Puerto Rico -Royal Caribbean Explorer of the Seas dec 21 jan 22

Puerto Rico -Royal Caribbean Explorer of the Seas dec 21 jan 22

                             Puerto Rico -Royal Caribbean Explorer of the Seas dec 21 jan 22

Fotos-https://drive.google.com/drive/folders/11BRd4lJ2wM_Z8yCRKgpLHb8J6yoBg3Rt

Videos-https://youtu.be/snYgfV8FbtM

https://youtu.be/eyYxIDjHNns

https://youtu.be/t2HN74b2mXs

Relive-https://youtu.be/oBhdxMhIz9M

                    – Puerto Rico, Estado livre associado aos Estados Unidos, um dos cinco territórios dos USA. São 3,2 milhões de habitantes. San Juan, capital , a maior cidade. Nome dado por Cristóvão  Colombo em 1497 em homenagem a São João Batista. Por ser um estado não incorporado, não tem representação votante no congresso mas somente um representante sem direito a voto. Não votam para presidente. Votam para eleger o governador. Desde 1899, tratado de Paris, está sob comando dos Estados Unidos. Localizado no Caribe, entre República Dominicana e Virgin Islands, outro território americano.

A Sessenta milhões de anos, a expansão das águas entre e norte e América do Sul estava na efervescência. Uma série interminável de terremotos, erupções vulcânicas , as montanhas quebradas apareceram: as ilhas do Caribe estavam formadas. Paradisíacas para os atuais habitantes deste planeta e destino de férias e aventura de muitos. Castigadas por furacões e enchentes, se transformaram na beleza natural de hoje. Desde o arco da península de Yucatán , passando pela  Flórida até a costa da Venezuela. As águas subiam e desciam conforme as eras. Com o degelo as águas subiram deixando as ilhas quase desaparecidas e atualmente desde a 3500 anos estão na forma atual, onde somente a mão humana fez mudanças e adaptações. O Caribe é uma região para ser revisitada pois cada ilha tem suas idiossincrasias. Dois aspectos porém são constantes, o mar quente do Caribe e as joalherias. Você coloca o pé na ilha e se depara com uma joalheria, se olhar para esquerda ou direita também e se caminhar um pouco e olhar para trás, você vê muitas.

                     -O Cruzeiro da Royal Caribbean de San Juan, Bonaire , Curaçao , Aruba, St. Maarten , nos mares do Caribe foi com o Explorer of the Seas. Do dia 26 de dezembro 2021 até dois de janeiro de 2022. A capacidade do navio é de 3920 passageiros e nesta viagem foram 2100 mais os tripulantes.Portanto praticamente 50% da ocupação devido ao covid. Isto significa, menos filas nos restaurantes, nos elevadores , para entrar e sair  do navio. Parece viagem exclusiva.

                     – A rotina a bordo é nova, lugares e eventos para vacinados e não vacinados. No buffet as comidas são servidas  , os atendentes todos de máscaras e estações de lavar as mãos e álcool gel por todos os lados. Certificado de vacina e teste de covid para entrar no navio e na saída para voltar ao país de origem. Olhando de longe, parece normal. É o novo normal por um tempo como já foi em  epidemias no passado. Nos portos, onde o navio para, se tiver certificado de vacina pode explorar por conta, se não, somente com os tours patrocinados pelo navio. 

                  – Bonaire, é um país constituinte  dentro da Holanda, capital é Kralendijk, junto com Aruba e Curaçao formam a ABC islands. Os idiomas são  Holandês , espanhol, ingles e Papiamento , uma mistura de inglês com espanhol.  Era parte das Antilhas Holandesas até 2010 quando se tornou um municipalidade especial dentro  da Holanda, tem portanto seu próprio Governador. População 20.000 mil habitantes. Na placa dos automóveis o slogan, Paraiso dos mergulhadores, pois aqui a água límpida e variedade de mais de 400 espécies  de vida marinha. 

                   – Curaçao – E um país constituinte ilha dentro do sistema de governo Holandês desde 2010. Capital é Willemstad. População 158.000 mil habitantes. São vilas holandesas, ruas estreitas, , muito colorido, cerca de 38 praias e muito charme. Principal renda vem do turismo e foi impactado fortemente durante o covid evento. Qualquer semelhança com Amsterdam é proposital. 

                   – Aruba – Também um país constituinte dentro da Holanda, capital Oranjestad. Populaçãot 116.000 mil habitantes . Prédios coloridos ao estilo holandês . Muitas lojas de joias.praias de areias finas, brancas com arvores até a beira do mar. Simplesmente maravilho, simplesmente Caribe. Aruba, uma ilha feliz.One happy Island, 

                              – A celebração do ano novo, no navio em diversos lugares acontecia a contagem regressiva, com música ao vivo para todos os gostos e com champagne da Royal Caribbean. No Schooner Bar onde ficamos em família junto com a filha Lauren e seu namorado John , que veio de Victoria B.C., milhares de pessoas apareceram por causa do Pianista Perry Grant que animava todos com suas músicas ao estilo Boggie Woogi. Perry Grant fez as minhas férias. O jantar também com cardápio especial e com acessórios para decoração pessoal como chapéus, colares. Como experiência, pelo terceiros ano novo consecutivo, Na Oceania, no Rio Amazonas e agora no Caribe o ano novo chegou embarcado. 

                    – St. Maarten. Outro país constituinte dentro do sistema Holandês. Capital é Philipsburg. As praias são a atração. A praia de Maho, limítrofe a pista do aeroporto internacional é uma atração à parte pois dali decolam ou aterrissam os aviões em voo rasante sob a praia onde  os turistas, desavisados são soprados pela força das turbinas junto com areia e  seus pertences à praia. Surreal, ver para para experienciar. O agora país  de San Maarten era  dividido  entre a França e Holanda. Desde 2010 é independente.

                               – E ali, um pedacinho de Hollywood. um museu criado por nada menos que Nick Marley, the Yoda Guy. criador de efeitos especias em  filmes  como Superman, Highlander e Star Wars, ficou mais conhecido  pela criação do Yoda no filme Guerra nas estrelas. Conversei com ele por alguns minutos. Como você chegou aqui no Caribe? Sempre gostei do Caribe e quiz viver aqui. Porque ficar no lugar  onde você nasceu ou conhece pessoas? Faça sua vida extraordinária. Você não pode ser um astronauta  sendo igual ao seu vizinho da próxima porta. Viver o normal não é o suficiente. Extraordinário é o que se deve fazer da vida. 

                   -Mais uma aventura para ir a lugares onde nunca fui e refazer desta as descobertas de Cristóvão Colombo . Uma mundo novo na época. Atualmente destaques turísticos no Caribe. 

                     – No final a pergunta é Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude e porque é mais tarde que você pensa.

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  http://www.sejalider.com.br/?p=4243p

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.