Mediterrâneo – NCL Epic april 2022

Mediterrâneo – NCL Epic april 2022

       Mediterrâneo – NCL Epic april 2022 

            Barcelona, Ajaccio ,Naples, Civitavecchia, Florence, Cannes , Palma (Majorca)

              – Espanha, Capital Madrid. A segunda maior cidade é Barcelona, Capital da Catalunha, região que busca independência. NO mar Mediterrâneo, ali está o monumento de Cristóvão Colombo, sua Estátua. Em um museu da cidade está o contrato que assinou quando de suas expedições. A Rambla, a rua mais movimentada, estava transbordando de turistas e os jornais divulgando que foi a maior concentração pós covid. Cidade de Salvador Dali e do clube de futebol Barcelona. 
-A semana santa, a Via Crucis na frente da Catedral de Barcelona, simplesmente emocionante, espiritual, religioso.  E Mont Serrat onde o convento fundado em 1025, portanto vai celebrar aniversário de 1000 anos em breve, na montanha, simplesmente é de tirar o fôlego. O coral dos meninos estudantes , considerado o melhor coral da Europa.

               – Ajaccio, na ilha de Córsega, França, onde nasceu Napoleon Bonaparte. Ilhas  Paraísos na costa amalfitana. O imperador Francês tece um dos mais importantes impactos na França e Europa na história. O império que construiu este no comando por muitos anos até colapsar em 1815. Ele nasceu em Ajaccio em 1789.

               – Napolis. Fundada pelos gregos, no oitavo século BC, significa cidade nova. É a capital de Campania. A terceira maior municipalidade da Itália. A via Toledo, a ruas das lojas , das muitas igrejas é a rua principal. A praça Plebiscito, enorme com a enorme  basílica como predio maior.   A pizza Marguerita foi inventada aqui. Nome em homenagem à rainha da época. A 50 km estão as ruínas de Pompéia. O monte Vesuvio  é avista desde a cidade. Em 79 A.D. a erupção do vulcão pegou de surpresa a população que não sabia se tratar de área vulcânica. Após o primeiro dia, quando o perigo parecia ter passado o vulcão implodiu e as cinzas cobriram a cidade , na época com 12 mil habitantes, de forma rápida e as pessoas ficaram presas em suas casas, os telhados desabaram com o peso. Esta foi a tragedia que chega a atualidade. não houve lava. A lava foi em outra direção. Os corpos, de pessoas, animais, objetos, foram , com uma técnica de preenchimento dos espaços vazios com plástico injetável, descobertos nas mais diversas posições. São 66 hectares sendo que 45 já foram escavados. As escavações continuam atualmente. Afrescos com pinturas vividas visíveis hoje. A cidade esteve soterrada por 17 séculos. Acidentalmente em 1748 foi descoberto e o resto é história.

  • Registro de uma coincidência . Dia 10/04/2022 li a Biografia de Dante Alighieri. Dia 19/04/22 em Napolis, na Praça Dante, uma enorme estátua . A estátua de Dante. Sem ter planejado, sem saber que era a praça Dante . Coincidência. Criador da língua italiana, pois tudo era escrito em latim e escreveu para todos entenderem. Poeta, escritor, filósofo. Sua maior obra, a Comédia, divina foi acrescentado depois Nasceu em Florença em 1265 e morreu com 56 anos e, 1321.

                  –Civitavecchia, a cidade antiga. Na região central de Lazio. O porto de Roma. O mundo é igual. O centro histórico conserva o passado recente. O Museo nacional arqueológico conserva o passado distante. A cadetral São Francisco de Assis o outrora poder da igreja e as muitas igrejas pela cidade. Cinco navios estavam no porto no dia que estive aqui. Por mais mítica, histórica e fantasiosa seja a cidade ou país que for visitar, tudo se dissolve no momento da  chegada pois o moderno convive com o passado.  O  moderno, o atual se sobrepõe. Porque as pessoas são as de hoje e não daquela época da história.  

