Iran -Persia – October 2017 Teheran, Shiraz, Persepolis, Esfahan

Iran -Persia – October 2017
Teheran, Shiraz, Persepolis, Esfahan,

A “ Islamic Republic of Iran “, Iran, Persia até 1935, parte da Mesopotânia, (região histórica entre os rios Tigre e Eufrates)atualmente com 80 milhões de habitantes. No centro da Eurásia, capital Tehran, 9 milhões ,maior cidade tanto econômica e culturalmente. Idioma oficial , persian. Sistema de governo: republica islâmica , na pratica Republica Teocrática, com presidente sujeitado ao supremo líder religioso, atualmente Ali Khamenei desde 1989. A região data de 678 antes de Cristo, fazendo parte das histórias de livros sagrados. República islâmica desde 1979 com a saída forcada do último Monarca Mohammadreza Pahvali, ou Sha Reza Palevi (79 anos na época e pilotou o próprio avião até o Cairo) pela revolução. Atualmente seu filho de 50 anos comanda a oposição morando nos Estados Unidos.
Aqui nasceu uma das mais antigas civilizações , o Reinado Elamite, que atingiu o auge com Cyrus the Great, Ciro o Grande. História recente , guerra entre Iran e Iraque, o presidente conservador Mahmound Ahmadinejad, amigo interesseiro de um presidente brasileiro e recentemente o acordo nuclear com os USA e Países europeus em parte contestado pelo atual presidente Trump.
Gás e petróleo são as maiores riquezas. A religião Islâmica da corrente Shia é predominante e se confunde com o Estado, ou seja o líder supremo está no cargo até sua morte e é o segundo desde a fundação da república islâmica. O primeiro foi Iman Ruhollah Mūsavi Khomeini. Atualmente o aeroporto principal do país em Teheran tem seu nome.
A mais controversa oposição ao chamado imperialismo vi em enormes cartazes eletrônicos públicos com dizeres: abaixo os Estados Unidos e Israel. Isto se deve principalmente porque o governo é religioso, islâmico e este tem estas posições . Uma frase do fundador da república, o Komeini, também em cartazes eletrônicos enormes : “Nós declaramos que a república islâmica. Suporta todos os muçulmanos tolerantes de todo o mundo.” É outra frase do atual líder supremo , Khameini(os nomes são parecidos): O inteligente e bravo povo do Irã tem o principal papel na civilização global.” O que é um muçulmano tolerante? O que é um cristão tolerante? O que é papel principal?
O contato com as pessoas é muito gentil e prestativo, ajudando e indicando endereços e informações prontamente. Um senhor após puxar conversa, saber de país de origem, tirar fotos, falar de futebol, ofereceu sua casa para ficar por um ou mais meses caso quisesse voltar. As escolas de primeiro graus são segregadas, meninos e meninas em separado. O idioma dos imperialistas é ensinado desde o início dos estudos. As mulheres e crianças todas com o cabelo e cabeça cobertos. A maioria das mulheres adultas em traje todo preto, porém existe liberdade para outras cores. Muitas motocicletas, a maioria com parabrisa protetor e muitas com um telhado.
O calendário Solar Hijri (SH), que conta os anos e dias de forma diversa do calendário Gregoriano , marca o início do ano em 2017 em 21 de março. No dia que cheguei aqui a data era
1396-07-17. O ano é a contagem do início da peregrinação do profeta. Na identidade dos Iranianos consta a data de nascimento do calendário Solar.
A embaixada americana invadida em 1979 Hoje um museu, conta a história daquele período. O filme Argo retrata o episódio.
A Cidade tem um tráfico muito intenso e congestionamentos fazem parte do dia dia. As construções em geral são velhas, carros antigos. A cidade é cercada por montanhas onde se vê o gelo do inverno anterior. No inverno a temperatura chega a menos 15C. Em vôo se avista a enorme área desértica.
O mausoléu de Khomeini, o fundador da república, ao sul da cidade de Teheran é enorme. Parece mais um parque de diversão quando visto de longe com os quatro enormes minaretes e as cúpulas das mesquitas. O local reservado quando terminar o complexo são 20km2. O salão onde está o sarcófago é muito grande, ornamentado ricamente, o chão coberto com tapetes, ar condicionado e revista individual rigorosa para entrar. Na entrada, enormes posters com a foto de Khomeini é seu filho que também está sepultado aqui, e outra do atual Líder Supremo. É um centro de estudos de islamismo, tem um shopping Center, uma estação do metrô e muitas lojas e restaurantes adjacentes além de lugar para os peregrinos acampar. É manter acessa a chama da revolução , do islamismo, da república islâmica do Iran. O mesmo conceito foi a de Lenin com seu corpo embalsamado. Também de Ho Chi Ming no Vietnam e Kim Jon Il e filho na Coréia do Norte entre outros. O maior exemplo de todos está nas religiões. Cristianismo por exemplo, com a figura de Jesus Cristo e os subsequentes papas.
É ali perto está um dos cemitérios de mártires da guerra contra o Iraque e também o primeiro tanque de guerra capturado pelo Iran.. Foram oito anos de guerras, o resto é história recente com a queda do regime de Saram Hussein.
É perto do aeroporto doméstico, está a torre AZADI. Uma estrutura com um arquitetura e desenho do mesmo arquiteto que desenhou o monumento lotus da fé Baha’i na Índia. Símbolo da cidade junto com a torre de TV.
Muito se fala e se vê nas notícias sobre a Ásia Central e o Iran em especial por causa do seu governo Teocrático. Posso concluir que não são as pessoas ,a população em geral, mas sim posições de governo, fundamentadas na religião, em nome de Alá, que produz a imagem negativa que se tem do mundo islâmico e por causa de inúmeros atentados praticados em nome de Alá.
Das civilizações proeminentes do passado ao extremismo religioso , o Iran, antiga Pérsia, viveu a glória no passado e vive um papel de controvérsia na atualidade. É preciso visitar para compreender melhor.
Porque ? Porque tudo é uma questão de atitude. Porque é mais tarde do que você pensa. Não existe caminho certo para a Felicidade , mas tudo pode começar com mais uma viajem.
Salam Aleikum
-fotos –https://drive.google.com/open?id=0Bz9_qUt1B-ERM3AyVm0yZWJSbTg

HANS, Marcos
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, Potentate 2018 Hikmat Temple, SRCF VII, TOM.
See curriculum. http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share