preservada e pelos costumes preservados até a atualidade. Venha conhecer.

-Um aspecto importante que certamente são reminiscências boas da época da Uniao Soviética, é o ostensivo policiamento, frequentes check points nas rodovias, check points nos hotéis . Por isto é pelo background religioso na maioria muçulmanos, a segurança é alta e a criminalidade muito baixa.
-Para encerrar um poema do poeta, filósofo e lutador , Pakhlavan Mahmoud , (século XVIII) cuja tumba está em Khiva e é ponto de peregrinação :


“-Don’t make friends with the world, this heavy friend is empty.
-Não faça amizade com o mundo, este amigo pesado é vazio
-You may live a thousand years, but death will come at last.
-Você pode viver mil anos, mas a morte finalmente chegará.
-You may have all the wealth,anyway , the end is empty.
-Você pode ter todas as riquezas, de qualquer maneira, o fim é vazio.”


– Não existem terras estrangeiras e sim estrangeiros para as terras. Viajar faz bem á saúde e tudo fica mais doce na vida antes, durante e depois de uma viagem.

– Por quê? Porque tudo é uma questão de Atitude.

Fotos drive –https://drive.google.com/open?id=0Bz9_qUt1B-ERLU9yMTFlOWFXdTQ

Marcos Hans
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum. http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.