ÍNDIA – Rajastan -Jaipur -Udaipur, Bundi. Jan 2018

ÍNDIA
– Rajastan -Jaipur -Udaipur, Bundi.

A cidade de Jaipur é a capital do Estado de Rajasthan. Fundada em 1727 e atualmente com 4 milhões de habitantes. Conhecida como cidade Rosa, Pink City of Índia, por causa das pedras cor rosa escuro usadas nas construções é-o achamento feito com material desta cor. É conhecido como o Estado mais colorido principalmente nas vestes, pois é uma região muita seca e as cores são trazidas para o dia a dia através das cores das roupas.
O Estado atual foi no passado, antes de 1959 um reinado. Aliás na Índia toda já houveram em uma época 565 reinados. Os reis tinham títulos como Raja, Maharaja e tantos outros. As cidades , os reinados eram normalmente murados e as pessoas viviam ao redor do Palácio. A competição entre os reis era testada pelo número de esposas, número de camelos, número de soldados. Em 1947 quando da independência da Inglaterra , os reis todos perderam seus títulos e puderam ficar com parte dos imóveis e bens. Na época foi instituído uma pensão para os que perderam seus títulos o que foi revogado pela primeira ministra Indira Gandhi.
Ainda sobre a ocupação e exploração dos Britânicos, que durou cerca de 200 anos, foi na verdade uma exploração, assim como quase todos os povos conquistadores o fizeram. Os portugueses e espanhóis no Brasil e América do Sul e Central, assim os Britânicos exploraram sistematicamente o Império Indiano. era regra a segregação. Quem se mistura com os Indianos, com casamento e costumes não recebia promoções e portanto não houve uma simbiose cultural. Os Britânicos viviam em regiões onde a entrada era policiada e não permitida para os Nativos. Uma placa dizia “ Proibido entrada de Indianos e Cachorros.” A Índia foi ocupada por 1200 anos, Antes do Britânicos os Mughals por 300 anos e antes outros povos. E isto explica muito o que é a atual Índia, sofrida, mal organizada , lutando ainda pelas necessidades básicas para grande parte da população.
No centro de Jaipur, cujos prédios são todos da mesma cor, Rosa escuro, está a fachada de um prédio, com 953 pequenas janelas, e seis andares. É um palácio construído em 1799 pelo Maharaja Sawai Prata Singh para permitir que as mulheres pudessem ver a rua, o movimento, os festivais, pois eram proibidas de sair do palácio sem o rosto coberto e assim podiam olhar para fora sem ser vistas.
E a alguns quilômetros do centro está o magnífico, pomposo Amber Palace ou Amer Fort. São quatro quilômetros quadrados de área e é a atração turista principal de Jaipur. Construído no século XVII na mesma época do Taj Mahal. Amer foi a capital do Rajastan por oito séculos. Um lago na encosta do morro onde está o Palácio e enormes jardins com desenhos simétricos de origem persa , embelezam o lugar. Elefantes pintados artisticamente, levem para se dispuser a pagar, até o topo da montanha onde está o portão de entrada ao Palácio. Confira as fotos.
E depois disto, visitei o Jantar Matar , ( nome derivado do sânscrito, instrumento para calcular ) ou seja uma coleção de construções de arquitetura astronômica, construídos em 1734 por Sawai Jai Singh II. Estas construções e instrumentos permitiam a observação, a olho nu, do movimento do sol, para calcular a hora e movimento dos planetas no zodíaco. A astrologia é muito usada aqui, 90% dos Hindus acreditam e usam a ferramentas para direcionar suas vidas ao maior sucesso possível. Por exemplo : os casamentos só são permitidos pelos pais ou arranjados por eles se existe compatibilidade de gostos e afinidades revelada pelo zodíacos do casal. O percentual de divórcios é 6%. Nas Américas chega a 55%. Significa que o estudo astrológico pode ajudar na felicidade das pessoas. assim como para fazer negócios ou para empreender, se leva em conta os períodos favoráveis de cada um , ou organização, a partir do nascimento ou criação. No casa de pessoa física, os primeiros 52dias após o aniversário é o período de criação de iniciar , de lançar e assim com os últimos 52 dias antes do aniversário é o período da destruição e no meio destes outros períodos de 52dias para outros interesses. Os antigos sabiam, os egípcios, persas, babilônios sabiam. O homem moderno também sabe e na. Aporia das vezes não usa este conhecimento e vive intempestivamente. Vale a pena visitar este sítio astronômico. Visitei outro perto de Samarkand, no Uzbekistan construído em 1491 , o Ulugh Beg Observatory.
