Processus contra Templarius

Esta rara publicação que conta o processo contra os templários, esta no biblioteca do Templo of House em WA DC. Tive oportunidade de manusear e ler  alguns trechos. Está em ingles, latin, frances e espanhol.

vide fotos e o comunicado abaixo.

https://1drv.ms/f/s!AuwEJ-_opc9ziCNqk3CX0mNeIpke

Cidade do Vaticano, 25 out (RV) – Foi apresentado, esta manhã, numa coletiva de imprensa, na antiga Sala do Sínodo, no Vaticano, o livro intitulado: “Processus contra templarios”.

A apresentação foi presidida pelo arquivista e bibliotecário da Santa Romana Igreja, Dom Raffaele Farina, e pelo prefeito do Arquivo Secreto do Vaticano, Dom Sergio Pagano.

Os pergaminhos _ que serão expostos em fac-simile _ são relativos ao processo contra os templários, realizados sob o pontificado do papa Clemente V, cujos originais são conservados no Arquivo Secreto do Vaticano.

A coleção de documentos, até agora desconhecida, inclui o “Pergaminho de Chinon”, que contém frases do Papa Clemente V, com as quais absolve os templários, das acusações de heresia, evidenciando, assim, que a queda histórica da Ordem do Templo deu-se por causa da perda de sua missão e de razões de oportunismo político.

A obra, publicada pela Biblioteca Vaticana, restaura a verdade histórica sobre “Os Cavaleiros da Ordem do Templo”, conhecidos como “templários”, cuja existência e ulterior desaparecimento foram motivo de numerosas especulações e lendas.

A volumosa obra _ que terá apenas 799 exemplares numerados _ será publicada sob o nome “Processus contra templarios”. Trata-se de uma investigação papal sobre os julgamentos dos templários.

“É a primeira vez que estes documentos são divulgados pelo Vaticano” _ disse Bárbara Frale, catedrática nos Arquivos Secretos do Vaticano, acrescentando: “Nunca foram expostos documentos originais dos julgamentos contra os templários.”

A Ordem dos Cavaleiros do Templo foi fundada em 1119, por nobres europeus, que juraram proteger os peregrinos cristãos que visitavam a Terra Santa, depois de os Cruzados terem tomado Jerusalém, em 1099.

Graças a um engenhoso e revolucionário sistema de administração econômica, desenvolvido pelos membros não combatentes da Ordem, os templários acumularam uma significativa fortuna, com a qual ajudaram a financiar as guerras de alguns reis europeus.

O declínio da Ordem começou depois da queda da Terra Santa, invadida pelos muçulmanos, no final do século XII. Os templários foram acusados de heresia por Felipe IV, rei da França, grande inimigo dos Cavaleiros, aos quais devia uma fortuna. Isso fez com que o papa Clemente V suprimisse a Ordem, em 1312.

A obra _ de rigorosos conteúdos históricos e científicos e com uma preciosa encadernação _ já foi solicitada por numerosos colecionados, estudiosos e bibliotecas de todo o mundo. (MT/AF)проверка рейтинга сайтаtranslate english to portuguese audio

Share

Deixe uma resposta