Iran – Esfahan October 2017

Iran – Esfahan October 2017
Isfahan é a capital da província de Isfahan. Entre os anos de 1592 e 1722 foi a capital do império persa. O nome Isfahan significa meio mundo. Esqueça Paris , Esfahan é a pérola da Ásia Central e é a cidade mais bonita do mundo. Praças enormes e prédios cobertos com mosaicos coloridos.
No trajeto entre Shiraz e Esfahan, 480 km, a paisagem é desértica. A terra para agricultura precisa ser irrigada. A paisagem é toda marrom. Pouquíssimas árvores.Portanto se formam oásis, criados pelo homem . Grande parte , ou seja mais de 60% do Iran é desértica. O Norte tem mais verde com florestas na costa do Mar Cáspio e ao sul no golfo Pérsico.
A mesquita -Sheikh Lotfollah e o a ponte Khajou Bridge , com 33 arcos, 400 anos, são algumas das atrações da cidade. A ponte atualmente está sob um rio seco na maior parte do ano. A represa é normalmente aberta uma vez por ano por um mês, por conta da seca que atualmente atinge o Iran .Mas a atração turística e arquitetônica continua viva e é um ponto de encontro popular.
A praça principal, Nahsh-e-jahan , uma das maiores do mundo, contém duas mesquitas, consideradas as mais belas do Iran ,sendo que uma era usada pela realeza da época e tem uma passagem subterrânea desde o palácio , de seis andares, do outro lado da praça. Ao redor da praça atualmente funciona uma bazar cuja diversidade não tem fim. A influência da Mongólia na arquitetura arredondada das cúpulas, portas e janelas é visível e o mundo árabe e persa incorporam isto em sua arquitetura. Na sua concepção a praça era usada para a prática do esporte eqüestre Polo, que foi concebido na Pérsia.
A fé Baha’i, afirma que o último profeta não foi Mohammed dos muçulmanos. mas sim o profeta 1819 – 1850)Mirza Ali Muhammad era descendente do Profeta Muhammad, e nasceu em Shiráz, no sul da Pérsia (atual Irã), em 20 de outubro de 1819 A.D..que nasceu em Shiraz – Iran e iniciou esta religião aqui que atualmente tem sua sede em Haifa, Israel.
Desde 1979 quando da revolução e fundação da República islâmica do Iran, o país sofre com sanções impostas pelo conselho das Nações Unidas. Já fazem quase 40 anos que aqui não existem transações de cartão de crédito e nenhum cidadão portanto pode usar esta facilidade fora ou dentro do país. A alternativa tem sido usar contas nos Emirados Árabes para poder atender clientes. Bebidas alcoólicas que eram livres, desde a revolução são proibidas, porém a maioria das famílias compra no mercado negro e somente consome em casa.
Um exemplo específico é uma loja e produtora de tapetes persas, que são renomados por sua qualidade e material puro. Antes da revolução era uma rede de lojas. Ficaram somente com duas, uma em Esfahan e outra nos Estados Unidos. Quando do atentado de 11 de setembro, a vendas da loja nos USA despencou. O nome da loja Iranian Hand Made Carpets. Com a associação dos terroristas com o mundo islâmico o negócio faliu. E mais recentemente os USA não certificaram o acordo nuclear o que continua prejudicando os negócios. São os governos atrapalhando o progresso e felicidade das pessoas.
Um item fora do contexto foi visitar uma torre , de mais de 300 anos, preparada para os pássaros, especialmente os pombos, pois ali coletavam material fertilizante para a agricultura. Um método da antiguidade que poderia ser revivida.
Concluindo está viagem aventura ao Iran, necessário repetir e registrar que o povo, as pessoas são amáveis, cordiais, receptivas, fazem contato com os visitantes pois são facilmente identificados, sempre passando a mensagem de boas vindas ao país. E o ortodoxia está no governo que abertamente faz apologia contra Israel, Estados Unidos, mesmo precisando deles para sair da situação engessada que o país está.
Necessário registrar, que demonstrações com cartazes, mísseis de plástico, cartazes, grandes painéis luminosos e passeatas com o título Queda aos Estados Unidos, queda para Israel, queda para Ala Saud, O reinado da Arábia Saudita , down USA, down Israel , down of Ala Saud da Arábia Saudita é constante . É um paradoxo.

Iran, antiga Pérsia, país com 4000 anos de história. Conquistado várias vezes. Teve portanto várias religiões e tipos de governo. Na atualidade o estereótipo do povo Iraniano é um tanto negativo frente a um mundo democrático. Aqui a opção é restrita por ser uma teocracia islâmica e o governo é antropomórfico baseado em seus dois líderes religiosos desde a revolução de 1979. É uma ditadura religiosa. No governo do presidente Almanedijad foi criado uma polícia para advertir as mulheres que não cobriam sua cabeça e seu corpo. Por outro lado, quando em contato com as pessoas, o que é muito fácil, se percebe bondade, alegria, felicidade, desprendimento e religiosidade. Porém, assim como no Brasil, que tem um povo é gente maravilhosa, cada povo tem o governo que escolheu e deixou chegar no poder e na maioria das vezes fica preso em um círculo vicioso por décadas.
Somente para registro: Rússia e China são os principais parceiros do Iran. Rússia e China são os principais parceiros da DPRK.
Os jovens, em sua maioria não aprovam o governo radical religioso. É por isto alguma mudança está por acontecer. É a esperança. Somente sete países no mundo tem governos religiosos , a saber: Afghanistan, Iran, Mauritânia, Saudi Arabia, Sudam, Yemen e o Vaticano.
O que é certo, errado, adequado? Provavelmente não existe resposta. Cada povo, etnia, raça, cada grupo de pessoas vai escolhendo seu caminho como o foi nas civilizações conhecidas do passado e muitas não chegaram a uma conclusão, sucumbiram, foram incorporadas ao outros.
Assim como os Imperadores Chineses acordaram é a China na atualidade é o que é. Que os reis do passado acordem e em nome do Rei dos Reis, Ciro O Grande, que as mudanças sejam para a prosperidade e felicidade das pessoas.
Portanto, decidir o que fazer com o tempo que resta para cada um é a decisão mais importante a cada dia.
Por quê? Porque tudo é uma questão de aturde, porque é mais tarde do que você pensa é porque a chance de mudar o rumo do status quo diminui para cada um na medida que o tempo avança.
– Seja feliz, em casa ou viajando. Eu escolhi os dois.
—-fotos –https://drive.google.com/open?id=0Bz9_qUt1B-ERM3BoUVZ3SWVQMFE
HANS, Marcos
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, Potentate 2018 Hikmat Temple, SRCF VII, TOM.
See curriculum. http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share