Istanbul. Turkey. October 2017

bIstanbul. Turkey. October 2017
Republic of Turkey . republica da Turquia. São 80 milhões de habitantes. Capital Ankara. Principal cidade: Istanbul, antiga Constantinopla ou Bizantina com 14 milhões de habitantes. Parte na Ásia e parte na Europa separada pelo estreito de Bosphorus. A Turquia está habitada desde a era paleolítica, com a civilização Anatolia, os Assírios, Gregos, Armênios e outros.Depois Alexandre o Grande conquistou a área.Depois o Império Romano até a era Bizantina é importante passagem parara Europa e Ásia. Está entre as cinco cidades mais visitadas do mundo. O. Vôo de São Paulo à Istanbul leva 12 horas.
As principais atrações turísticas e culturais são: o Palácio Potaki, o último redutos dos Ottomanos antes da queda, o Museo Hagia Sofia e a Mesquita Azul. Azul porque em seu interior tem muitos mosaicos em azul. É uma Mesquita de 400 anos, razoavelmente conservada e famosa porque está em Istanbul e o turismo e muito bem provido aqui. Idem com o museu que já foi Mesquita, Igreja em o primeiro presidente, Atatürk, nome de aeroporto, secularizou o prédio e assim hoje é um museu eclético.
A economia na Turquia vem sofrendo nos últimos anos. A cotação do dólar era de 1 x 1.20 e atualmente, outubro de 2017 é de 1 x 3.750. Ficou barato para os turistas e ruim para a economia local. O presidente Erdoğan está levando o país para uma república islâmica, onde a religião tem influência maior que a democracia. ele está no poder fazem 15anos. Falta pouco para ser República Islamic da Turquia.
Arquitetura islâmica, mesquitas, museus existem melhores, mais bonitos porém Istanbul tem um marketing mais abrangente. A Turkish Airlines proporciona um tour desde algumas horas até o dia anterior para estes locais para passageiros que tem espera até 24horas em voos internacionais.
Fascina também como mencionei no preambulo por ter sido Constantinopla, cidade de Constâncio e Bizantina durante a ocupação cristã.
No pátio da Mesquita Azul existem vários e grandes painéis explicativos, elucidativos sobre o Islamismo. Um em especial. O menor de todos, já dentro da Mesquita convida a procurar alguém para poder perguntar seja o que for sobre o Islam. Um Deus, uma humanidade, uma religião, muitos profetas.
O estigma negativo sobre o Islam está nos grupos radicais que interpretam de maneira diversa e matam , terrorizam em nome de Allah, enquanto isto , seja feliz.
A Turquia, obviamente tem história por todo o território. Na capadócia as igrejas nas cavernas, em Éfeso o local onde A Virgem Maria teria passado seus últimos dias e muito país.
Embora já conhecia Istambul vim novamente por causa da longa espera entre um vôo e outro. A vista em dia ensolarado sobre o estreito de Bosphorus, vendo os barcos e pássaros se movimentarem lentamente, vendo a Ásia estando na Europa, visitando o Palácio os Sultões, valeu a pena. O vôo de retorno entre Istanbul e São Paulo durou exatos 13h04m em Boeing triple 777. iIf it is not Boeing I am not going.
Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.

 

fotos –https://drive.google.com/open?id=0Bz9_qUt1B-ERM3h1TURTMGtZUDg
HANS, Marcos
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, Potentate 2018 Hikmat Temple, SRCF VII, TOM.
See curriculum. http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share