Pyongyang – DPRK Observações setembro 2015

Pyongyang – DPRK Observações setembro 2015

Pyongyang – DPRK  Observações IV setembro 2015

Onedrive pictures-https://1drv.ms/f/s!AuwEJ-_opc9zgv1hU8LNSOge0WO3iA 

-E a viagem continua e  mais algumas observações sobre a DPRK- Coréia do Norte, último reduto socialista  na atualidade.

– Um show típico de dança organizado em uma das praças de Pyongyang, no dia de feriado nacional em nove de setembro, muito colorido, com coreografias quase sempre idênticas, música com alto falantes, os rapazes vestidos da mesma forma, camisa branca, gravata vermelha, calça azul escuro e sapato preto. O corte de cabelo se assemelham. Os vestidos longos típicos das mulheres de cores variadas.

– A torre de 145 metros , Juche Tower, que constantemente lembra a idéia Juche, ou seja , ser auto suficiente. Institutos que estudam a idéia Juche do mundo enviaram suas placas que estão nesta torre.

-Uma esplanada com vista para toda a capital,  Pyongyang  , com duas enormes estátuas de cobre com 23 metros, com os dois primeiros Líderes, ladeados por símbolos da revolução e do partido, impressionam pela perfeição, postura alegre dos líderes. Flores e reverência em respeito aos líderes devem ser apresentadas em visitas.

-Em Pyongsong, 100 km da capital,  visitamos uma Escola e aulas em andamento de dança, de canto, de inglês, de história , de ping pong, de futebol. Nesta cidade é produzida um terço da energia do país, carvão, tecidos. Em uma das salas a vida é o feito dos dois líderes em detalhes e o espírito da revolução são ensinadas aos alunos. Em cada sala , computador, com intranet e na sala da diretoria um vídeo monitoramento de todas as salas. Uniforme igual para todos sendo o lenço vermelho no pescoço um item essencial.

– Na montanha Myohyang está o International Friendship Exhibition , dois prédios enormes em estilo pagoda onde estão os presentes recebidos pelos Líderes desde 1950. São mais de 100 salas com os presentes catalogados por país. O Japão e os Estados Unidos que foram os principais motivos das guerras também tem  seus presentes aqui. O Japão , após a China tem o maior número de presentes. Do Brasil o Partido Comunista está presente com presentes típicos. O Pelé presentiou uma bola de futebol.

-O templo budista Bohyonsa, do século XVI impressiona pela preservação . Em parte destruído na guerra de 1950, foi recuperado e é tesouro nacional.

-Ainda na Montanha Myohyang uma entrada majestosamente construída para uma caverna, descoberta em 1959. Descemos até 80 metros de profundidade e espaços abertos no interior da terra como temos vários Brasil a exemplo das cavernas de Bonito, MS.

-O Health Club, no centro da capital, composto de piscinas, sauna, salão para corte de cabelo, massagem, construído em 1980, está super bem conservado e ali no momento da visita, o treinamento na piscina era intenso, professores e professoras com grupos de atletas. Esporte tem sido uma alternativa para a população, uma vez que outras alternativas são limitadas ou inexistentes para os locais.

– A única loja de departamento , basicamente de produtos chineses, aceita somente moeda local. Em outros lojas, quiosques, é possível pagar com US Dólar, Euros ou  Rembes  da China. O capitalismo chegando aos poucos, mas o Estado é dono de todos os grandes empreendimentos.

-O museu em Pyongyang , sobre a guerra de 1950-1953 quando os Estados Unidos sob os auspícios das Nações Unidas invadiram a Coreia do Norte, é enorme, acima da importância do país.É a  história contada por pelo lado deles. Tanques, jeeps, caminhões, canhões, helicópteros , armas, tudo exposto de forma artística para contar a história como ela foi conforme a versão daqui. O Navio Pueblo, episódio  de 1968 quando os Estados Unidos estavam espionando a Coréia do Norte,que foi capturado e pela primeira vez os Estados Unidos pediram desculpas oficialmente por terem invadido os limites do do território e ainda de forma de um navio civil mas era de espionagem. Navio atualmente exposto ao lado do museu como troféu.

– A Coréia do Norte , socialista, onde o Estado é dono de tudo resiste ao mundo Capitalista e democrático à custa do seu povo e de suas vidas.

Marcos Hans

Pyongyang  North Korea -setembro 2015

 Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

 Commercial  real estate  developer and  a  Happy professional traveller.

 Past Grand Secretary of Foreign Affairs,Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.