                    – De certa maneira o mundo é igual. A saber: mercados públicos, com produtos hortigranjeiros, mercado de roupas de rua, vendedores de rua, as roupas rasgadas nas lojas, shopping centers idênticos ,  os mesmos tipos de celulares, as mesmas redes de fast food, os mesmos tipos de carros e marcas, idênticas   sinalizações nas rodovias, as notícias internacionais através das grandes redes. O mundo ficou pequeno , pela globalização, pelo idêntico comportamento das pessoas, mesmo de raças e etnias diferentes e mesmo assim é único e diverso. 

                    –Livorno, Cidade portuária do mar Tyrrhenian, na costa Tuscana. Itália. É um dos portos mais importantes do Mediterrâneo. É a capital de uma das dez províncias de Tuscano. A Via Itália,  na orla termina no enorme terraço Magnani, com vista para o mar cuja construção iniciou em 1925. O  enorme e bonito mercado público cuja arquitetura se assemelha ao de Manaus. As igrejas, estátuas, o centro histórico são o passado ainda presente. Acesso as atrações de Pisa e Florença via trem ou ônibus são os atrativos de parar neste porto.

                    – O navio da NCL Norwegian Cruise Line, o EPIC, com capacidade par 5000 passageiros, nesta reabertura pós gripe chinesa, recebeu cerca de 2500 passageiros. É um hotel flutuante que a cada dia chega  outra cidade ou país. Os tripulantes, através de um diretor expressou sua emoção ao ver os primeiros passageiros embarcarem após a gripe que atingiu o mundo.

                   –Cannes, Franca. Tendering, é o  processo  de  levar os passageiros do navio Em  pequenos barcos à terra. Na riviera francesa, ou Côte  d’Azur. A cidade de Cannes recebe anualmente o festival de cinema de Cannes. Cidade conhecida por ligação com os ricos e famosos, hotéis luxuosos. População de 70 mil habitantes. Perto de Mônaco e de Nice. A orla, com praias desenhadas e preparadas com tratores  de esteira e restaurantes com tendas e   espaços luxuosamente   elaborados. O icônico hotel Carlton desponta de longe. O prédio da Hollywood européia, onde ocorre o festival de cinema , sempre com turistas posando como artistas. Uma quadra a dentro, as ruas de comércio local, do mercado público, das lojas de tudo por dez euros, onde comprei uma camisa,  ou seja idêntico aos comércios no mundo. 

                   – Palma, capital da Ilha Majorca, a maior das ilhas da Espanha. Palma é uma cidade de hotéis, resorts. A cadetral Gótica é a atração que capta a atenção. A beira do mar , teve sua construção iniciada no século 13. População da ilha de Majorca: 480.000 mil habitantes. Cidade simplesmente encantadora. Os Romanos, os árabes e agora republica da Espanha.

                      – Viajar é tudo de bom. Se resume, no final ir a lugares onde outros vivem, ver a casa onde moram, ver as praças e monumentos da cidade, ver o trânsito, observar as pessoas, ver as estátuas dedicadas e depois ao voltar ver a sua cidade, sua casa, sua gente.

                         – E assim do nada, out of the blue, sentando na sala da Star Alliance em Barcelona, se aproxima um senhor, da Califórnia, região de San Francisco e me disse: vi você tantas vezes, na navio e eu invejo, pois você foi o que mais aproveitou e se divertiu. Um elogio de um estranho que nunca mais vou ver. He make my day and my trip. Ele fez o meu dia e minha viagem. Sempre digo e escrevo : carpe idem, seize the day, aproveite o dia, pois a areia da ampulheta não para de passar para o outro lado. O senhor que surgiu do nada, me emocionou. E isto aconteceu na undécima hora. Só termina quando termina.
-Estas  são minhas viagens em uma missão de muitos anos, para explorar novos destinos, culturas e geografias e ir a audaciosamente a lugares onde nunca estive antes. 

                – Por quê. porque tudo é uma questão de Atitude.

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  http://www.sejalider.com.br/?p=4243p

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.