Republic of Kosovo -Pristina April 2019

Republic of Kosovo -Pristina April 2019

                                      Republic of Kosovo -Pristina April 2019

                       Kosovo declarou independência em 2008, da Sérvia , com 1,9 milhões de habitantes. Reconhecido por 115 países das Nações Unidas. Capital Prístina com  200 mil habitantes. Principal aliado, Estados Unidos da América. Os Estados Unidos mantém uma base militar aqui perto da capital. Em 1999 os Estados Unidos, através da NATO garantiram o fim da guerra com a Sérvia e um novo pais estava se formando. Foi no governo do  42nd presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton que tem nome de uma avenida, Bill Klinton  e uma estátua de corpo inteiro em bronze com direito a um enorme  banner no edifício ao lado. Xhorxh Bush também tem nome de rua. 

                      – A história é antiga. O Império Romano ocupou a área. O Império Otomano com mais de 400 anos.  A riqueza eram os minerais. Durante os Otomanos, o hoje Herói , da idade média, com Estátua com cavalo e espada na mão,  Gjergj Kastrioti, manteve os Otomanos fora do que hoje é Kosovo e região por cerca de 30 anos pois era um destemido estrategista militar. Após sua morte, eles voltarem . Depois o Império Austríaco, o Comunismo da Iugoslávia e depois desta queda os surgimentos nacionalistas. A Sérvia queria tomar o lugar do líder falecido Tito e isto as repúblicas não deixaram acontecer. Foi com muito sangue e vidas. Na guerra de 1999, além das mortes, desaparecidos , cerca de 15000, mulheres em número de 20000 foram estupradas e muitas não sobreviveram. Um monumento dedicado as heroínas está no centro da cidade.  

                             – A cidade de Mitrovice,  dividida por  um rio, sendo um lado Kosovo e outro Sérvio. A polícia da paz está dos lados da ponte. Bandeira da Sérvia no seu lado e bandeira da Albânia,( não de Kosovo) do outro lado. Perguntei porque: todos somos da Albânia. É um região de conflito e de indefinição entre a população. 

                              – A situação econômica não favorece o povo. Salários baixos, desemprego, corrupção. Se percebe na rua com os comerciantes informais. A moeda usada é o Euro. Moeda emprestada pois não fazem parte da comunidade. É uma pobreza estruturada, em Euros. Pobreza de muitos países da Africa é pobreza mesmo. Aqui é outro tipo de dificuldades. 

                               Religião predominante é o Islamismo, com 90%, sendo que  poucos participam nas mesquitas. Vivem a sua religião sem  participar das cerimônias. O mesmo acontece em nosso país, um país predominantemente católico, mas os que vão aos serviços , ouvir os sermões dos padres, são cada vez menos.

                                – Fui entrevistado pela televisão local. Queriam saber minhas impressões, o que sabia antes de Kosovo e que sugestão eu teria.  Gostei da recepção das pessoas na rodoviária e na rua quando pedi informações , tinha comigo que Kosovo ainda estava destruída da guerra, o que materialmente  não é mais, a ferida continua nas pessoas e sugestão que dei, pois querem trazer mais turistas, foi repatriar os artigos , via diplomacia, roubados  do museu nacional  durante a guerra para que possam recompor sua história. 

                                  – A novíssima Catedral construída na cidade com doações do Vaticano e pessoas de Kosovo que vivem fora do país , é grande. . A população de cristãos católicos é pouca. A igreja normalmente está vazia. É para mostrar a diversidade de religiões. Portanto, a Igreja de Pedro, na descendência Romana, construiu em sua agora propriedade outro imóvel para juntar aos tantos que já tem, só para marcar presença no mercado . No mínimo estranho. 

                                       – A antiga capital Prizren, onde está a ponte de pedra e a mesquita Sinan Pasha do século XVII preserva na parte antiga da cidade o ar de cidade medieval, com o castelo na morro. Na viagem de ônibus para Prizren se percebe crescimento do comércio, com prédios modernos, com revendas de veículos de todas as  marcas européias. O país reconhecido pelos Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, se alinhou aos investimentos desses países e impulsiona o crescimento. 

                    Kosovo, o país mais novo da Europa , achando o seu lugar na comunidade internacional e mostrando ao seu povo que podem fazer melhor sozinhos. Assim como um município emancipado, faz mais por si sozinho do que fazendo parte de uma município maior que não consegue dar a  atenção necessária. 

                              – O mundo é igual, mudam os idiomas, costumes, geografia, cores. As pessoas têm os mesmos objetivos. Aproveitar esta vida, ser feliz, ter dinheiro, viajar. Conheça a diversidade dos povos e ache um ponto em comum. Tudo é uma questão de Atitude. 

– fotos –https://drive.google.com/drive/folders/1-mX2L8egISJsNIcMgk5VhIGC4MGdFa9J

Marcos HANS 

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.