Índia- New Delhi

Índia- New Delhi

Ao chegar, vindo de Butão recebi o choque da superpopulação, literalmente.O metro do aeroporto até o centro de Delhi é de primeiro mundo. É uma linha exclusiva para o aeroporto. Depois desta estação vi o que é superpopulação acumulado em espaço restrito.Fila para entrar no trem que vinha lotado,onde saiam alguns e entravam mais. Literalmente como sardinha em lata. Perguntei se era hora do rush. Resposta: aqui é hora do rush sempre, inclusive a noite.

Situações idênticas presenciei em Beijing e em Caracas. Na China também por causa da superpopulação, na Venezuela por falta de manutenção das locomotivas.

Em 1978 eram cinco milhões.Em 2012 mais de 17 milhões da metrópole Delhi. O trânsito parece caótico, mas depois de ir a vários lugares de garupa em motoneta sem capacete, de tuk-tuk, de ônibus, vi que a buzina regula as manobras. Participei , por coincidência de tour pela cidade com uma família de Indianos, de outras províncias, fui almoçar em restaurante junto com eles e isto foi uma experiência sue generis. pegar o alimento com as mãos não é comum para nós.

Foram aproximadamente sete horas e parecia que eu fazia parte da família. Falamos de religião, da vida na India, no Brasil. Sobre o Hinduísmo, uma das três maiores religiões, se conclui logo a multiciplidade de Deuses. Cada um escolhe o seu. No Budismo é idêntico,muitos Deuses. Bem, assim fica mais fácil o trabalhos dos Deuses, são menos indivíduos para cada Deus cuidar.

O memorial de Indira Gandi, de Mahatma Gandi, ambos assassinados me fez lembrar de Kennedy dos USA, de Anwar Sadat do Egito e de tantos outros políticos que terminaram do mesmo jeito. Também dos massacres em escolas, do recente episódio da Noruega, das guerras desde e do século passado, das guerras religiosas me faz concluir que todos estes conflitos tem fundo político, porque eu já encontrei e me relacionei com as mais diversas,culturas e religiões e sempre a conversa termina onde o respeito pela religião do outro é livre arbítrio de cada um e não de desavenças.

No domingo dia 24 de junho fui na Catedral Sagrado Coração. Era hora da missa. Fui falar com um padre que estava no pátio.. Perguntas: Como a religião predominante é o Hinduísmo, Sikh e Muçulmana, como está a igreja Cristã, neste caso a Católica Romana ? Os membros são convertidos ou já nascem em famílias cristãs? Respostas:Muitos convertidos. Passam por um curso de um ano para sabermos se o desejo é genuíno e não somente curiosidade ou para freqüentar nossas escolas. Na India, em algumas províncias o governo proibiu a conversão. “Mudamos o domicílio da pessoa que quer se converter uma província onde não é proibido.”Cada um lutando por sua crença, sua organização.

New Delhi, uma metrópole cosmopolita.
Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans
India- New Delhi -junho/2012

link tour Asia

http://sdrv.ms/OPVaCBdubai escort guidvisit this site right here

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.