O cliente é fiel? Ou depende do preço?

O cliente é fiel? Ou depende do preço?

Claro que ele é fiel. Ele é fiel, em primeiro lugar, ao seu dinheiro e depois, poderá até ser de sua loja, da sua imobiliária, do seu negócio, dependendo do relacionamento construído.

É uma dúvida que sempre tenho é sobre o preço. É o preço um fator predominante de um bom negócio? Muitas perguntas, não é. Vejamos. É obvio que o preço é importante. Mas não é o principal. O principal é o conjunto. Os preços já estão muito parecidos. As empresas já têm custos semelhantes e quem não tiver, já está fora e ainda não sabe. Um televisor de 14 polegadas tem praticamente o mesmo preço em todas as lojas. O que ainda se diferencia muito é a área de serviços. Aí, o atendimento faz mais diferença ainda.

É o óbvio: O atendimento. Personalizado e individual, de um consultor de vendas. A figura do tirador de pedidos, de somente dar o preço já não existe mais. Por menor que seja a venda, uma conversa faz parte deste processo. Aí começa a fidelizacão. Se não for individual, o atendimento se demonstra através da exposição dos produtos, do ar condicionado, dos preços e características dos produtos afixados, da clareza na venda a prazo, dos cálculos dos juros.

Ou será que, em dez vezes, é o mesmo preço à vista. Isto é um absurdo. Às vezes penso que as lojas anunciam estas campanhas e esquecem de escrever nos folhetos que os clientes são burros e faltaram a todas as aulas de matemática simples.

Cada vez menos se tem profissionais a disposição para um atendimento individual. Por isso em qualquer negócio, o ambiente de espera, cadeiras, água, lugar para crianças começa a ter importância. Para o cliente não se importar em esperar um pouquinho.

Já dizia um filósofo contemporâneo, mais conhecido como Adilson Maguila (é brincadeira), é nos detalhes que habita o diabo. As coisas não dão certo, a venda não dá certo, a empresa não tem lucro, a sua vida não é como você quer, por que faltaram alguns detalhes.

Quais são os detalhes que faltam no seu negócio, na sua vida?

Qual a atitude que falta implementar?

Tudo é uma questão de atitude.вот здесьtranslate english to indonesian

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.