No mais está cidade, capital do Estado Rajasthan é idêntica as outras, trânsito que é um caos, vi além dos mais diversos veículos e pedestres no meio das avenidas, camelo puxando carroça. Porém, existe o outro lado. Visitei um Shopping Center, ao estilo que nos conhecemos aqui é aí eles se igualam ao ocidente. Lojas de Marca americanas e europeias, varias salas de cinema, fase food também americanas. É o ocidente se encontrando com o oriente. Nós viemos buscar a espiritualidade aqui, na maioria dos casos, ou somente tirar fotos e eles , os Indianos, que em sua grande maioria viajam pouco para fora do país, buscam copiar o modo de vida através das roupas e comidas.
Os mercados públicos , mercados de rua, nas calçadas e na própria rua, onde tem frutas e verduras sem agrotóxicos, condimentos e sementes das mais variadas. E por causa desta alimentação, grande parte vegetariana e consumo de antixoxidantes naturais se faz refletir na saúde. Não existem gordos visíveis, doença de Alzheimer não existe em virtude do consumo de raízes tipo gengibre nas receitas e pela pureza dos produtos. Ainda se compra o milho e outras sementes e se manda moer para desta farinha se fazer o pão e outras receitas, ou seja, nada ou pouco industrializado e portanto menos veneno consumido.
Necessito registrar esta conclusão que é óbvia mas para mim, por falta de estudo de história conclui isto somente nesta viagem. Existem índios no Brasil, na América do Sul América Central e do Norte. Porque o nome Índio. Porque Cristóvão Colombo achou que tinha descoberto a Índia é proclamou isto para seus financiadores, pois senão suas aventuras de exploração e o dinheiro para tal ia cessar. E o nome ficou Índios. O nome Hindu, vem do grego e é um nome de um rio na Índia e por isto o país se chama Índia. ( antes tinha outros nomes) E a religião predominante, Hinduísmo, que não tem um livro sagrado, não tem um fundador, e todos aqui dizem que não é uma religião e sim um modo de vida. O que é muito razoável. Vê se as pessoas visitando os templos, que são. Jeitos e nos mais diversos tamanhos, desde pequenos em paredes, ou grandes para poder entrar como uma igreja , para fazer a sua saudação e oferendas, tocam o sino, para avisar que chegaram e aí colocam a marca na testa, normalmente vermelha e aí estão prontos para iniciar o dia.
Reparei em vários comerciantes que antes de abrir a porta de seu comércio, se postam na porta, fazem sua prece , tocam o chão , a testa e aí sim abrem a porta, queimam incenso. Perguntei e a resposta foi: para ter um bom dia de negócios com a graça dos Deuses.
-Em Jaipur fiquei em um Palácio de um Maharaja. Hoje um hotel, considerado um dos mais antigos. A realeza que perdeu seus títulos em 1949porem ficaram com as propriedades e para mantê-las foram obrigados a transformar em hotéis. Tive uma noite de Maharaja. Fotos da família com as vestimentas e carros da época, fotos com a Rainha Elisabeth da Inglaterra e outras pessoas da realeza Britânica, cartas do Palácio de Buckingham , estão na recepção e espalhadas pelas salas da recepção.
De Jaipur para Udaipur de trem. São quatrocentos quilômetros e de trem levou 9 horas. Foi a noite e em vagão leito e com o trem em movimento se pega no sono rapidinho.
Udaipur, conhecida como cidade dos Lagos, ou Venice of the East. Fundada em 1553 pelo Maharaja Udai Singh II.
Muito impressionante e grande, construído por 24 Reis, cada um acrescentando uma parte , é Palácio da Cidade, City Palace Udaipur, concluído em 1616. Na coroação e a cada aniversário do Rei, uma cerimônia de distribuição de moedas ao povo era realizada. O recipiente , uma peça única de mármore onde as moedas eram colocadas, localizado no quinto andar, de onde as moedas eram jogadas, está de testemunha.
