Globalização

Globalização

Embora o termo esteja desgastado, ou ainda não, raciocine.

 

Os preços dos produtos, de quase todos, estão globalizados.

As companhias estão globalizadas. Temos multinacionais atuando em todos os setores e a tendência é termos mais.

As margens de contribuição, de quase todos os segmentos, estão globalizadas, ou seja, se antes uma boa margem bruta de lucro era 20% hoje é 10% ou menos.

 

Portanto, as regras estão globalizadas.

 

Porém, não estão globalizados…

Os impostos não estão globalizados. Continuamos a pagar e a ter os mesmos impostos (municipais, estaduais, federais, etc) do que antes das margens serem globalizadas.

 

Igualmente os juros não estão globalizados. De 5% para 20% ao ano.

 

Portanto, o que resta fazer para sobreviver. Será que sobreviver basta?

Portanto, o que resta fazer para manter o seu negócio lucrativo, ou melhor, para o seu negócio continuar tendo caixa (o que realmente importa)?

 

Adaptação. Adaptação. É a ordem.

De que forma? Cada organização, pequena, média ou grande deve saber onde está a pedra no sapato, o tamanho dela e remover, substituir…

 

‘‘Cada vez mais precisamos fazer mais com menos’’. Os recursos continuam escassos e as necessidades são muitas. O adágio é antigo e novo.

 

Quem sabe terceirizar alguns setores, ou todos? Agregar outros produtos com o mesmo custo?

Porque, somente existem 4 tipos de empresas:

1. As que vendem, e vendem bastaste…

2. As que têm lucro. O acionista no final do ano vê o lucro no balanço e pergunta ao contador para retirar o valor para comprar a casa na praia. O contador: ‘o senhor não entendeu, este é o lucro contábil…’

3. As que têm caixa. Cada operação gera caixa positivo. Desde montante saem todas as despesas e ainda deve ficar positivo num percentual satisfatório para cada ramo de atividade.

4. As que começam a comprar a do primeiro tipo.

 

Reveja sua atitude para administrar,

Porque tudo é uma questão de atitude.

Marcos Hans

(revisado em fevereiro de 2022)

www.sejalider.com.br

как сделать рекламу эффективнойenglish russian translations

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.