Republic of Albania – Tirana April 2019

                                  Republic of Albania – Tirana April 2019

                    Albania com 2,9 milhões de Habitantes, Capital Tirana  com 200 mil e região metropolitana com um milhão. Estima-se que cerca nove milhões vivem fora do país. A capital antiga era em Durrës , cidade litorânea. 

                      Historicamente  ocupada pela tribo Illyrian,  depois o Império Romano, depois o Império  Bizantino, e depois o Império Otomano por mais de 400 anos, do qual se tornaram  Independente  em  1912.  Logo após em 1913 já perderam metade do território em guerras. Uma monarquia funcionou por vários anos até 1933. Mussolini invadiu, derrubou o Monarca, aí  veio a segunda grande  guerra.  A  Albânia se libertou e venceu os Nazistas sem ajuda de forças externas. Por isto nunca fez parte da Iugoslávia ou Rússia. Desenvolveu portanto seu próprio comunismo a partir de 1941. Stálin e Lenin tiveram aqui nomes de avenidas  e estátuas gigantes que estiveram fora dos olhos do público por anos. Recentemente estão expostas com propósitos históricos e turísticos.

                          – O ditador Enver Hoxha, que entre 1978 e 1991 liderou o comunismo muito extremo, onde as pessoas não podiam se mudar nem entre as cidades. As espionagens eram ensinadas as crianças desde pequeno. O centro de espionagem, hoje um museu, mostra como escutavam as conversas de todos, dos diplomatas, de suas esposas, dos cidadãos. E introduziu a punição coletiva , ou seja, se alguém fosse acusado, todos seus familiares ,  gerações anteriores vivas e por nascer ficavam marcadas. Resumo : criava o medo, espionava tudo, propaganda com filmes para doutrinar e punição coletiva. Que pesadelo.

                                Durante este período de comunismo severo, estima-se 8000 mortos e 40000 enviados para trabalhos forçados. 

                     Rompeu com a Yugoslavia, porque declarou eles como não sendo um comunismo verdadeiro. Após se aliar a China, também rompeu declarando eles também não sendo um comunismo puro após o encontro com Nixon,  E o país ficou isolado.  Albânia, como nome internacional e  Shqiperise como nome no idioma local.

                                   – E após a queda da USSR, da Iugoslávia, também aqui o véu caiu. Foi em 1992. Bancos, cartão de crédito, supermercado, carros, Coca Cola, bananas , chocolate, KFC , era tudo novo. Muito informação e foi um choque para a geração da época. O mesmo ainda está  por acontecer na Coréia da Norte. Portanto fazem apenas 27 que o país  está vivendo uma democracia com capitalismo. 

                                   – O ditador Enver Hoxha, paranóico por perseguição, imaginava e fez o povo acreditar que ia ser atacado a qualquer momento. Construí 175.000 bunkers no país  todo. Visitei um, paredes de concreto de 230cm . Verdadeiros labirintos para aguentar guerra nuclear e bombas. Hoje são museus e atração turística. Alguns com cinco andares para baixo.

                                          – O que os antigos dizem que sentem falta do comunismo é: “tudo era limpo, claro não tinham o que jogar fora.  Seguro, claro porque os que eram contra foram mortos e os bandidos estavam no poder. Que tinha trabalho para todos. Era um trabalhando, quatro observando. Fingíamos que trabalhávamos e eles fingiam que nos pagavam, pois todo mundo recebia igual. Casa para todos. Sim, casa de dois cômodos para família toda.” Está é a ironia do comunismo.

                                     – Desde 2008 o país está na NATO, e não tem mais exército próprio. Canditado para ingressar  na UE, na União Europeia, mas precisa fazer o tema de casa, junto com a Sérvia e Kosovo ainda não reconhecido pela Sérvia. 

                                – A bandeira vermelha com a águia de duas cabeças, representa o sangue dos soldados nas guerras e a águia as duas capitais da época da divisão, Roma e Constantinopla. 

                                  – A religião está divida entre os Muçulmanos com mais de 60% do mercado e 20% entre cristãos católicos e ortodoxos e outras minorias.  O registro de que são poucos os praticantes em mesquitas ou igrejas, porque aqui por muito tempo as religiões foram proibidas. Mas, a maioria aprova as varias religiões em harmonia, pois isto proporciona mais feriados, pois os feriados Santos dos cristãos e muçulmanos diferem. 

                                                   – A praça principal , Skanderberg, enorme, recém reestrutura se compõem de um enorme espaço aberto com piso de mármore em cores diferentes para simbolizar as diferentes cidades, regiões e pessoas do país e no verão está desenhada com elevações para escoar a água que é bombeada para manter a temperatura baixa, pois faz cerca de 40 C, no verão.  Ali está a estátua do Herói Medieval em cima do seu cavalo. Um prédio em forma de Pirâmide, projetado pela filha de Hoxha, como museu de seu longo governo. Logo após a falência dos items comunista, o museu deixou de ter sentido. Foi usado como centro de conferências, e como base da NATO , durante a guerra de Kosovo. Será reformado e servirá para empreendimentos na área  de computação, um centro de TI. 

        –Necessário registrar que a Madre Tereza d Calcutá, tem aqui nome de avenida, nome do maior hospital e o aeroporto com seu nome. E obviamente estátua na novíssima catedral em Tirana. Ela nasceu em Skopje, hoje North Macedônia, que na época era Kosovo e que era Albânia. Nasceu aqui, foi educada na Irlanda e trabalhou pelas crianças pobres na Índia onde está sua sepultura em Kolkata. 

                                          – O idioma Italiano , comum aqui , se deve a invasão da Itália e disponibilidade de filmes e costumes logo após a queda do comunismo em 1992.                                                       

                      –Um pouco sobre Albânia e sua Capital Tirana. Cidade vibrante, com um povo muito receptivo, agora com prédios coloridos que se destacam dos da era comunista, juventude entusiasma que já deixou o passado para trás. 

                                                      -Por quê tudo isto? Porque  viajar é uma questão de Atitude.

Fotos – https://drive.google.com/drive/folders/1-rpZEFg2R5yuqwE5wuPLmYJuSla8b3Xl

Marcos HANS 

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share