Prazer e satisfação.

Prazer e satisfação.

Buscamos incansavelmente o prazer e quase que invariavelmente o confundimos com satisfação. Se não, vejamos: Prazer é o contentamento ao satisfazer programas biológicos, como dormir, comer, descansar, sexo, etc. O prazer ajuda a manter o equilíbrio físico, mas não gera crescimento, não acrescenta nenhuma complexidade ao ser, ao eu.

Satisfação são acontecimentos onde a pessoa não apenas realizou desejos, mas alcançou algo novo ou além do que conseguia antes. Como, por exemplo, jogar uma partida esportiva utilizando nova técnica ao máximo, fechar um acordo de negócios disputado, etc. Nestes casos o eu se expandiu e se tornou mais complexo.

A busca da satisfação exige que a energia psíquica seja investida em metas novas e desafiadoras. Note o paradoxo. Achar que investir energia psíquica em novas metas é desperdício, a menos que se tenha garantia de recompensas, é um equívoco, pois acaba gerando insatisfação com a vida e a necessidade de prazer se intensifica. Exemplo: Vou a uma loja comprar algo, vou comer uma barra de chocolate, vou beber.

Para haver uma qualidade de vida autêntica, é necessário que se aprenda a construir satisfação. Então, o que fazer? Qual a habilidade mais importante para se ter qualidade de vida? É a capacidade, a habilidade de transformar as adversidades, os problemas em desafios que geram satisfação. Exemplo. Não tenho dinheiro suficiente para meu estilo de vida. O desafio é: Ou reavaliar o estilo de vida, ver os ralos e diminuir as despesas, aumentar a renda, com plano de ação específico. Após conseguir. Ah. ah.Que satisfação!

A propósito, sobre estilo de Vida. Ou você faz um downsizing em seu estilo de vida ou a vida faz.

Tudo é uma questão de atitude.

Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)

как разместить объявление в контактеtranslate into finnish

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.