Portugal – Porto-Braga e Guimarāes – Agosto 2017

Portugal – Porto-Braga e Guimarāes – Agosto 2017
Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto.
-Portugal é um país desenvolvido , com um índice de desenvolvimento humano (IDH) considerado como muito elevado. O país foi classificado na 19.ª posição em qualidade de vida
e tem um dos melhores sistemas de saúde do planeta e é, também, uma das nações mais globalizadas e pacíficas do mundo.
-Com o fim da guerra e das sucessões , Portugal deu início ao processo de exploração e expansão conhecido por descobrimentos. As figuras mais importantes foram o infante D. Henrique , o Navegador, e o Rei D. João II e para nós brasileiros Pedro Álvares Cabral e o resto é história conhecida. Pena, muita pena mesmo que não fomos colonizados pelos britânicos, assim a América do Norte. Somos americanos , cujo nome origina de Américo Vespucio , explorador, navegador italiano, porém americanos do sul e isto faz toda a diferença.
-Portugal – população 10 milhões. Lisboa – população 500 mil. Porto , segunda cidade de
Portugal – população 250 mil. De Lisboa à Porto são 45m de avião. Do Aeroporto com o metrô até o centro , na Ribeira, são mais 45 minutos. Metrô limpo, pontual e o sistema de cobrança é validando o ticket antes de entrar , sem catracas e grades. Não funcionaria no Brasil. O Hostel Bluesocks, a uma quadra do Rio Douro, é moderno. Como se diz aqui, nos metemos no avião e chegamos em Porto é depois nos metemos em um trem do metrô e viemos ao centro histórico.
-Porto é conhecido por suas inúmeras e grandes pontes. Uma passeio de barco pelo rio passa pelas pontes, algumas de concreto , outras de metal. A cidade tem origens de colonização religiosa por isto igrejas aos montes. Na cidade antiga mais de 60 igrejas e na região metropolitana de Porto cerca de 400 igrejas. É o nome completo da cidade é Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto.
-Atualmente Portugal não tem uma religião na constituição. No passado Porto era conhecida como o vaticano em Portugal pois a cidade era da igreja católica e as decisões inclusive visitas do rei precisavam ser autorizadas pelo bispo que no máximo poderiam ser de seis dias. O nome Portugal vem da idioma romano pois quando estiveram aqui acharam o Porto lindo e por isto Portus Cale, o que derivou Porto, atual cidade e Portugal , ou seja Porto de gala, Porto bonito.
-E o vinho do Porto? Um processo que diferencia do vinho de mesa pois as bactérias são eliminadas no processo com um Brandy com elevado teor alcóolico e aí o açúcar continua sendo produzido e o resultado é um vinho licoroso com 22g de álcool. O interessante é o que vinho todo é produzido no município vizinho de Gaia, do outro lado do rio que divide as cidades, no vale ao longo do rio Douro , porém ao passar pela alfândega o carimbo de Porto era estampado nos barris e assim ficou conhecido no mundo. Vinho do Porto.
-Uma lei , também antiga, permitia a inquilinos que retornassem ao centro histórico de Porto teriam os contratos de aluguel garantidos sem reajuste e transferíveis para gerações seguintes e assim os imóveis ficaram sem reforma e muitos foram abandonados e outros continuam presos a estes aluguéis defasados que chegam a centavos de euro. Os prédios estão se deteriorando. Uma nova lei da prefeitura exige um valor de cada turista nos hotéis para acumular fundos para adquirir prédios antigos e reformar para hospedar locais assim manter vivo o a tradição de ter locais no centro histórico e manter vivo o turismo. Questão de sobrevivência turística.
– A cidade de Braga , 160 mil habitantes, a uma hora de meia de comboio de Porto, onde a muralha da cidade original permanece em parte. São 20 igrejas na cidade amuralhada e 50 na grande Braga. Muitas igrejas, ruas comerciais com lojas e restaurantes preparadas para os turistas. A câmara municipal, que tivemos a oportunidade de visitar apresenta diferença com o que conhecemos. Na eleição a quatro anos é eleito o presidente da câmara que é o chefe do município, o Alcande, o prefeito.
– Dali de autobus de atinge a primeira capital de Portugal e onde tudo começou, Guimarães. Também uma cidade amuralhada que hoje se conserva com o castelo como atração principal. O castelo associado aos Dukes de Bragança. Foi o Bispo D. Henrique que com seu exército venceu os invasores mouros e depois com seu filho no poder surgiu Portugal que atualmente exibe o mesmo território de outrora. A aliança mais antiga do mundo mundo moderno existe entre Portugal e o Reino Unido. Guimaraes, com uma população também com cerca de 160.000 é uma cidade ao norte de Portugal ,turística, calma, segura e com transporte de comboio e autobus para todo lado.
– Portugal , que descobriu o Brasil, que levou o ouro e o pau brasil do Brasil, atualmente, está economicamente , culturalmente muito, muito à frente de nós.
– Visite Portugal e saiba um pouco mais sobre o povo que nos descobriu. Saindo de Porto , os marinheiros deixavam as viúvas por antecipação já vestidas de preto pois dificilmente voltariam.
Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Fotos –https://drive.google.com/open?id=0Bz9_qUt1B-ERM283SG42aUg2TFE
Marcos Hans
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum. http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share