Mamãe

Mamãe

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Se você ainda pode chamar sua mãe, ou mais carinhosamente de mamãe, você é um privilegiado. Eu ao chamar ela, preciso acreditar que ela me ouve onde ela estiver. Dia das mães e todos os dias, mas existe um especial em maio de cada ano.

 

Desde a mais remota antiguidade, em todos os povos, dos mais evoluídos aos mais bárbaros, as mulheres sempre foram preservadas das guerras. Enquanto os homens iam às guerras, elas ficavam no lar. Até hoje e assim. Apesar de existirem, atualmente, mulheres profissionais nos exércitos e polícias, sempre, são preservadas dos confrontos mais diretos. Isto não ocorre por acaso, ou por mero fato de diferenciação física. A humanidade, sempre, manteve aceso, em sua consciência, o fato de que a mulher existe para gerar e manter a vida e não o contrario.
Em todas as tradições da humanidade, existe a noção da trindade, a idéia de que tudo provem de uma estrutura básica do universo, onde temos o poder masculino, feminino e o resultado desses poderes. O pai origina, a mãe gera e mantém o filho com a função de transformação. Essa trindade era denominada no Egito de Osíris, Isis e Hórus. Na Índia de Brahma, Vishnu e Shiva. Estamos mais acostumados com Pai, Mãe e filho.
Daí vem à tradição ocidental de Maria a Mãe. Maria vem do latim, mare, ou seja, mar, água. Alias, se sua mãe tem o nome de Maria, mais privilegiado você é. A mãe terrena e a projeção da Mãe divina na terra. Daí homenagear a mãe dos homens e homenagear a Mãe Celestial. E nada mais junto do que termos um dia especialmente dedicado a ela, a mãe humana.
O planeta terra e mãe. Por isso, o chamamos de mãe terra. A natureza e mãe. Por isto chamamos de Mãe Natureza. O Brasil, apesar de ter um nome masculino, e uma mulher. O Brasil mãe, senão veja: No hino nacional Brasileiro temos o seguinte. “Dos filhos desde solo és mãe gentil.”
A mãe gera, aquece, aleita, conduz, orienta, ouve, ampara. E faz aquela comidinha especial. Se você ainda puder, ligue para ela preparar aquela comidinha especial. Garanto que ela sairá correndo fazer.
A mãe veio para dar vida. Preservar a mãe, a mulher, é preservar a vida. Podemos medir a grandeza de um povo pela maneira como trata suas mães, as mulheres. Um homem que não cuida bem de sua mãe, não merece ter uma boa esposa. Porque sua esposa e a continuação espiritual de sua mãe. Considerando esta premissa, cuidei bem da minha mãe.
É sabido que muitos contam, nos campos de batalha, freqüentemente, os homens morrem chamando por suas mães. Um dia as guerras serão banidas da face do planeta, não por decreto ou pactos, isto ocorrerá pela pacificação da alma humana. Esta nova civilização, que tanto almejamos, parece utópica. Uma civilização de justiça, fraternidade e paz por ter em seu fundamento a família. A família ter por princípio a mãe.
Portanto, considerando tudo isto, PARABÉNS ÀS MÃES, salve esse dia glorioso no qual homenageamos a mãe humana e a mãe divida e cada um a sua mãe, esteja ela aqui ainda do seu lado, esteja ela ali, do outro lado.
Lembro-me como se fosse ontem, quando da despedida de minha mãe, na missa de corpo presente, cantamos. ” Mãezinha do céu, eu não sei rezar, eu só sei dizer, quero te amar. Azul e teu véu, branco e teu manto. Mãezinha quero te ver lá no céu.”

Marcos Hans
www.sejalider.com.brодеждаenglish russian

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.