Geórgia – Capital- Tbilisi September October 2016

Geórgia – Capital- Tbilisi September October 2016

img_0554Geórgia – Capital- Tbilisi

Fotos drive – https://drive.google.com/drive/folders/0Bz9_qUt1B-ERLUFvSjN6RUhRT00?resourcekey=0-bhrebxZJC0TX0fT2a5XAQA&usp=sharing

-Ex-república da União Soviética, a Geórgia está localizada nas montanhas do Cáucaso. Seu território limita-se com a Rússia , Armênia ,Azerbaijão , Turquia e o Black Sea. O país obteve sua independência após a dissolução da URSS, em 1991. Antes disso já havia sido anexada pela Rússia. À época dos Czares.
-A Geórgia possui belas paisagens, com grande extensão de bosques nativos e montanhas. O Monastério Gelati e a Catedral Bagrati são considerados patrimônios da humanidade pela Organização das Nações Unidas (ONU). A economia nacional foi extremamente prejudicada pelo colapso do comunismo e os diversos conflitos entre os grupos separatistas entre 1995 a 2000. População de 3,5 milhões sendo 1,5m na capital Tbilisi.
– A maioria cristãos da Igreja Ortodoxa Georgiana. A Igreja Ortodoxa Georgiana ou Igreja Ortodoxa Autocéfala Apostólica Georgiana, cujo Patriarca é Elias II da Geórgia, com 83 anos. O papa Francisco este aqui no mesmo dia em que estive aqui, dia 30 de setembro de 2016.
– O alfabeto da Geórgia composto de 5 vocais e 28 consoantes , no total 33 , sendo um dos 14 alfabetos mais antigos do mundo em uso. Totalmente incompreensível para o alfabeto romano. O idioma inglês é compulsório nas escolas e em todos as indicações nas placas nas estradas e ruas está presente logo abaixo o inglês.
– Assisti no dia primeiro de outubro de 2016 no The Georgian National Opera and Ballet Theater of Tbilisi (Georgian: თბილისის ოპერისა და ბალეტის სახელმწიფო აკადემიური თეატრი) a peça GISELLE , simplesmente maravilhosa. O prédio é também simplesmente espetacular.
– No Domingo dia dois de outubro assisti parte de uma missa na Catedral Santa Trindade, localizada em uma colina no centro de Tsibili. O padre fica em uma sala separada preparando o ritual, fiéis ao chegarem ficam de pé, beijam a cruz no centro, fazem o sinal da cruz três vezes da esquerda para a direita. O auxiliar sai da sala para incensar todo ambiente, durante todo este tempo em um outro canto lidos trechos da bíblia, orações e intercalando com cantos por equipes. O padre em procissão mostra a Bíblia. Muitas velas, os fiéis fazem fila antes de entrar na igreja para comprar velas que são acessas e colocadas diante dos diversos santos.
– A igreja Jvari e Svetitskhivell , assim como muitas outras, são igrejas do período medieval e atualmente pontos de peregrinação de fiéis e turistas fiéis.
– Na cidade de Gori, está o único museu de Joseph Stalin, pôs foi aqui que ele nasceu.Os mais idosos o reconhecem como herói. A história o descreve como ditador e tirano. O museu ao estilo dos museus de Kim Il-sung e Kim Jing-Il, com detalhes dos seus feitos, viagens inclusive com o trem usado em suas viagens.
– A região de Telavi, a Vinicola Khareba, que produz vinhos ao estilo tradicional, em barris enterrados no solo, proporcionam um gosto único uma vez que é produzido sem agrotóxicos e adição de açúcares ou outros estabilizantes.
-Georgia não é somente mais um país europeu mas sim o mais antigo com a mais rica história através dos tempos de ocupações, invasões, troca de alfabetos, troca de religiões e sistemas políticos .A última guerra foi em 2008 com a própria Rússia. É um retrato do que o homem foi e é capaz de fazer através dos tempos neste planeta. Cada pedra aqui já foi pisada por alguém no passado.
Expandir a consciência, a maneira de pensar sobre o mundo, sobre as diversas raças, religiões é o que viajar proporciona. Ler em livros não é mesma coisa, é como aprender a jogar tenis ou a nadar , lendo livros.
– Em mais uma citação de Ernst Cassirer, um resumo : “O homem está sempre inclinado a considerar o pequeno círculo em que vive o centro do mundo e assim o fazer o seu próprio mundo particular, privado como modelo do universo. Porém o homem precisa abrir mão está pretensão, está maneira provincial de pensar e julgar.”

– Por quê? Por que tudo é uma questão de atitude.

Marcos Hans
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum. https://www.sejalider.com.br/?p=4243

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.