Moldova- Chisinau April 2019

Moldova- Chisinau April 2019

                                         Moldova- Chisinau April 2019

              – A República de Moldova, independente da União Soviética desde 1991 com população de 3 milhões de habitantes. Capital Chisinau com 800 mil habitantes. Independência da USSR desde 1991.

               Como em todos os países onde o regime comunista soviético esteve, as avenidas largas, prédios robustos, praças enormes, estátuas de líderes. Aqui as estátuas de Lenin e os símbolos da partido comunista com a foice e martelo foram quase todos eliminados. É a  descomunização inclusive no nome das ruas. As placas de ruas estão em três idiomas, Russo, Romeno e Inglês. Imediatamente se percebe a diferença com a Transnistria ou Pridnestrovian que mantém tudo em Russo. Logo após a independência, o idioma adotado foi o Romeno. Nas publicidades  está tudo em formato latino, mais fácil de identificar para os de origem com idioma com esta raíz. Uma cidade com transporte público com ônibus movidos a eletricidade, portanto sem o barulho e poluição  dos motores a diesel.

             – O monumento da vitória da segunda guerra, em um parque enorme, cuja manutenção em parte é patrocinada pela Rússia, teve seu nome mudado de Monumento da Vitória, para Monumento da Eternidade. Ou seja eterna paz. Vitória  significa nós vencemos e podemos vencer novamente e isto não se quer mais , e sim paz, paz eterna.

             – O museu militar, que conta a história da segunda guerra do que aconteceu aqui, quando os Romenos e Russos impediram o avanço dos Alemães. Também a guerra da Transnistria , o horror de Chernobyl e o período ocupação soviética. Tem história neste neste país. 

             – O cemitério dos que padeceram nas guerras está ao lado do cemitério atual da cidade. Perceba nas fotos a obra de arte que as lápides recebem em forma de desenhos a lazer ou esculpidos em mármore , tanto de corpo inteiro ou somente  o rosto. 

              -A prisão que ainda funciona aqui atualmente, recebeu relatório com classificado de desumana pelo comitê das Nacoes Unidas. Resquícios dos regimes autoritários.

             – O tema corrupção, desvio de Lei, nome da moeda aqui é assunto corrente e o governo estabeleceu  linhas de telefone para denúncias de corrupção. Recentemente em 2014 houveram desvios bilionários para contas off Shore e nada aconteceu com os envolvidos. Semelhança com o Brasil é mera coincidência. No Brasil ações recentes já enquadraram vários políticos. 

                Casas de câmbio para troca de moeda estão disponíveis com facilidade pois no comércio somente aceita a moeda local, o Lei. Mc Donald, obviamente já está aqui, é praticamente o símbolo do Capitalismo.

                 – O palácio Presidencial, um enorme Edifício no centro da cidade, na avenida principal bem enfrente ao Parlamento. Nesta mesma avenida vários teatros. Faz parte da cultura Européia  ir ao Teatro. Os países comunistas davam ênfase a este entretenimento cultural e isto está no DNA. 

                    -Um dos produtos famosos da região são as uvas e o vinho. Visitei a Vinicola Cricova. É uma cidade subterrânea com 120 km de túneis , um enorme labirinto, chegando a 100 metros de profundidade com temperatura 10 C*. Os túneis surgiram com a retirada de pedras para construção e um empreendedor descobriu os túneis em 1952 e que poderiam servir para uma vinícola por causa da temperatura constante.Impressionante. Hoje é patrimônio nacional de Moldova. Cricova era o nome de um religioso que produzia os primeiros vinhos em,cavernas nesta região. Achei que já tinha visto muito  sobre vinícolas e produção de vinhos e espumantes, porém está aqui foi além da expectativa. Desde a sala de cinema para apresentação filosófica da criacaomdo vinho e seu uso em rituais religiosos até a sala de degustação foi serviço de Star Aliiance Gold.

               Entender um pouco destas nações que viveram a guerra e regimes autoritários , remete a pensar na história diferente que existe na América Latina, especialmente no Brasil, que obviamente é bem mais jovem. Temos apenas 500 e poucos antes. 

                         Viajar é cultura e é um dos melhores investimentos que você pode fazer em você mesmo, afinal Tudo é uma questão de Atitude.

Fotos-https://drive.google.com/drive/folders/1-kZx5sV90-0qqzSifG8Sv1uoQqNgbdPH

Marcos HANS 

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Marcos HANS 

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.