Porque é tao difícil?

Porque é tao difícil?

Pedir perdão quando se fez algo de errado muitas vezes deixa seqüelas por muito tempo, anos, décadas, uma vida toda. “A maior tristeza é não poder sorrir para os que já foram e nem poder pedir-lhes perdão.”

Um caso que ficou conhecido e agora relato sem os nomes verdadeiros, foi quando um pai que já não falava com seu filho adolescente há muito tempo. O relacionamento azedou a ponto do rapaz sair de casa. O pai deu início a uma longa jornada a procura do filho rebelde, ou o pai era rebelde e colocou um anuncio e um jornal da cidade como último recurso. “Querido filho João, encontre-me na frente do Jornal na rua Ibiá, amanhã ao meio dia. Está tudo perdoado. Eu amo você.”

E eis o que aconteceu no dia seguinte. Uma multidão de Joãos, mais de 700 estavam em frente ao escritório do Jornal, todos ansiosos por perdão. As pessoas que acham difícil perdoar não vêem a si mesmas de maneira realista. Elas são muito arrogantes ou extremamente inseguras. Embora guardar ressentimento dá a algumas pessoas uma sensação de satisfação, do tipo, eu não vou dar o gostinho e nem o braço a torcer. Na verdade é que os incapazes de perdoar magoam a si mesmos muito mais do que os outros.

As religiões ocidentais, ligadas ao cristianismo, fazendo uma separação somente para um raciocínio raso, cultivam e incentivam a figura do perdão. Por isto em muitas igrejas existe a confissão, a penitência e o conseqüente alívio do erro. Nas religiões orientais, na grande maioria, no confucionismo, xintoísmo, budismo, islamismo para mencionar as maiores, é forte a presença da desonra, da vergonha. Por isto o suicídio em muitos casos, a pessoa não se perdoa, não pede perdão, é desonrada perante os outros, e comete o suicídio. Nesta linha, pode dizer que nesta parte do planeta que representa um terço da população, somente a China tem 1,3 bilhão, as religiões ocidentais tem muito a crescer, ou seja, o mercado é grande.

Todos erram, independente da concepção que temos do certo e do errado, subtraindo daí a concepção judaico cristã de pecado, pedir desculpas, ser humildade e também perdoar as ofensas dirigidas a nós, não é coisa pequena, é coisa para as almas grandes. E isto remete a uma pergunta óbvia: Você precisa pedir ou perdoar alguém? Então tome a atitude, alivie sua alma para que na balança, como os egípcios desenharam nas paredes, o coração não pese mais que uma pena.

Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.http://sovetneg.ru/kak-sbrosit-iphone-hard-reset-soft-reset/russian language jobs uk

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.