A dinastia Mewar, os Maharanas de Udaipur, a mais longa da história atual da Humanidade, pois o Rei ainda reina, Arvind Singh Mewar, nascido em 1944, é 76* Rei, em custódia do reinado em nome Sri Ekilingji, o Deus Shiva, pois assim são chamados, pois não tem poder político. Atualmente ele administra os hotéis da família nos diversos palácios, entre eles o Hotel Do Lago, The Lake Palace Hotel, que ficam no meio do lago artificial da cidade, o lago Pichola. Parte do filme Octopus da seria 007 foi filmada neste hotel.
Udaipur se diferencia das outras cidades que visitei na Índia, por sua limpeza. O próprio Rei, destina recursos para limpeza e a educação do povo , por iniciativas do Rei e do governo local conseguiu mudar os hábitos das pessoas e é visível o resultado.
O Jagdish Temple, Templo Hindu no centro da cidade, ao lado do Palacio, concluído em 1651, decorado com figuras talhadas na pedra, elefantes, vacas, figuras humanas, posições de lama sutra. Um trabalho simétrico e de beleza única. No momento que estive aqui, cânticos, músicas , palmas, castanholas de metal e mantras estavam enchendo o local de sons rítmicos espalhando alegria,paz e reverência.
O comércio nas redondeadas do Palacio e templos é colorido e os vendedores são graciosamente agressivos. Puxam uma conversa do nada. Te perguntam de onde você é e assim do nada ou ele ou alguém da família este no seu país ou sua cidade na semana passada e assim a tentativa de vender ou mostrar os produtos inicia. Tudo com sutileza e educação e com um sorriso no rosto. Não perdem a compostura nunca, são hábeis, dóceis. Somente posso elogiar todo tratamento , recepção que recebi como estrangeiro. Bom dia, seja bem vindo, você está gostando da Índia, sorrisos , assim do nada de quem está passando por ti.
Fiz minha pós graduação em Astanga Yoga aqui com o Professor Prakash. Meu primeiro professor foi o Dadá Dharma .devanada do Nepal, que viveu no Brasil por vários anos. Os asanas , posições de yoga que aprendi com ele, me proporcionaram acompanhar as aulas aqui. Flexibilidade, meditação, cuidado na alimentação , no pensar, no falar, no agir significa paz de espirito , saúde é provável vida longa. Me incentivou, a continuar praticando com mais intensidade. A final, não existe fórmula para a felicidade, mas tudo pode começar com uma viagem e prática de yoga, por que não ?
O Bagore Ki Haneli museu, onde assisti um show de danças típicas do Estado de Rajasthan , foi espetacular, vibrante, colorido. das com objetos da cabeça, teatro de bonecos, dramatizações de cerimônias de celebração de início de estações e colheitas. INCREDIBLE Índia.
-Ninguém se veste de cor cinza ou preto. É um colorido em tudo. Nas roupas, nos enfeites dos carros, tuc tucs, nas unhas, no cabelo, nos elefantes, em tudo. Confira nas fotos.
Bundi, cidade pequena é famosa por sua arquitetura, especialmente nas Stepwells, ou seja nas escadarias profundas que levam aos reservatórios de água. Hoje abandonados desde a instalaçāo de água corrente. Armazenar água era crucial e foi um jeito genioso de fazê-lo. A maioria das casas está pintada de azul e por isto é conhecida bom blue city. O palacio Bundi, ou Badal Mahal de 1607, que também é um forte,hoje em ruínas e em disputa pelos descendentes, está localizado na maior colina e até 1985 residência da família real. Aliás tem forte em todas as cidades. Era como viviam e eram organizadas as cidades, sempre se protegendo de invasões, de inimigos, conquistadores e animais.
Embora a constituição proíba o sistema de Castas, a grande maioria das famílias menos favorecidas estão presos a está tradição. Casamentos são arranjados e mudar de posição social se torna impossível.
INCREDIBLE Índia, é a frase propaganda do governo. Incrível Índia, e é assim mesmo, tudo é extraordinário e quase impossível de acreditar.
-Por quê?
Porque tudo é uma questão de atitude.
fotos –https://drive.google.com/open?id=0Bz9_qUt1B-ERMER0TV9tM0hrSm8
Vídeos -canal you tube sob meu nome.
HANS, Marcos
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, Potentate 2018 Hikmat Temple, SRCF VII, TOM.
See curriculum. http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share